Agência publicou em seu perfil no Instagram a imagem de uma mulher negra, e foi duramente criticada, pois a primeira mulher que foi ao espaço era branca, e se chamava Valentina Tereshkova.
Hoje a página da Agência Espacial Brasileira no Instagram publicou uma fake news e depois apagou devido a repercussão negativa que a publicação causou. A publicação em si é uma comemoração aos 61 anos da primeira mulher a orbitar o espaço, fato ocorrido em 16 de junho de 1963. Até aí tudo bem, mas o problema é que na imagem onde está o desenho de uma mulher no espaço, a mulher representada ali é negra, enquanto que a mulher que foi ao espaço e tem fotos dela com a roupa espacial a bordo é branca.
A primeira mulher a ir para o espaço em questão é uma mulher russa, e ela se chama Valentina Tereshkova. Ela nasceu em 1937 na Rússia, era filha de pais camponeses e na época em que ela foi ao espaço, a Rússia ainda se chamava União Soviética. Ela ficou no espaço por três dias e tem várias fotos dela com a roupa espacial e que circulou o mundo inteiro. E hoje como forma de homenagear esse fato, a Agência Espacial Brasileira colocou a imagem de uma mulher negra para comemorar a data em seu perfil no Instagram, mas logo em seguida causou repercussão negativa, sendo criticado até por políticos, e devido a isso a agência apagou a post em seu perfil, mas muita gente já havia tirado print. Fomos a página da agência no Instagram, e a princípio achamos que pudessem ser uma fake news que fizeram contra a agência, mas realmente foi a agência mesmo que havia causado a fake news publicando uma imagem de uma mulher que não condiz com a real imagem desse fato histórico ocorrido a 61 anos atrás. E também na página da agência muita gente estava criticando e até perguntando porque apagaram o post, o que confirma que realmente o post era mesmo real, mas a agência já apagou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário