sábado, 15 de junho de 2024

Conheça um pouco Itajaí, que faz 164 anos de fundação hoje

Itajaí completa 164 anos de fundação.

Itajaí é uma das mais importantes cidades de Santa Catarina.

Hoje a adorável cidade de Itajaí está completando 164 anos de fundação, sendo considerada uma das mais importantes cidades de Santa Catarina, com uma ótima qualidade de vida, muita oferta de emprego entre outras qualidades. A cidade que a um bom tempo se destacava em Santa Catarina, recentemente ultrapassou Joinville se tornou a cidade mais rica de Santa Catarina de acordo com o PIB. Além disso Itajaí também se destaca em outras áreas como infra estrutura e qualidade de vida.

Um pouco de História

Fundada oficialmente em 15 de junho de 1860, a história de Itajaí começou bem antes disso, mas precisamente com a migração de pessoas vindo de outras localidades do Brasil, liderados por João Dias de Arzão, isso entre os séculos XVII e XVIII. Originalmente o território de Itajaí fazia parte de São Francisco do Sul, um dos quatro munícios originais de Santa Catarina, porém tempos depois o território de Itajaí passou a fazer parte de Porto Belo.

Mas foi mesmo com o início da década de 1820 que começou de fato a colonização aqui da região que deu origem a Itajaí. Tudo começou quando o comerciantes Agostinho Alves Ramos, oriundo de Florianópolis veio morar na região e solicitou ao Bispo do Rio de Janeiro a criação de um "Curato", uma espécie de circunscrição religiosa {Território religioso administrado pela Igreja}, e com isso foi construída a Igreja da Imaculada Conceição, que por muitos anos foi a Igreja Matriz de Itajaí e consequentemente o território religioso conhecido como "Curato do Santíssimo Sacramento de Itajaí". 

Itajaí é um nome indígena que além de nomear o famoso Rio que faz a divisa entre a cidade e Navegantes, também nomeia a nossa cidade. 

Com isso veio também a imigração de açorianos, vindo a ilha dos Açores, uma ilha portuguesa localizada no Oceano Atlântico, que reforçou ainda mais a colonização da cidade, que ainda era um povoado. Até que em 12 de agosto de 1833 foi criado então o Distrito de Santíssimo Sacramento de Itajaí, ainda subordinado ao município de Porto Belo.

Os anos se passaram e vieram mais imigrantes para Itajaí, como os alemães na década de 1850 e então Distrito de Itajaí foi crescendo, até que em 4 de abril de 1859 a Assembleia de Santa Catarina aprovou a criação do município de Itajaí, e o município foi instalado oficialmente em 15 de junho de 1860, se desmembrando de Porto Belo, herdando um enorme território que ia até o atual município de Rio do Sul.

Durante a década de 1870 Itajaí recebe também imigrantes italianos e na década seguinte começa a sofrer os primeiros desmembramentos, dando origens a municípios como Blumenau e Camboriú. O porto da cidade foi criado no início do século XX e foi um importante marco na economia da cidade, que nessa época ainda se destacava muito pela produção de madeiras. Aliás, um fato curioso é que até a década de 60 uma parte da avenida Marcos Konder, próximo da rua Silva ainda não existia e era um grande depósito de madeiras.

Durante o século XX, Itajaí também sofreu mais desmembramentos, como Penha, {1958}, Ilhota {1958}, Luís Alves {1958} e Navegantes {1962}. Mas ao longo do século XX, Itajaí se desenvolveu nas mais diversas áreas e já no fim do século XX já era uma das principais cidades de Santa Catarina, desenvolvimento esse que se acirrou ao longo dos anos 2000, se consolidando como a mais importante cidade de Santa Catarina nessa atual década juntamente com outras cidades do estado. Parabéns Itajaí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...