Eu comecei a criar o hábito de ler aos 14 anos de idade, e lembro que nessa época me despertou o interesse por História e nessa época, ainda morando em Joinville gostava de ir em sebos comprar livros usados, pois quase não tinha dinheiro e a solução eram livros usados, afinal de contas o importante é o conteúdo. E lembro que eu adquiri um livro de História, se não me engano era dos autores Nelson Piletti e Claudino Piletti, e o nome do livro era "História e Vida", onde na capa tinha a foto de uma estátua de Vladimir Lênin {Líder da Revolução Russa} sendo removida na cidade de Bucareste, na Romênia.
E nesse livro, que era um livro de escola e muito bom por sinal, tinha espaço onde falava do casal Julius e Ethel Rosenberg, acusados de espionagem pelos Estados Unidos e ambos executados na cadeira elétrica. Quando vi a foto deles pela primeira vez no livro, achei ela, a senhora Ethel parecida com aquelas senhoras que iam na missa, já que naquela época eu fazia catequese. E se for parar para pensar o que esse casal fez foi bem impactante, visto que naquela época {Não na minha época, hahaha}, e sim em fins dos anos 40 e início dos anos 50, estávamos na temida e perigosa Guerra Fria. E o casal Julios e Ethel Rosenbegr foram executados em 19 de junho de 1953.
Para entender melhor
Em 1945 chega ao fim a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética se tornam as duas super potências da época, ambos com um grande poder econômico, militar e de influência no mundo. Os Estados Unidos lideravam os países capitalistas e a União Soviética liderava os países comunistas.
E como disse antes, que esses dois países passaram a terem um grande poder militar, os Estados Unidos se sobressaiu mais ainda por que tinha um diferencial que nenhum país tinha até então: A Bomba Atômica, criada pelos Estados Unidos e infelizmente testada duas vezes em guerra no Japão em agosto de 1945, para também impressionar a União Soviética.
E por conta disso a União Soviética desenvolveu um esquema de espionagem, manipulação e desinformação {Afinal de contas são comunistas né, comunistas são bons nisso}, e por conta disso alguns anos depois, a União Soviética já tinha conseguido a formula da Bomba Atômica, e o casal Julius Ethel Rosenberg foram acusados de espionagem e executados em 19 de junho de 1953 na cadeira elétrica. A execução do casal virou notícia internacional e segundo relatos a morte deles foi sinistra, o cara morreu rapidinho, mas ela demorou para morrer, tendo agonizado lentamente antes de de fato vir a óbito.
E depois que a União Soviética passou a ter também a Bomba Atômica, por algum motivo, talvez por espionagem ou outro motivo, outros países também passaram a ter armas nucleares. E os países que hoje em dia se dispõe disso hoje em dia são: Estados Unidos, Rússia {Sucessora da União Soviética}, França, Inglaterra, Índia, Paquistão, Irã, China, Coréia do Norte, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário