terça-feira, 2 de dezembro de 2025

#Saúde - Ontem foi dia mundial de combate ao HIV/AIDS

HIV/AIDS

Esse mês de dezembro tem a campanha "Dezembro Vermelho", campanha de prevenção ao HIV/AIDS

Ontem, dia 1 de dezembro no que se diz respeito a Saúde, foi o dia mundial de combate a AIDS. Mas precisamente o HIV/AIDS. Isso porque existem uma pequena diferença entre o HIV e a AIDS, pois o HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico da pessoa e fica alocado no organismo da pessoa, podendo se manifestar mais cedo ou mais tarde, (Coisa de alguns anos). E quando o HIV se manifesta, ele apresenta sintomas severos, e esses sintomas severos é chamado de "AIDS", e é caracterizado por sintomas como: Emagrecimento rápido, a pessoa perde vários quilos, que chega a ser visível, vômitos, dores de cabeça, diarreia, cansaço, manchas na pele, entre outros sintomas. Todo esse conjunto de sintomas é chamado de AIDS.

Mas com o tratamento, mesmo a pessoa continuando com o vírus (Pois o HIV) não tem cura, o HIV não se manifesta e a pessoa consegue ter uma vida normal. Ou seja, um corpo normal, bem estar, como qualquer pessoa saudável. Mas é claro, que a pessoa tem que fazer o tratamento, e ele é para o resto da vida e consiste em alguns medicamentos chamados de "Coquetel". Antigamente, ainda nos anos 80, época que surgiu o HIV, o primeiro medicamento era o AZT, mas ele deixava muitos efeitos colaterais. Até que em 1995, surgiu o Coquetel, que no início era uma porrada de remédios, mas que com o avanço da medicina nessa área o número de remédios diminuiu muito.

Além disso esse mês de dezembro é conhecido por ter a campanha "Dezembro Vermelho", que é justamente para o combate, a conscientização e prevenção ao HIV/AIDS. Assim como tem o Setembro Amarelo (Prevenção ao Suicídio), o Outubro Rosa (Prevenção ao câncer de mama) e o Novembro Azul (Prevenção ao câncer de próstata), tem também o Dezembro Vermelho, que é a prevenção ao HIV/AIDS.

Quando surgiu o HIV?

O HIV foi descoberto nos Estados Unidos em 1981, mas segundo a historiografia oficial, o vírus surgiu no continente africano ainda na década de 1920 através do consumo de carne de macacos feito pelos africanos e pelos colonos europeus (Na época a Europa tinha muitas colônias na África). O macaco possui o vírus, porém para ele não é prejudicial. Então com o consumo de carne de macaco pelos africanos e europeus e depois as imigrações para o mundo inteiro feito por pessoas contaminadas sem elas saberem, acabou espalhando o vírus, sendo descoberto nos Estados Unidos em 1981.

Como pega o HIV?

A principal causa da transmissão do HIV é por relações sexuais sem camisinha, pois é um vírus que fica alojado em mucosas do corpo, como: Salivas, espermas e também no sangue. Embora o vírus está presente na saliva do contaminado, não é possível pegar HIV através da saliva. Já nas mucosas, como esperma por exemplo e o sangue o HIV está presente em nível bem elevado, principalmente no sangue, que é onde o HIV está mais presente em níveis elevadíssimos. Por tanto também é possível pegar HIV através de outras formas como transfusão de sangue (Caso o sangue estiver contaminado), se o sangue contaminado entrar numa ferida ou machucado, e também por drogas injetáveis, como a heroína.

Sintomas de HIV

Os primeiros sintomas do HIV surge de 15 a 60 dias após o contágio e ele se manifesta igual uma gripe, como: Febre, cansaço, ínguas e algumas dores  e depois de alguns dias os sintomas vai embora e a pessoa volta a ficar bem de novo, podendo ficar saudável por até alguns anos. E é aí que muita gente não percebe que pegou HIV, pois seus primeiros sintomas é igual de uma gripe e dura alguns dias e depois a pessoa volta a ficar normal. Porém depois de alguns anos é que vem os sintomas da AIDS e é aí que geralmente a pessoa descobre que tem o vírus.

Prevenção

As principais prevenções ao HIV continua sendo a camisinha, em caso de relacionamento sexuais (Principalmente com pessoa desconhecidas), evitar o uso de drogas injetáveis e também claro... Se tiver algum machucado, evitar que pessoas estranhas por algum acidente jogue sangue contaminado ali (Se bem que a probabilidade disso acontecer é quase 0, hahaha).

Além disso uma outra forma de prevenção muito interessante também são os medicamentos retrovirais. Ele funciona assim: Caso a pessoa tenha tido uma relação sem camisinha e ficou desconfiada, ela toma esse medicamento, que bloqueia e impede o vírus de entrar no organismo. Mas esse medicamento tem que ser tomado em até 72 horas após a relação desprotegida. Esse medicamento é muito usado por exemplo em pessoas vítimas de estupro.

Agora a pessoa teve relação desprotegida, não tomou o retroviral e se passaram mais de 3 dias, aí para fazer o teste de HIV tem que esperar no mínimo 30 dias após a relação sexual desprotegida para fazer o teste de HIV. Feito o teste e depois quando o resultado chegar, se der positivo é feito um segundo teste pra confirmar. Agora se der negativo.... Aí é só comemorar!! Mas lembre-se: Use camisinha e não use drogas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#Cinema - Será lançado um filme sobre Jair Bolsonaro...

Jim Caviziel (esquerda), interpretará Jair Bolsonaro (direita) no filme sobre o ex presidente brasileiro e que se chamará "Dark Horse...