terça-feira, 27 de junho de 2023

Cotidiano - A história da Rocinha, maior favela do Brasil durante muito tempo e a mais famosa

A história da Rocinha, maior favela do Brasil durante muito tempo.

A Rocinha foi durante muito tempo a maior favela do Brasil. A primeira vez que ouvi falar dessa favela eu era pequeno ainda, e lembro que morava em Blumenau, e foi justamente na época em que teve uma "guerra" na Rocinha no ano de 2004, que foi quando o então traficante Dudu {1972 - 2013}, que já havia comandado o tráfico de drogas na favela nos anos 90 invadiu a mesma junto com seu bonde, para toma-la do então traficante Lulu {1977 - 2004} que na época era o atual chefe do tráfico na favela da Rocinha. Ambos os dois eram da facção Comando Vermelho, porém a cúpula da facção autorizou Dudu a tomar a Rocinha de Lulu, talvez pelo fato de antes, Dudu já ser o chefe do tráfico na favela, mas havia sido preso e Lulu assumiu diretamente em seu lugar. A lembro que na televisão eles favam muito da favela da Rocinha, que na época além de ser a maior do Brasil, é também uma favela que fica num bairro nobre, conhecido como São Conrado. E além disso o local em si onde a favela fica é um local muito bonito, com uma ótima vista panorâmica para o mar, além também do contato com a natureza.

Mas como foi que nasceu a Rocinha?

Tudo começou lá no início do século passado, quando o local era uma área rural composta por várias chácaras. E seus proprietários faziam plantações no local e iriam vender depois na cidade, e eles tinham o costume de falar que seus produtos eram da "rocinha", uma alusão as suas chácaras, pois o local era composto por várias chácaras o que de fato era várias "rocinhas".

O tempo passou e anos depois, principalmente a partir dos anos 50 o Brasil passou por uma grande transformação econômica, onde se iniciava sua industrialização e nessa época acontecia com força o Êxodo Rural, que foi uma grande migração em massa de pessoas do campo para a cidade que se intensificou no Brasil dos anos 50 até os anos 90. E por conta disso o local das "rocinhas" foi se transformando em loteamentos com muitas construções simples, pois seus moradores viam dos campos para morar nas cidades e trabalhar e como não tinham muitas condições financeiras eles construíam suas casas simples nesses loteamentos que foram surgindo no local onde ficavam as "rocinhas".

Além disso durante esse período muitos nordestinos também migravam do Nordeste para morar e trabalhar no Rio de Janeiro e muitos acabavam indo morar no local onde seria a futura favela da Rocinha. E aos poucos o local foi crescendo muito e já nos anos 70 já era uma grande favela e que já era conhecida como "Rocinha", devido ao seu passado rural.

Até que nos anos 80 em virtude da grande expansão do Tráfico de Drogas no Brasil a favela da Rocinha também foi afetada pelo tráfico onde tempos depois o local passou a ser ponto de tráfico primeiro pela facção Comando Vermelho até o ano de 2004, quando o tráfico na favela passou a ser comandado pela facção Amigos dos Amigos em virtude daquela guerra que ocorreu na Rocinha em 2004 por conta de traficantes da mesma facção, o Comando Vermelho, o que culminou na perda por essa facção do controle do tráfico na favela, que é a favela mais lucrativa no tráfico no Rio de Janeiro, pois segundo a DRE {Departamento de Repressão a Entorpecentes} em janeiro de 2002 o tráfico na favela da Rocinha rendia 10 milhões de reais por semana.

Além disso se não me engano desde 1995 a favela da Rocinha é na verdade um bairro, mas é comumente referida ainda como favela ou ainda comunidade. Ela possui uma população de 69 mil habitantes e cerca de 31 mil moradinhas. Sua área territorial deve ser de mais ou menos entre 2 a 4 km2, tamanho de um típico bairro de muitas cidades do Brasil. Mas atualmente a Rocinha não é mais a maior favela do Brasil, e sim a segunda, pois ela perdeu o "posto" para a favela Sol Nascente, localizada no Distrito Federal. A Rocinha é praticamente uma pequena cidade dentro do Rio de Janeiro, e ela possui muitos comércios, entre outras características que faz dela quase que auto suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...