domingo, 25 de junho de 2023

Curiosidades - A história do Tráfico de Drogas no Brasil

A história do Tráfico de Drogas no Brasil.

Uê e Fernandinho Beira Mar foram os dois maiores traficantes do Brasil nos anos 90.

O Tráfico de Drogas, também conhecido como Narcotráfico é uma coisa que acontece não só no Brasil, mas sim no mundo inteiro. Mas no entanto o Brasil é muitas vezes utilizado como ponte de exportação de drogas para o restante do mundo, principalmente para a Europa que é junto com os Estados Unidos os locais mais consumidor desse produto. E o Brasil é utilizado como ponte de exportação da droga como a Cocaína e Maconha porque os países mais produtores dessas drogas que são países como Peru, Colômbia, Bolívia e Paraguai não tem uma posição geográfica estratégica para o transporte da droga para o restante do mundo.

Mas certamente você já se perguntou: Como foi que começou o Tráfico de Drogas no Brasil e quando? Iremos responder aqui toda a história do Tráfico de Drogas no Brasil logo abaixo.

Primeiramente a Cocaína que é junto com a Maconha as drogas ilícitas mais comercializadas já tinha sido conhecida e era usada para fins medicinais desde o final do século XIX. Mas a Cocaína como meio recreativo, ou seja, usada para ser cheirada começou com força mesmo nos anos 70, quando essa droga se popularizou no mundo inteiro, principalmente em festas, já que os anos 70 foi o período em que festas mais elaboradas surgiu e se tornou popular. Antes disso as festas eram bailinhos mesmo. É claro que as festas não tem culpa de nada, temos que ter maturidade para entender isso. E não só festas, mas os anos 70 foi uma época de grande transformação social no mundo, que começou mesmo lá em seu comecinho nos anos 50, deu uma encorpada nos anos 60 e se consolidou nos anos 70.

Nessa época, nos anos 70 o Brasil estava sob o Regime Militar e no fim dessa década o governo começou a colocar presos políticos, que eram aqueles intelectuais e estudantes que lutavam contra o regime nas cadeias junto com os presos comuns, como traficantes, ladrões, entre outros tipos de presos.

"A ditadura criou o Comando Vermelho" 

Diz William da Silva Lima {1943 - 2019}, um dos fundadores da facção Comando Vermelho e um dos presos políticos no Regime Militar

E numa cadeia em especial, a Cadeia Cândido Mendes, localizada numa ilha conhecida como Ilha Grande, na cidade de Angra dos Reis, bem pertinho da cidade do Rio de Janeiro foi fundada uma facção em 1979 e que seria a primeira facção criminosa do Brasil e que seria o começo do crime organizado no Brasil.

Nessa cadeia os presos políticos ao serem presos com os presos comuns acabaram ensinando os presos comuns a se organizarem e terem uma fraternidade entre si após um tempo se não me engano após uma rebelião ou uma grande confusão na cadeia Cândido Mendes, o que resultou num banho de sangue foi fundada a Falange Vermelha em 1979, o primeiro nome do Comando Vermelho, e esse nome seria uma alegoria ao sangue derramado na confusão dentro da cadeia.

Tempos depois, já nos anos 80, os presos comuns ao saírem da cadeia começaram a por em prática a organização que aprendeu na cadeia com os presos políticos, e logo de início os bandidos agora soltos miraram no Tráfico de Drogas e Assaltos, principalmente assaltos a bancos, relojoarias e etc. E aos poucos foi nascendo o crime organizado e nessa época {Anos 80} a demanda de Cocaína e Maconha estava crescendo muito, tanto que faltava a droga nas bocas de fumo e com isso o crime organizado deu um jeito de trazer mais Cocaína ao Brasil de um jeito mais rápido e eficiente, e daí então surgiram os traficantes matutos, aqueles que fornecem drogas para o tráfico. E os que mais se destacaram no Brasil foi Luiz Fernando da Costa, mais conhecido como Fernandinho Beira Mar e Ernaldo Pinto de Medereiros, mais conhecido como . Os dois eram rivais e se tornaram os mais traficantes do país nos anos 90.

Mas como tudo na vida há dissidência, até mesmo no mundo do crime, ainda nos anos 80 a Falange Vermelha acabou ganhando uma concorrente: A Falange Jacaré. As duas facções são e atuavam no Rio de Janeiro e em algum momento ainda nos anos 90, não sei porque motivos as duas facções mudaram de nome, e a Falange Vermelha passou a ser o Comando Vermelho e a Falange Jacaré passou a ser o Terceiro Comando.

Durante os anos 90 o Tráfico de Drogas se expandiu ainda mais e em 1993 foi fundada a facção paulista PCC, que significa Primeiro Comando da Capital. Essa facção surgiu dentro da cadeia de Taubaté pelos presos que queriam lutar contra as injustiças na cadeia, mas a facção cresceu muito e hoje é a maior facção do Brasil. Ainda nos anos 90 surgiu também a facção carioca ADA, que significa Amigos dos Amigos, fundada em 1994 pelo traficante , após ser expulso do Comando Vermelho por ter tramado e posto em prática a morte do traficante chefe do tráfico no Complexo do Alemão, conhecido como Orlando Jogador.

A partir dos anos 90 o Tráfico de Drogas no Brasil já ganhou os contornos como o conhecemos atualmente. Ou seja, surgiram outras facções, pulverizando o crime, onde anos depois acabou surgindo outras facções, como o Terceiro Comando Puro, Primeiro Grupo Catarinense, Família do Norte, entre outras. E até agora pelo que eu sei somente uma facção já foi extinta, que foi a facção carioca Terceiro Comando, extinta em 2002 após uma rebelião que culminou na morte de algumas de suas lideranças e também na morte do traficante , que embora era líder da facção ADA ele havia em 1998 costurado uma união entre as facções ADA e Terceiro Comando, com o objetivo de enfraquecer o Comando Vermelho

Após a rebelião e a morte de lideranças das fações ADA e TC, alguns membros resolveram fundar uma nova facção ao qual deram o nome de Terceiro Comando Puro, ou TCP, onde alguns membros continuaram na facção ADA e outros migraram para nova facção, o TCP. Ou pode-se dizer que o Terceiro Comando apenas mudou de nome, visto que a facção Terceiro Comando Puro comanda o Tráfico de Drogas nas mesmas comunidades antes controladas pelo Terceiro Comando, como o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Atualmente o Tráfico de Drogas no Brasil fatura centenas de milhões de reais todos os anos, ou muito provavelmente na casa dos bilhões, pois segundo o Departamento de Repressão de Entorpecentes do Rio de Janeiro, a famosa DRE, em janeiro de 2002 somente a favela da Rocinha faturava 10 milhões de reais por semana com o Tráfico de Drogas, e isso que a cidade do Rio de Janeiro tem cerca de 1 mil favelas. E segundo a inspetora da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marina Maggessi {1959 - 2017} numa entrevista a vários anos atrás o Tráfico de Drogas em apenas uma favelinha no Rio de Janeiro faturava em média 1 milhão de reais se não me engano por semana ou por mês.

Mas de um modo geral o Tráfico de Drogas no Brasil começou mesmo anos anos 80, quando a demanda por Cocaína e Maconha aumentou muito a partir dessa década, o que fez surgir facções criminosas, grandes traficantes, matutos entre outras organizações relacionadas ao Tráfico de Drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...