terça-feira, 6 de junho de 2023

#Curiosidades - Os ditadores mais cruéis dos últimos tempos

Os ditadores mais cruéis dos últimos tempos.

Hitler, Stalin e Mao são os mais conhecidos.

Que ao longo da civilização já houveram reis, imperadores e mais recentemente ditadores cruéis isso é fato. Infelizmente até os dias atuais ainda existem ditadores, pessoas essas que simplesmente se acham {E infelizmente de fato são}, donas de um pedaço de terra {Nesse caso seu país} com milhões de pessoas a sua disposição, que são os habitantes de seus países.

Mas no último século mesmo com a popularidade das Repúblicas ao redor do mundo, o sonho de democracia parece que ficou distante para os cidadãos de alguns países, e felizmente alguns desses cidadãos conseguiram se livrar de seus ditadores, como é o caso da Alemanha. E iremos contar aqui os ditadores mais cruéis dos últimos tempos.

1º Mao Tse Tung {China}

Reinado: 1949 até 1976

Ditador Mao Tse Tung.
Se você achou que eu iria citar Hitler em primeiro lugar, se enganou, e sim, Hitler está em nossa lista também, mas Mao Tse Tung matou mais do que Hitler e por isso ele ocupa a primeira posição. Nascido em 1893 no interior da China, ainda uma velha monarquia, Mao Tse Tung se interessou cedo pela leitura e pela vida intelectual e política. Ao que fiquei sabendo ele não era muito pobre como a maioria dos cidadãos da China naquele tempo, e ainda na juventude começou a participar da Política. Ele tinha 19 anos quando a monarquia de seu país caiu, e nos anos seguinte, principalmente a partir da década de 1920 ele começa a se destacar ao entrar para o recém fundado Partido Comunista Chinês. Na década de 1930 ele começou a se destacar mais ainda, principalmente devido a Grande Marcha, que foi uma grande expedição que ele liderou cheio de militantes comunistas no interior do país. E vale lembrar que naquela época a China estava um caos, pois havia começado a sofrer ataques do Japão, era assediada pelas potências estrangeiras desde o século anterior, além também dos senhores da guerra. Até que após o fim da Segunda Guerra Mundial e a retirada do Japão da China, o país passou por uma guerra civil entre comunistas e nacionalistas. Os comunistas liderados por Mao ganharam a guerra, e proclamara a República Popular da China em 1949 e o país virou comunista. E a partir daí o comunismo através da liderança de Mao colocou em prática seus projetos, que culminou na morte de milhões de pessoas, que há fontes, como a própria revista Veja numa edição de 2004 que diz que Mao Tse Tung foi responsável pela morte de 60 milhões de pessoas, muitos por conta da fome devido as políticas agrárias do comunismo no país e o país ser amplamente rural naquela época, assim como boa parte do mundo de então. A situação na China só começou a melhorar quando da abertura econômica do país em 1978 sob a gestão de Deng Xiaoping, que sucedeu Mao Tse Tung após sua morte em 1976. Atualmente a China mesmo sendo uma ditadura comandada pelo Partido Comunista é a segunda maio potência do mundo e muito devido ao país adotar um tipo de capitalismo de estado após a abertura econômica em 1978.

2º Josef Stálin {Rússia}

Reinado: 1928 até 1953

Ditador Josef Stalin.
Se você achou que o segundo lugar seria Hitler se enganou de novo, pois Hitler é o mais famoso, mas os mais cruéis são mais discretos, justamente porque são comunistas e infelizmente o comunismo hoje em dia permanece vivo, só que disfarçado de Socialismo, Progressismo, Social Democracia, entre outros aspectos. E esquece aquelas bobagens que seu professor de História socialista diz que o comunismo quer o fim do Estado, abolir a propriedade privada e passar os meios de produção para o povo. Isso tudo é balela, por dois motivos: Primeiro que é impossível uma sociedade sem Estado e sem capitalismo, e segundo que o comunismo depende do capitalismo para sobreviver. Então a ideia do comunismo hoje em dia é se apoderar do Estado e para isso promover a luta de classes, dividir para conquistar, tipo colocar mulheres contra homens, gays contra héteros, ricos contra pobres e e negros contra brancos. E depois se dizerem os "defensores" das minorias e dos oprimidos pra depois ganhar votos e conquistar o Estado. Por isso hoje em dia a estratégia do comunismo é CULTURAL e não mais pegar em armas, derrubar o Estado, promover o fim da propriedade privada e etc. Esquece isso.

E o segundo colocado aqui era também um comunista, Josef Stálin. Ele nasceu em 1878 na Geórgia, então parte do Império Russo. Sua mãe era dona de casa e seu pai era sapateiro. Sua mãe queria que ele fosse padre e ele chegou a estudar num seminário. Mas se tornou ateu e foi expulso do seminário, e então por volta dos 20 anos de idade se interessou pelo comunismo, as ideias de Marx e Engels {Fundadores do comunismo} e pela atividade revolucionária. Anos depois conheceu Lênin, o líder da Revolução Russa, que derrubou a jovem República Russa e implantou a União Soviética em 1922.

Porém Lênin faleceu em 1924 e Stálin e Trotsky, outro aliado de Lênin brigam pelo poder, até que Stálin consegue chegar ao poder em 1928 e expulsa Trotsky da União Soviética. A partir daí principalmente a partir dos anos 1930 se inicia o reinado de terror de Stalin. Primeiro a perseguição as religiões no país, que culminaram na quase erradicação da Igreja Ortodoxa no país, que era muito popular naquele país e é semelhante a Igreja Católica que também era popular no Brasil naquela época.

Depois em 1923 foi o Holodomor, que foi um genocídio contra os ucranianos que matou 7 milhões de pessoas em apenas 1 ano. Depois veio os expurgos e muitas execuções, que não pouparam até mesmo pessoas da alta cúpula do governo de Stálin. Ao todo Stalin foi responsável pela morte de 30 milhões de pessoas, mas há informações que dizem que ele foi responsável por até 70 milhões de mortes. Ele faleceu em 1953 e foi denunciado por Nikita Krushev, seu sucessor alguns anos depois.

3º Adolf Hitler {Alemanha}

Reinado: 1933 até 1945

Ditador Adolf Hitler.
Agora sim, vou falar dele, o tão esperado por muitos, o famoso bigodinho mais malvado da história. Adolf Hitler, foi ditador da Alemanha entre 1933 até 1945. Ele nasceu em 1889 e de início queria ser artista, mas não fez sucesso nessa área, depois ingressou na Primeira Guerra Mundial onde foi promovido a Cabo. Com o fim da guerra ele começa a se interessar por atividades políticas e se filia a um pequeno partido bem preconceituoso que compartilhava as mesmas opiniões que a dele. Esse partido se chamava na época "Partido dos Trabalhadores Alemães". E depois com a liderança de Hitler nesse partido ele muda o nome de "Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães", na sigla em alemã ficou "NSDAP", que traduzido para o português ficou mais conhecido como "Partido Nazista". E embora o partido tinha a palavra "Socialista" no meio, ele não era da mesma linha que os partidos comunistas, pois ele condenava tanto o comunismo quanto o capitalismo. Ele se propunha a ser digamos que uma "terceira via", pois ele era contra as políticas econômicas adotadas pelos partidos comunistas, como o Partido Comunista da União Soviética, e era favorável a propriedade privada, mas também era contra o Liberalismo Econômico,  que era característico de países capitalistas como a Inglaterra e os Estados Unidos.

Mas a ira de Hitler mesmo foi com os judeus, que ao todo foram 6 milhões de judeus executados em seu governo, a maioria entre os anos de 1940 a 1945. No total Hitler foi responsável pela morte de 6 milhões de judeus, mas se contar as outras vítimas, principalmente de países ocupados por ele durante a guerra foram bem mais. Ele morreu em 1945, após se suicidar, pouco antes de seu país se render, e logo após os soviéticos ocuparem a capital Berlim.

4º Leopoldo II {Congo}

Reinado: 1885 até 1900

Ditador Leopoldo II.
Esse é um caso especial, pois embora a ditadura desse ditador aconteceu no Congo, um país localizado no coração do continente africano, esse ditador era na verdade um chefe de estado de um outro país bem longe dali, e esse país é nada mais nada menos que a Bélgica. E esse caso é um caso especial pois é o único aqui da lista onde o ditador não era um presidente e sim um rei. Mas o principal aqui é porque esse caso tem que ser bem lembrado, pois todo mundo só lembra de Hitler e no máximo Stálin, mas há ditadores que tem que ser lembrados para que isso não aconteça mais.

E o Leopoldo II foi um dos ditadores mais cruéis da história. Ele que já nasceu rico era extremamente ganancioso, pois em meados da década de 1880, quando o continente africano foi repartido em várias colônias pelas potências europeias, Leopoldo através de manobras conseguiu arrendar o Congo. E o mais curioso é que o Congo não era de propriedade do Estado belga, e sim sua propriedade privada e pessoal mesmo. E o pior veio depois, pois ele obrigava os habitantes do Congo a trabalharem de forma exausta na produção de vários artigos naturais como a extração de marfim. E quem não conseguisse atingir a cota era mutilado. E qualquer congolês era mutilado, mesmo mulheres e crianças. Ao todo estima-se que foram cerca de entre 1 milhão a 10 milhões de vítimas de Leopoldo II no Congo. A situação só começou a "melhorar" após várias denúncias de ativistas e missionários. E após isso o Congo passou a ser de responsabilidade do Estado belga. Leopoldo II faleceu em 1909 e ficou conhecido na Bélgica como o "rei construtor", pois ele construiu muitas coisas na Bélgica {Será que não é as custas da exploração do Congo?} O Congo só se tornaria independente em 1960, e recentemente se não me engano monumentos de Leopoldo II foram vandalizados na Bélgica e o país pediu perdão pelas atrocidades de seu antigo ditador.

5º Pol Pot {Camboja}

Reinado: Década de 1970

Ditador Pol Pot.
Esse também é bem pouco conhecido. O cara era comunista e era bem semelhante a muitos comunistas ricos que tem no Brasil. Em sua juventude ele estudou na França, o que era um privilégio para pouquíssimos em seu país na época, o Camboja. Mas não serviu de muita coisa estudar na França, pois quem é ligado em conhecimentos, ler sobre políticas, sabe que muitas universidades tanto no Brasil quanto na Europa estão intoxicadas de comunistas, e muitos estudantes piram o cabeção ao mergulharem de corpo e alma no comunismo.

E com Pol Pot não foi diferente... O cara ficou locão, ele quando chegou ao poder no Camboja queria que o país fosse complemente agrário, camponês, pois os comunistas naquela época também tinham umas piras em supostamente "defender" os camponeses. E o cara ficou tão neurótico que ele mandava executar pessoas que ele julgavam serem inteligentes, talvez com medo de questionamentos {Assim como boa parte dos comunistas hoje em dia, que fogem de questionamentos}. Ao todo nos anos 1970 o cara matou cerca de 3 milhões de pessoas e isso em apenas alguns anos, somente nos anos 70. E  tudo isso só chegou ao fim quando o país, sofreu uma intervenção internacional. Se não me engano foi de um país vizinho. Não sei exatamente que ano Pol Pot morreu, mas se não me engano acho que foi entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...