Operação cercou a favela e deixou mais de 100 pessoas mortas além de dezenas de pessoas presas.
Recentemente no começo do mês houve uma grande operação policial na cidade do Rio de Janeiro, na localidade do Complexo da Penha, onde teve um total de mais de 100 pessoas mortas, quase todas elas eram ligadas ao crime organizado. A operação policial que é amplamente apoiada pelos moradores da favela contou também com a ajuda do BOPE, a polícia de elite que atua em conflitos, onde conseguiram encurralar os bandidos para a área de mata e depois cerca-los e prende-los, mas como houve resistência, os bandidos acabaram morrendo em confronto com a polícia.
A operação foi também criticada pessoas que não vivem a realidade da favela, tais como pessoas ricas, moradoras da Zona Sul do Rio ou mesmo pessoas ricas de outras regiões do Brasil, além também de personalidades, sobretudo pessoas de esquerda. A operação também foi criticada por simpatizantes do crime organizado, que embora não sejam simpatizantes de forma aberta, mas de forma indireta, já que essas pessoas tem medo de retaliações, visto que a grande maioria do povo brasileiro não compactua com o crime organizado.
Além disso essa foi a maior operação policial no Rio de Janeiro dos últimos 15 anos, onde a última grande operação policial assim aconteceu no Complexo do Alemão (Ao lado do Complexo da Penha), acontecida em 27 de novembro de 2010, onde houve confrontos entre policiais e bandidos e contou até com a participação do exército, e com isso a favela foi pacificada naquele momento. Nessa época também outras favelas da cidade foram pacificadas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário