segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Hoje na História - Há 17 anos acontecia enchentes em Santa Catarina mas também teve outras depois...

Enchentes 2008

Rua Sete de Setembro, no Centro de Itajaí.

Há exatos 17 anos atrás, em 24 de novembro de 2008, era uma segunda feira e depois de vários dia de chuva, a cidade de Itajaí e também todo o Vale do Itajaí amanheceu coberto por água. Estima-se que 90% do território da cidade de Itajaí ficou coberto por água. Foi a maior enchente da história de Santa Catarina. As últimas tinham acontecido nos anos 1983 e 1984.

Mas é claro que as enchentes de 2008 não foi assim da noite para o dia, pois na verdade já se fazia alguns meses que chovia direto na região, desde o mês de agosto estava assim, até que em novembro as chuvas se intensificaram mais ainda, causando a enchente, onde o pico foi no dia 24 de novembro, onde já no dia seguinte, em 25 de novembro as águas começaram a baixar. Mas houve também outras enchentes nos próximos 15 anos, como veremos a seguir:

Enchente de 2011

Essa não é muito conhecida e nem lembrada, pois não foi como a enchente de 2008, mas deixou muitos pontos na região de Itajaí debaixo dágua. Lembro que na manhã de sábado, dia 10 de setembro de 2011, eu fui trabalhar, (Na época eu trabalhava no supermercado Angeloni de Itajaí) e quase todas as ruas que davam acesso ao Centro da cidade estavam completamente cheias, pois meu local de trabalho ficava no Centro, e eu morava no bairro Cordeiros. A avenida Reinaldo Schmitausen era a única via que não estava alagada e dava acesso ao Centro, e eu consegui trabalhar naquele dia, mas a cidade ficou em pânico e o supermercado onde eu trabalhava sempre cheio, ainda mais no sábado estava quase vazio, e lembro dos funcionários o dia todo naquela correria, pois as águas já estavam invadindo a rua Brusque, que é onde a empresa fica situada. Mas no fim da tarde as águas foi cessando e já no domingo estava tudo ok. Mas foi um grande susto.

Enchente de 2023

Avançando doze anos depois, estamos agora em outubro de 2023, e como de costume, já se fazia vários dias que estava chovendo grosso e no comecinho de outubro desse ano, a região já estava em alerta, e por fim ali por volta do dia 5 de outubro, vários pontos da região de Itajaí estava debaixo dágua. A rua da casa onde eu moro foi água pela metade, e por sorte minha casa fica num terreno alto, mas é óbvio que se chovesse por mais uma semana iria alagar tudo, ainda mais que no final da minha rua tem um rio, que é o rio Itajaí Mirim, que a menos de 3 km já deságua no enorme rio Itajaí Açú. Mas mais uma vez assim como na enchente de 2011 foi apenas um susto e logo em seguida as águas cessaram e a enchente acabou.

De lá para cá não houve mais enchentes assim, se bem que fazem apenas dois anos desde a última enchente. Mas estamos sempre que ficar em alerta e o que podemos fazer para prevenir enchentes, temos que fazer. E uma dica muito importante que eu dou para quem mora em áreas de fácil alagamento, é construir uma casa de dois andares. Assim em caso de enchentes, dá para colocar os móveis e objetos de valor que ficam no andar de baixo, tudo no andar de cima, e quando a enchente acabar tudo está salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hoje na História - Há 17 anos acontecia enchentes em Santa Catarina mas também teve outras depois...

Rua Sete de Setembro, no Centro de Itajaí. Há exatos 17 anos atrás, em 24 de novembro de 2008, era uma segunda feira e depois de vários dia ...