domingo, 30 de junho de 2024

Herdeira de família imperial indiana pede que o governo indiano devolva palácio famoso

Herdeira de família imperial indiana pede que o governo indiano devolva o palácio para ela.

Sultana Begun diz que tem direito a posse do palácio.

A Índia é um país que tem uma história muito antiga. Durante boa parte da história da Índia, o país foi composto por grupo de reinos independentes e pequenos. Até que em 1526, um líder islâmico vindo do Uzbequistão, chamado Mohamed Babur conquistou um desses reinos indianos e fundou o Império Mogol, famoso império centrado na Índia e que durou mais de 300 anos.

Nas próximas décadas, principalmente sob o reinado dos imperadores Akbar e Aurangzeb, o Império Mogol se expandiu e praticamente unificou toda  Índia, exceto o extremo sul d país. O Império Mogol na década de 1680 chegou a ter 4 milhões de km2 e estava em seu auge. Só pra se ter uma ideia a Índia é o 7º maior país do mundo {Existem 195 países}, e tem atualmente 3,2 milhões de km2.

Mas... A partir da década de 1720, após a morte do imperador Aurangzeb, considerado o último grande imperador mogol, o império entrou em um rápido processo de declínio, se fragmetado em vários reinos independentes, entre eles o Reino de Bengala, conquistado pelos britânicos em 1757, momento esse em que os britânicos nas próximas décadas conquistaram os outros reinos indianos, formando então uma grande colônia na região.

O Império Mogol que já tinha cerca de 30 mil km2 na década de 1770, foi reduzido a apenas a sua capital, a cidade de Déli, em 1803, e nesse momento a cidade passou a ser na prática comandada pelos britânicos, que pagavam uma mesada para a família imperial mogol continuar ali, sendo uma espécie de figura decorativa no que restou do império.

Forte Vermelho visto de dentro.

Interior do Forte Vermelho sendo visitado por turistas.

Em 1837 o último imperador mogol, Bahadur II chega ao trono, permanecendo no mesmo por 20 anos, até que em 1857 estoura a Revolta dos Cipaios, que foi uma tentativa de soldados indianos que trabalhavam para os britânicos de prolamar a independência da Índia. Eles então elegeram Bahadur II como seu líder, porém como a revolta foi suprimida pelos britânicos, Bahadur II foi levado em prisão domiciliar pelos britânicos na cidade de Rangum, Birmânia {Atual Miammar} e até então uma outra colônia britânica. Bahadur II faleceu em 1862, e os britânicos cortaram de vez a mesada que dava para a família imperial mogol, onde muitos passaram a viver na pobreza. 

É o caso da senhora Sultana Begun, casada com um bisneto de Bahadur II. Seu marido faleceu na década de 1980, mas desde sempre ela e sua família sempre viveram na pobreza. Atualmente ela mora numa favela da cidade de Calcutá, uma das maiores da Índia. Segundo informações, Sultana entrou com um processo contra o governo indiano para que o mesmo devolva para ela o Forte Vermelho, um antigo, grandioso e belo palácio construído pela família imperial mogol durante o auge do Império Mogol.

Atualmente o palácio pertence o governo indiano, e é usado como um símbolo de independência da Índia, já que um dos primeiros eventos logo após a Índia ter se tornado independente dos britânicos em 1947 foi nesse palácio. Sultana que entrou na justiça para reaver o palácio acabou perdendo, pois a justiça indiana considerou o caso como "perda de tempo". Mas ela não desiste e disse que vai lutar até conseguir a posse do palácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...