Uma gravação feita na TV Tupi do Rio de Janeiro, provavelmente nos anos 50.
A televisão faz parte do dia a dia do brasileiro a muito tempo, tendo chegado por aqui em 1950, com a inauguração da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil. Porém embora bem popular no Brasil, a televisão começou a se tornar popular mesmo por aqui nos anos 70, época em que mais pessoas começaram a ter condições de ter televisão. E foi assim até a década de 2010, pois dessa década até os dias atuais, a televisão perdeu muita audiência no Brasil, principalmente pela internet, considerada também a "Televisão do futuro". Mas e por acaso você sabe quais foram as primeiras emissoras de televisão do Brasil? Se não sabe vou contar aqui quais são elas.
TV Tupi - Fundada em 1950
Essa quase todo mundo já ouviu falar quando o assunto é história da televisão no Brasil. A TV Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil. Ela foi fundada pelo empresário e jornalista Assis Chateubriand, e era de propriedade do grupo empresarial de comunicação chamado Diários Associados, fundado em 1924 por Assis Chateubriand, quando ele adquiriu um jornal chamado O Jornal. Com o passar dos tempos o Diários Associados foi crescendo cada vez mais, comprando e criando jornais, revistas, rádios e editoras pelo Brasil inteiro, se tornando o maior grupo de comunicação da América Latina, e seu ponto alto foi a inauguração da TV Tupi em 1950, quando o grupo já estava bem consolidado.
De início como tudo era precário na época, a programação da TV Tupi era ao vivo e não funcionava 24 horas por dia, como as emissoras de televisão de hoje em dia; pois também pudera né... em 1950 só existia apenas 200 aparelhos de televisão no Brasil, hahaha. Mas com o passar do tempo, a TV Tupi foi se aperfeiçoando cada vez mais, além também das tecnologias para a televisão que foram surgindo com o tempo no mundo inteiro, como poder gravar transmissões, satélites, imagens coloridas e etc.
A TV Tupi foi por vinte anos a emissora líder em audiência do Brasil, e durante toda sua existência, a maior emissora de televisão do Brasil. E embora em 1972 ela passou a ser uma rede de televisão, sua audiência começava a cair, e nos próximos anos seu desempenho financeiro começava a ruir, culminando com sua falência em 1980. O grupo que controlava a TV Tupi, o Diários Associados existe até hoje, mas não é nem a sombra do poderoso grupo de comunicação que eles foram entre os anos 30 até os anos 70.
TV Paulista - Fundada em 1952
Essa emissora de televisão brasileira ninguém conhece, e embora hoje em dia quando se trata de quais foram as primeiras emissoras de televisão do Brasil, todo mundo sempre acha que a TV Record foi a segunda emissora de televisão do Brasil, mas... A bem da verdade é que a segunda emissora de televisão a surgir no Brasil foi nada mais nada menos que a TV Paulista, inaugurada em São Paulo em 1952, ela foi a primeira emissora de televisão que não fazia parte do grupo Diários Associados, pois em 1951 o Diários Associados haviam lançado a TV Tupi Rio de Janeiro, mas essa era apenas uma filial da TV Tupi, que era sediada em São Paulo. Sendo assim na prática a segunda emissora de televisão do Brasil foi a TV Paulista. Não sei muita coisa sobre ela, mas ela existiu por um bom tempo até 1966, quando foi comprada pela recém fundada TV Globo, cuja sede fica no Rio de Janeiro, e visando sua expansão, a TV Globo comprou a TV Paulista, que passou a se chamar TV Globo São Paulo, e com isso a TV Globo começou a formar a sua rede de televisão.
TV Record - Fundada em 1953
Agora sim é a vez da TV Record, e embora seja muitas vezes conhecida por ser a segunda emissora de televisão do Brasil, a TV Record na verdade foi a terceira. Ela foi fundada em 1953, pelo radialista Paulo Machado de Carvalho, que já era dono da Rádio Record, uma importante emissora de rádio fundada em 1931. A TV Record era e ainda é sediada em São Paulo, e durante boa parte de sua existência foi uma emissora pequena e regional, tendo cobertura somente na região de São Paulo. Isso também porque seu fundador, tinha uma preferência maior pelo rádio do que pela televisão, tanto que ele fundou a Rádio Jovem Pan nos anos 70 e sua rádio principal, a Rádio Record era líder de audiência.
Em meados dos anos 70, o apresentador Silvio Santos comprou a metade da TV Record e na mesma época fundou a emissora TVS {Acrônimo de TV Studios}, sediada no Rio de Janeiro, Silvio Santos usava a TV Record também para retransmitir parte da programação de sua emissora TVS em São Paulo, já que a TVS era sediada no Rio de Janeiro.
Foram anos que a TV Record ficou sem importância, até que em 1989 ela foi comprada pelo pelo bispo Edir Macedo, proprietário da Igreja Universal, e com o passar dos anos 90, a TV Record que recebeu investimentos finalmente começou a formar sua rede, porém sua programação era ruim, mas no início dos anos 2000, mas precisamente em 2004, a emissora recebeu um pesado investimento em sua programação, conquistando finalmente uma boa audiência e garantindo a vice-liderança, tanto que entre 2004 a 2007 lançou o lema: "A caminho da liderança". Eu particularmente adorava assistir a TV Record nessa época, e minha novela preferida era A Escrava Isaura, lançada em 2004, fez sucesso e merca o começo do crescimento da emissora. A TV Record, como todos sabem existe até hoje, e uma curiosidade é que ela é a única emissora de televisão brasileira fundada nos anos 50 e que ainda existe.
TV Rio - Fundada em 1955
Essa é uma outra emissora de televisão que também fez um certo sucesso no Brasil durante sua existência, e diferente da TV Paulista, essa durou um bom tempo, e pra saber bem a verdade ela "ainda existe", mas depois conto como que ela ainda existe.
A TV Rio foi a quarta emissora de televisão a surgir no Brasil, e como seu nome já entrega, ela era sediada no Rio de Janeiro. Sua programação era bem interessante e ela tinha um bom índice de audiência, disputando cara a cara com a TV Tupi, já que a TV Tupi já tinha uma filial no Rio de Janeiro. Não conheço muito a fundo a história da TV Rio, porém muitos artistas consagrados já passaram por essa emissora, que foi bem das pernas até o fim dos anos 60. A partir dos anos 70, a TV Rio passou a enfrentar pesadas dificuldades financeiras, chegando ao ponto de transmitir sua programação de dentro de um ônibus, pois era tudo programação enlatada, ou seja, programas já gravados de outras produtoras como filmes, séries e etc.
Por fim depois de amargurar numa crise financeira sem precedentes, a TV Rio foi a falência em 1977, após 22 anos no ar. Tempos depois em seu lugar, isto é, na sua antiga concessão entrou no ar uma nova emissora de televisão, que passou a se chamar TV Copacabana, que durou ate 1987, quando nesse ano foi substituída por uma nova emissora, chamada TV Corcovado, até que em 1992 época em que a TV Record, sediada em São Paulo estava formando a sua rede, ela comprou a TV Corcovado, que passou a se chamar TV Record Rio de Janeiro. E agora a parte que eu tinha falado que a TV Rio "ainda existe", e sim, ela ainda existe e é nada mais nada menos que a TV Record Rio de Janeiro. Isto porque cada emissora tem uma concessão que é sintonizada em um número, então quando uma emissora vai a falência, a sua concessão, ou seja, o seu número continua lá, pronto pra receber uma nova programação, e quando alguém adquire essa concessão é então colocada uma nova emissora nessa concessão, que é popularmente chamada de "Canal", assim como também uma concessão pode ficar anos fora do ar, caso nenhuma emissora seja instalada nela.
Um exemplo disso foi a TV Tupi, a concessão da TV Tupi era o canal 4, isso significa quando alguém iria assistir a TV Tupi sintonizava no canal 4, e isso todo sabe, ok. No entanto quando a TV Tupi foi extinta em 1980, a sua concessão continuou existindo, que é o canal 4, apenas ficava fora do ar. Até que pouco tempo depois o apresentador Silvio Santos adquiriu a concessão da TV Tupi, ou seja, o canal 4 e criou a SBT, e então a concessão do canal 4 passou a transmitir a programação da SBT que é sintonizada no canal 4. Ou seja... Na prática é como se a TV Tupi ainda existisse, porém apenas "mudou de nome e de programação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário