Teatro Amazonas, localizado no Amazonas {A esquerda} e o Mercado Ver o Peso, localizado no Pará {A direita} ambos pontos turísticos de seus respectivos estados.
Tudo nessa vida existe recordes, seja dos maiores, dos menores, entre outras coisas. E com relação aos estados brasileiros não seria diferente. Pois farei aqui uma lista com os maiores estados do Brasil, e aproveitando o gancho quero fazer também uma lista com os menores estados do Brasil e também os estados mais ricos e os mais pobres. Mas... Sem delongas e milongas, vamos para a nossa lista dos maiores estados do Brasil.
1º Amazonas
Esse gigantesco estado tem incríveis 1,5 milhões de km2, é maior até do que a maior parte dos países do mundo só pra você ter ideia. Tanto que se fosse um país, o Amazonas provavelmente figuraria na lista dos 20 maiores países do mundo em extensão territorial, visto que existem quase 200 países no mundo e o oitavo maior país do mundo, a Argentina tem pouco mais de 2 milhões de km2.
Fundado em 2 de setembro de 1850 {Mesma data de fundação da cidade de Blumenau}, o Amazonas antes pertencia ao Pará, que na época, onde o Brasil era uma monarquia o Pará se chamava "Província do Grão Pará" e seu território correspondia aos territórios dos atuais estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e Amapá. E quando se desmembrou do Pará, o Amazonas se não me engano herdou o território de Roraima, onde depois o mesmo se desmembrou do Amazonas. Mas ainda assim o Amazonas figura até os dias atuais como sendo o maior estado do Brasil. Mas curiosamente embora muito grande ele não é muito populoso e tem poucos municípios. Sua população é pequena e concentrada mais em sua capital, Manaus e o estado possui cerca de 62 municípios, bem diferente de Minas Gerais, que possui 853 municípios e tem um território três vezes menor que o Amazonas. E o motivo do Amazonas ser assim é por conta da Floresta Amazônica que cobre a maior parte de seu território. Esperamos que continue assim, hehehe.
2º Pará
Sim, ele mesmo, embora tenha sofrido vários desmembramentos ao longo dos tempos, o Pará continua figurando como sendo o segundo maior estado do Brasil e maior até do que a maior parte dos países do mundo assim como o Amazonas, com seus 1,2 milhões de km2.
Sua história é bem antiga, mais antiga até do que o Amazonas e remonta ao meados do século XVI, e seu desenvolvimento se deu provavelmente por conta da fundação de sua capital Belém, uma das maiores e mais antigas cidades do Brasil e ponto de partida para a fundação do estado. O Pará foi durante muito tempo o núcleo da região norte mais importante do Brasil e ao longo do tempo ele desenvolveu sua cultura própria. E um fato curioso é que o Pará é um dos berços do Pentecostalismo no Brasil, pois as igrejas pentecostais que hoje são fenômenos no Brasil e vem aumentando cada vez mais começou no Pará, com a fundação da Assembléia de Deus, juntamente com a discreta e grande Congregação Cristã no Brasil.
3º Mato Grosso
O Mato Grosso é o primeiro aqui que não se situa na região Norte, e sim na região Centro Oeste. Com seus 903 mil km2, o Mato Grosso figura como sendo o terceiro maior estado do Brasil, e durante muito tempo juntamente com Goiás foram praticamente os principais estados da região Centro Oeste, depois que Minas Gerais saiu da região Centro Oeste {Que antigamente se chamava apenas região Centro} e foi para a região Sudeste. Além disso Rondônia e Mato Grosso do Sul faziam parte de Mato Grosso o que tornava o estado provavelmente o maior do Brasil, maior até do que o Amazonas, visto que Rondônia tem 243 mil km2 e o Mato Grosso do Sul tem 357 mil km2. Atualmente o Mato Grosso se destaca bastante em sua economia na área da agricultura, sediando grandes fazendas, principalmente de criação de gado e soja. Culturalmente, assim como outros estados da região o estado é um dos expoentes do Sertanejo Universitário, assim como o Nordeste é um expoente do Forró.
4 º Minas Gerais
Localizado na região Sudeste, Minas Gerais é um dos mais famosos estados do Brasil, fazendo história em nosso país com seus personagens icônicos como Aleijadinho, Tiradentes, Juscelino Kubitschek, entre tantos outros. Fundado por volta de 1720, desmembrado da então Capitania de São Paulo {Atual Estado de São Paulo} a fundação de Minas Gerais se deu por conta da descoberta do outro em sua região, o que também trouxe riqueza para a região e melhorias. E a influência foi tão grande que esse período ficou conhecido como "Ciclo do Ouro" e fez até a capital do Brasil ser transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, que fica perto de Minas Gerais. Com seu 586 mil km2, Minas Gerais também tem alguns recordes, como o estado com o maior número de municípios {são 853 ao total} e também o segundo mais populoso do Brasil, com cerca de 21 milhões de habitantes {Atrás apenas de São Paulo}. Minas também se destaca culturalmente com músicas que vai desde o Sertanejo até Samba, Pagode e Pop Rock, com bandas famosas oriundas do estado além também de sua ótima culinária, uma das melhores do Brasil e do mundo.
5º Bahia
Um dos mais antigos estados do Brasil, o berço do descobrimento do nosso país, pois foi na cidade de Porto Seguro, no litoral baiano que os portugueses chegaram ao Brasil em 22 de abril de 150n0. Com seus 564 mil km2, a Bahia é um dos maiores estados do Brasil. O estado foi onde foi fundada a primeira capital do Brasil, a cidade de Salvador, em 1549, quando o Brasil passou a ser formalizado como um estado português. Durante muito tempo a Bahia foi economicamente um dos estados mais importantes do Brasil, porém com a transferência da capital para o Rio de Janeiro, o estado perdeu um pouco a relevância política. Mas nos dias de hoje culturalmente o estado se destaca muito com suas músicas como o Axé, Pagode Baiano, Forró, além também de sua bela culinária, que até rivaliza com a mineira no que se diz respeito ao tempero, sendo a comida baiana mais apimentada. O estado também possui uma cultura própria bem típica e que é conhecida até mesmo internacionalmente. É também um estado bem procurado por turistas do Brasil e do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário