Mussolini nasceu em 1883, na Itália. Na época o país ainda era um reino e fazia apenas 22 anos que havia se unificado. E aliás, curiosamente durante todo o governo de Mussolini a Itália ainda era uma monarquia, pois há quem pensa que o país já era uma República durante o governo de Mussolini, já que estamos acostumados a ver ditaduras na grande maioria das vezes em Repúblicas.
Mussolini já era uma pessoa difícil desde muito jovem, e há quem diga que ele agiu com violência contra um outro menino nos tempos da escola. O tempo passou, e quando Mussolini era um jovem adulto, ele se tornou um Socialista, sim isso mesmo, e se tornando um socialista durante muitos anos, até pelo menos no fim da Primeira Guerra Mundial.
Ao acabar a Primeira Guerra Mundial, Mussolini começa então a entrar de vez na militância política, e foi mais ou menos ali nessa época, por volta de 1919 que ele começa as bases do Fascismo, que foi crescendo no poder político da Itália rapidamente. Pois nessa época havia acabado de acontecer a Revolução Russa em 1917, a primeira revolução socialista da História, a Alemanha quase virou socialista, a Mongólia se tornou o segundo país socialista em 1921, e vários outros países europeus ameaçavam virar socialistas, já que socialistas costumavam dar golpes de estado para tomar o poder.
E como nessa época o Socialismo era mais radical no sentido de liquidar a propriedade privada, tomando os meios de produção, muitos dos detentores dos meios de produção em países como a Itália começaram a apoiar o Fascismo, que se apresentava contra o Socialismo e era bem combatente, indo pra cima assim como os socialistas eram nessa época.
E então em 1922, Mussolini junto com dezenas ou centenas de apoiadores vestidos com camisas pretas fazem uma marcha sobre a cidade de Roma, capital da Itália. Esse evento ficou conhecido como "Marcha Sobre Roma", e após esse ocorrido ficou demonstrado o poder de influência de Mussolini, e então o rei Vítor Emanuel III nomeou Mussolini como novo primeiro ministro da Itália, o chefe de governo, que é quem governa o país na prática, e o rei era o chefe de estado, já que a Itália era uma monarquia constitucional.
Agora com o poder nas mãos, Mussolini começa a por em prática suas ideias e monta um Estado Corporativista, característica marcante do Fascismo, onde implementa diversas leis, algumas delas até influenciaram o Brasil na época anos depois, como as Leis Trabalhistas. É claro que isso não é ruim, pois funcionou muito bem no Brasil durante muito tempo.
Anos depois, na década de 1930, Hitler na Alemanha se inspirou em Mussolini e fundou o Nazismo, uma ideologia semelhante ao Fascismo só que mais radical e violenta, responsável pela morte de milhões de pessoas e causadora da Segunda Guerra Mundial. E Mussolini e Hitler acabaram se tornando aliados, e em 1940, logo após o início da Segunda Guerra Mundial, Mussolini declara guerra a Inglaterra e a França, devido seu apoio a Hitler, que já guerreava contra esses dois países.
Isso de uma certa forma foi um tiro no pé para Mussolini, pois a medida que os anos se passaram, Hitler e seus aliados foram aos poucos sendo derrotados, e Mussolini foi o primeiro a cair, em 1943, quando as tropas dos exércitos aliados que lutavam contra Hitler invadiram a Itália, e Mussolini acabou sendo deposto e preso. Porém com a ajuda de nazistas, Mussolini conseguiu fugir da cadeia e fundou no norte da Itália um estado fantoche, conhecido como "República Social Italiana" ou "República de Saló". Mas não durou muito tempo e em 28 de abril de 1945, Mussolini foi capturado e assassinado pelos membros da resistência italiana, um grupo político que lutava contra o Fascismo no país. Mussolini que estava acompanhado de sua mulher, Clara Petacci tiveram seus corpos espancados e pendurados de cabeça para baixo em praça pública por vários dias.
No fim das contas o Fascismo de forma indireta acabou com a monarquia italiana, pois no ano seguinte, Vítor Emanuel III numa tentativa de salvar a monarquia, devido a essa mancha negativa de não ter reagido a ditadura de Mussolini durante todos aqueles anos, e ainda mais pelo fato de ele ter se aliado ao Nazismo, depois que o mundo descobriu as maldades do Nazismo, resolveu abdicar em favor de seu filho, Humberto II, em maio de 1946, e que ficou conhecido como o "Rei de Maio" pois ele reinou apenas em maio de 1946 e logo em seguida foi feito um plebiscito, onde a maioria população italiana {Na verdade 51%, um pouquinho mais da metade} optaram pela República, e com isso a República foi proclamada no país e a família real tiveram que deixar o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário