Blumenau foi fundada em 1850, mas se emancipou em 1880. Enquanto Itajaí foi fundada em 1824 e se emancipou em 1860.
Quem mora em Itajaí ou Blumenau e conhece um pouco, pelo menos o básico da história das duas cidades, já notaram que Blumenau é oficialmente mais velha do que Itajaí, tendo sido fundada em 2 de setembro de 1950, enquanto que Itajaí é 10 anos mais jovem, tendo sido fundada em 15 de junho de 1860.
Porém esse é um grande erro histórico e que não sei porque o IBGE ou algum instituto do governo brasileiro que cuida dessas paradas relacionadas a história do país ainda não corrigiu. Pois se na História o Estado faz questão de corrigir ou mesmo mudar coisas que não faz o menor sentido, porque não corrigir a data de fundação das cidades brasileiras? Pois Blumenau e Itajaí não são os únicos casos. No Brasil inteiro tem cidades que são consideradas mais velhas do que cidades com ao qual são suas "cidades-mães", como é o caso de Itajaí e Blumenau. Pois o mais curioso disso é que Blumenau era um território itajaiense e se separou somente em 1880, e inclusive essa deveria ser a data de fundação de Blumenau ou se considerassem que a data de fundação de Blumenau seja mesmo 1850, então que a data de fundação de Itajaí seja mesmo 1824, que foi a data em que a cidade foi de fato fundada. Mas vou explicar melhor essa confusão:
Mapa de Santa Catarina em 1872, onde tinha poucos municípios e aparece Itajaí com um enorme território, onde Blumenau ainda fazia parte. OBS:. Nessa época a região oeste de Santa Catarina ainda pertencia ao Paraná e só foi incorporada ao estado em 1917.
A princípio em meados de 1820, o estado de Santa Catarina era composto por apenas 4 municípios (Hoje são 295 municípios). E eram eles: São Francisco do Sul, Florianópolis, Laguna e Lages. A colonização de Itajaí começou em 1820, coma chegada do diplomata carioca Antônio Menezes Vasconcelos Drumond. Porém a colonização da cidade meio que deu uma pausa em 1821, quando Antônio teve que voltar ao Rio de Janeiro.
Foi então que em 1823 chegou a região o comerciante português vindo de Florianópolis, chamado Agostinho Alves Ramos. Agostinho foi quem de fato fundou Itajaí construindo uma igreja na cidade além também de incentivar a melhoria do então pequeno povoado que nem tinha nome ainda. E por falar em nome foi nesse mesmo ano (1823) que Agostinho solicitou ao bispo do Rio de Janeiro, a criação de um curato na região de Itajaí. O bispo autorizou e em 31 de março de 1824 foi criado na região o "Curato do Santíssimo Sacramento do Itajaí", tendo esse sido o primeiro nome desse povoado, que depois acabou adotando o nome da igreja para a futura cidade que conhecemos como "Itajaí".
Itajaí já existia na prática e também no religioso, cujo nome era Curato do Santíssimo Sacramento do Itajaí. Mas politicamente a cidade ainda não existia, até que em 12 de agosto de 1833 o pequeno povoado é elevado a categoria de "Freguesia" (O equivalente a Distrito nos dias de hoje). E recebe o nome de "Freguesia do Santíssimo Sacramento do Itajaí". A partir daí Itajaí passa a existir oficialmente, até que pouco mais de 25 anos depois a freguesia se emancipa se torna o município de Itajaí em 15 de junho de 1860 e essa é considerada a data de fundação da cidade.
Agora vou falar de Blumenau
Com Blumenau a história começou em 2 de setembro de 1850, quando o farmacêutico alemão, o doutor Otto Blumenau desembarcou na cidade através do Rio Itajaí Açú junto com dezenas de imigrantes alemães e a partir daí iniciaram a fundação de um povoado, também conhecido na época como "colônia". Nessa época aí todo esse território além de todo o Vale do Itajaí, incluindo também o território da então Freguesia do Santíssimo Sacramento do Itajaí era tudo do município de Porto Belo.
Com o passar dos anos a colônia, que recebeu o nome de "Colônia Blumenau" foi se desenvolvendo rapidamente e impulsionando toda aquela região, e devido a isso houve mais um desmembramento em Santa Catarina, e então como disse antes, em 15 de junho de 1860, Itajaí se separou de Porto Belo e virou também um município e herdou a maior parte do enorme território de Porto Belo, que incluía Blumenau.
Mas Itajaí ficou com esse enorme território por apenas 20 anos, isso porque em 1880, Blumenau, que se desenvolveu rapidamente se separou de Itajaí e também virou um município, e herdando a maior parte do território de Itajaí, que era de cerca de 15 mil km2. Itajaí ficou com apenas 1 mil k2, mas ao longo dos próximos quase 100 anos perdeu mais territórios que viraram municípios, como: Brusque (1881), Camboriú (1884), Penha, Luís Alves e Ilhota (1958) e Navegantes (1962). Atualmente Itajaí tem apenas 280 km2.
Mas voltando ao assunto aqui, Blumenau se separou de Itajaí em 1880, mas considerou que sua fundação em 1850, onde tudo começou. Já Itajaí se separou de Porto Belo em 1860 e considerou essa a sua data de fundação, e ignorou toda a sua história antiga que remonta a 1820. E hoje é considerada mais jovem que Blumenau, sendo que Blumenau é mais jovem do que Itajaí, além do fato de não fazer sentido nenhum uma cidade que se separou de outra ser considerada mais velha do que essa outra. E como disse antes... Existe muitos outros casos assim no Brasil inteiro, por isso os institutos que cuidam da parte histórica brasileira deveriam rever e corrigir esses erros históricos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário