quinta-feira, 25 de abril de 2024

Um pouco sobre a Revolução dos Cravos em Portugal...

Um pouco sobre a Revolução dos Cravos em Portugal....

Revolução dos Cravos foi um dos fatos mais marcantes de Portugal no século XX.

Há exatos 50 anos atrás, em 25 de abril de 1974 acontecia um marco importante na história de Portugal e também em toda a existência da República Portuguesa, proclamada em 1910, e que desde seu surgimento mergulhou num caos até praticamente os anos 70, quando se deu a Revolução dos Cravos.

De forma resumida, a Revolução dos Cravos foi quando a ditadura portuguesa estabelecida por Antônio de Oliveira Salazar em 1932 chegou ao fim. Salazar governo Portugal de 1932 até 1970, quando faleceu aos 81 anos de idade, e logo em seguida foi substituído por Marcelo Caetano, porém pouco tempo depois, os portugueses começaram a se revoltar contra esse sistema que já era praticamente uma monarquia ditatorial, além também do fato de Portugal está naquele momento em conflito sobre a independência de suas colônias que começaram desde os anos 60 a querer se tornarem independentes e muitas das vezes com incentivo da União Soviética, que já estava de olho nos novos países que iriam surgir, e com isso arrendar eles para o comunismo.

Mas voltando ao assunto aqui, foi então que pouco tempo depois, os portugueses em meio a tudo aquilo ali se insurgiram contra aquele sistema e em 25 de abril de 1974, Marcelo Caetano deixa Portugal e vem morar no Brasil, se estabelecendo no Rio de Janeiro, onde passou a atuar como professor, vindo a falecer em 1980, aos 61 anos de idade.

Logo após a Revolução dos Cravos, Portugal passou por várias mudanças sociais e políticas e ao que parece de lá para cá, o país de fato passou a ser uma República Democrática, com eleições livres e os presidentes sendo eleitos normalmente.

Mas afinal de contas a ditadura portuguesa foi boa?

Um outro ponto que vale a pena discutir aqui é sobre se de fato a ditadura portuguesa estabelecida por Salazar ou o "regime" por assim dizer foi boa? Venho com essa discussão, porque embora aprendemos na sala de aula de que a ditadura portuguesa foi uma "Ditadura", o que já ouvi muito é portugueses defendendo a ditadura portuguesa de Salazar. Aliás, pra ficar mais neutro, vou chamar de "Regime".

O que estou querendo dizer é que por um outro lado já vi muitos portugueses defender o Regime de Salazar e até mesmo o próprio Salazar, principalmente devido ao fato de Salazar ser bem nacionalista e católico. Além disso pelo pouco que seu da história política da República Portuguesa, pelo que percebi o Regime de Salazar era bem semelhante ao Regime de Getúlio Vargas aqui no Brasil, e até mesmo o próprio Salazar em maneiras de atitude era muito semelhante a Getúlio Vargas, inclusive houve um período nos anos 30, que tanto no Brasil quanto em Portugal o governo de ambos eram chamados de "Estado Novo". E assim como em Portugal também há muita gente que defende Getúlio Vargas e seu governo, muito pelo fato de ele ter implantado no Brasil algumas coisas que duram até hoje e é popular, como o Salário Mínimo, Leis Trabalhistas, Voto Feminino, entre outras coisas. Então poderia dizer que tanto o Regime de Salazar, quanto o Regime de Vargas eram controversos.

Como se deu o início do Regime de Salazar

Tudo começa ainda em 1910 quando foi proclamada a República em Portugal. O país era uma monarquia havia mais de 7 séculos, e já estava bem consolidada, porém como de tempos em tempos surgem tendências políticas no mundo, naquela época várias monarquias estavam virando repúblicas. A França e o Brasil foram os primeiros países de relevância a virarem repúblicas, sendo a França se tonando república em 1870 e o Brasil se tornando república em 1889.

Mas diferentemente do Brasil, onde as primeiras décadas da República foi bem pacífica e estável, em Portugal foi o oposto, e logo após a proclamação da república em Portugal, o país passou a ter um caos político, tendo incontáveis presidentes em pouco tempo, alguns até se destacaram, como Sidônio Paes, que ao que parece era um presidente que tinha um certo apoio popular, se não me engano ele era até meio pró monarquia. Mas Sidônio Paes ficou por pouco tempo na presidência de Portugal.

Os anos se passaram e nos anos 20 a situação não melhorou muito em Portugal, e como se não bastasse no fim de 1925, o português Artur Virgílio Alves dos Reis considerado um dos maiores golpistas da história deu um golpe que abalou a moeda portuguesa, mas ele acabou sendo preso nessa mesma época, julgado no ano seguinte e condenado, ficou preso até 1945. Mas a política portuguesa não melhorava, e pra piorar em 1929 houve aquela grande crise econômica que abalou a economia de muitos países. E em meio esses caos todos, em 1932 chega ao poder Antônio de Oliveira Salazar, dando origem ao seu regime, que dura até 1974 e que como disse antes, é um regime controverso, pois não posso dizer que foi ruim, pois há muitos portugueses que o defendem {E é bastante mesmo}, mas também não foi dizer que foi bom, porque há portugueses que o criticam. E acima de tudo como não conheço a fundo a história da política portuguesa, classifico esse regime como controverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...