sábado, 3 de junho de 2023

Curiosidades - Os menores estados do Brasil

Curiosidades - Os menores estados do Brasil.
O Rio de Janeiro figura na lista dos menores estados do Brasil.

Ontem fiz um artigo sobre os menores estados do Brasil, e logo em seguida já me bateu a ideia de fazer sobre os menores estados do Brasil. Pois nosso país é bem grande e possui cerca de 26 estados e o Distrito Federal, o que na prática são 27 unidades federativas, mas em nosso artigo aqui não mencionaremos o Distrito Federal por ele meio que não ser um estado. Então, segue pro baile:

1º Sergipe

Sim... Ele mesmo, de nome engraçado que provavelmente deve ser de origem indígena, assim como boa parte dos topônimos do Brasil. Com 21 mil km2 {Mesmo tamanho do Estado de Israel},o Sergipe foi fundado em 1820 desmembrado da Bahia, que na época ainda era uma capitania, visto que o Brasil ainda era um estado português. E com sua fundação, o Sergipe passa a se chamar "Capitania de Sergipe Del Rey", e já no ano seguinte quando todas as capitanias passaram a serem chamadas de províncias, o Sergipe passa a se chamar "Província de Sergipe", e por fim desde 1889 com a Proclamação da República ele se chama "Estado de Sergipe". Atualmente possui uma população de 2,1 milhões de habitantes e sua economia se destaca pela prestação de serviços e turismo.

2º Alagoas

Coladinho com o Sergipe eu diria que o Alagoas é o irmão do Sergipe, o irmão mais velho do Sergipe. Com 27 mil km2, menor até do que alguns municípios brasileiros localizados na região Norte, o Alagoas foi fundado a muito tempo atrás, e sua história se confunde um pouco também com o lendário Quilombo dos Palmares, pois o Quilombo dos Palmares, que foi o maior quilombo da história do Brasil ocupava exatamente todo o território de Alagoas, e se não me engano o Alagoas em seu início era território pernambucano até conseguir sua emancipação e se tornar uma capitania, depois província, e atualmente estado. O estado tem uma população de 3,3 milhões de habitantes e sua economia se destaca muito pela prestação de serviços, comércio e o turismo.

3º Rio de Janeiro

O mais famoso da lista aqui, o nosso queridíssimo Rio de Janeiro, localizado no coração do litoral brasileiro possui uma área de 43 mil km2, e assim como Sergipe e Alagoas também é menor do que alguns municípios da região Norte. A história do Rio de Janeiro é muito antiga, foi uma das primeiras capitanias do Brasil e sua história começa praticamente com a fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565 após os portugueses expulsarem os franceses que tentaram colonizar a região, fundando a colônia da França Antártica. E com a ajuda de índios aliados os portugueses fundaram a cidade do Rio de Janeiro, onde teve destaque também o índio Araribóia que foi o fundador da cidade de Niterói que depois viria a ser por muito tempo a capital do estado do Rio de Janeiro. Atualmente com uma população de 17 milhões de habitantes, o Rio de Janeiro tem uma das maiores economias do Brasil, que é bem diversificada como a indústria, comércio, prestação de serviços, cultura e comunicação, muito em virtude de sua capital, a segunda maior metrópole do Brasil.

4º Espírito Santo

Coladinho com o Rio de Janeiro, e assim como Alagoas é o irmão do Sergipe, pois ambos tem uma área territorial parecida e um formato de mapa parecidos, o Espírito Santo com o Rio de Janeiro não é diferente. Com 46 mil km2, o Espírito Santo assim como seu irmão do sul, o Rio de Janeiro também tem uma história bem antiga. Sua fundação aconteceu ainda no século XVI com a fundação de cidades como Vitória e Vila Velha. O estado é bem discreto é um dos estados brasileiros que menos se ouve falar. Durante o século XIX ele recebeu muitos imigrantes alemães, sendo um dos pouco estados que não é da região sul a receber tanto contingente de alemães e povos germânicos de um modo geral. Atualmente com uma população de 4 milhões de habitantes, o estado em sua economia se destaca pela indústria, comércio, prestação de serviços e turismo.

5º Rio Grande do Norte

Localizado no Nordeste, bem no extremo norte do Nordeste, o Rio Grande do Norte possui uma área de 52 mil km2 e é um dos 5 menores estados do Brasil. Sua história também é bem antiga e foi uma das primeiras capitanias do Brasil. Juntamente com Pernambuco, o Rio Grande do Norte também foi uma das regiões mais importantes do Brasil no período colonial. Sua capital é a cidade de Natal, com vários pontos turísticos. Foi no Rio Grande do Norte que o famoso presidente americano Franklin Delano Roosevelt ficou quando veio ao Brasil em 1942 em plena Segunda Guerra Mundial para negociar com  então presidente do Brasil, Getúlio Vargas a entrada no Brasil na guerra para ajudar a fortalecer os Aliados contra as forças nazistas na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...