Império Português começou em 1415 com a conquista de Ceuta, e se encerrou em 2002, com a independência do Timor Leste.
Quem hoje ver Portugal, um país pacato e um dos mais reservados do mundo, nem sequer imagina que no passado Portugal já foi um poderoso império, e se bobear o mais poderoso do mundo no século XV. Isso porque durante um total de quase 6 séculos, Portugal foi um império colonial, mas que durante esses 6 séculos, foram pelo menos 3 deles com uma relativa importância mundial. Só pra se ter uma ideia, a Inglaterra e a França, que se tornaram poderosos impérios coloniais e que justamente por terem se tornado impérios coloniais, esses países alcançaram a relevância mundial que tem hoje, Portugal antes mesmo desses dois países já se destacavam e já era um grande Império Colonial. Porém a Inglaterra e a França conseguiram ultrapassar Portugal. Mas saiba aqui como se deu a origem, ascensão, auge e queda do Império Português.
Origem
Em 1143, Portugal se tornou um país independente, e nos próximos anos se dedicou a expulsar os últimos árabes que séculos antes havia dominado seu território e o território da Espanha por vários séculos. Até que por volta do ano de 1285, o território português já estava completo e dominado apenas por portugueses, e curiosamente desde essa época até os dias atuais, o território português na Europa é o mesmo, fazendo de Portugal o país europeu cuja fronteira está a mais tempo sem ser modificada.
Durante os próximos séculos, Portugal se consolidou como um reino, e já era um reino com uma cultura própria, tradições próprias e uma língua própria, o Português, que é originário do Latim a língua do Império Romano, já que no passado bem antes de 1143, Portugal havia sido uma província romana, conhecida como Lusitânia, e é por isso que coisas relacionadas a Portugal tem a palavra "Luso" ou "Lusa", como por exemplo: "Culinária Lusa, Cultura Lusa e etc".
Tendo consolidado como um reino bem estabelecido, Portugal então parte para aventuras fora de seu território, e sua primeira aventura foi a conquista da cidade árabe de Ceuta, localizada no Marrocos. Após a conquista dessa cidade Portugal não parou mais e é justamente a conquista dessa cidade que marca o início do Império Português, que só seria extinto em 2002, quase 5 séculos depois.
Alguns anos depois, os portugueses de navio desembarcam no litoral de Angola, através do comandante português, Diogo Cão, e é a partir daí que começa a colonização do litoral de Angola pelos portugueses, que inicialmente fundam entrepostos comerciais no litoral angolano.
Ascensão
Durante as próximas décadas, Portugal continua sua expansão marítima, e nessa época, ainda no século XV, os europeus faziam muito comércio por terra com as índias {Atual Índia, já que naquela época a Índia era na verdade um complexo de vários reinos independentes}, até que em 1453, os turcos conquistam a cidade de Constantinopla, uma importante cidade que fazia a ligação entre a Europa e Ásia, local onde os europeus passavam para comercializar com as índias.
Com essa conquista, os turcos passa a ter o monopólio dessa passagem, e isso faz com que os europeus começam a buscar outras formas de ir fazer comércio com outros países. E em meio a isso tudo foi quando em 1498, os portugueses através de Vasco da Gama conseguem finalmente chegar as índias pelo mar, de navios, e com isso o monopólio dos turcos foram quebrados.
Poucos anos antes, em 1492, os espanhóis, que também tentavam chegar nas índias de navio, acabaram chegando e descobrindo a América, aportando primeiramente na ilha onde hoje é a República Dominicana e o Haiti, fundando a cidade de Santo Domingo, hoje capital da República Dominicana e a mais antiga cidade da América.
Os portugueses então se lançam para a América e descobrem o Brasil em 1500, porém os portugueses nas primeiras décadas estavam mais conectados nas índias, onde haviam fundado a Índia Portuguesa, e também haviam se estabelecido na cidade de Macau, na China e também em Nagasaki e Hiroshima, no Japão. Além disso um dos objetivos dos portugueses foi de espalhar a fé cristã pelo mundo, por isso que no Japão nessa época começaram surgirem comunidades cristãs no Japão, China e Índia, tendo inclusive várias igrejas cristãs bem antigas na Índia. E no Brasil aconteceu a mesma coisa, quando vieram os jesuítas e começaram a catequisar os índios.
O auge
Foi praticamente com a colonização de fato do Brasil, a partir de 1532, que o Império Português começou a entrar em seu auge, pois diferentemente das índias, onde Portugal consolidou apenas um pequeno território e hora teve que disputar ainda territórios com outros europeus, como a Inglaterra e a França. No Brasil Portugal tinha um vasto território que era seu, além também de praticamente começar uma nova sociedade portuguesa no Brasil, coisa que era difícil na Índia. E quanto a Angola, Moçambique, e outros territórios africanos, Portugal só atuava nos primeiros séculos apenas no litoral desses países, e foi apenas em 1885 com a Conferência de Berlim, que Portugal ganhou o interior de Angola e Moçambique, aumentando ainda mais sua participação na África.
Com o início da colonização do Brasil em 1532, foram sendo fundadas várias cidades, até que em 1549 o Brasil foi organizado politicamente se chamando oficialmente "Estado do Brasil", uma província do Império Português, cuja capital era a cidade baiana de Salvador, a primeira capital do Brasil. Os anos se passaram e o Brasil foi crescendo cada vez mais, onde aos poucos o povoamento foi crescendo mais ao Sul e se concentrou bastante no Sudeste, logo após a descoberta do ouro em Minas Gerais, e por conta disso a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a nova capital do Brasil.
O Império Português nessa época, já no século XVIII tinha bastante relevância mundial, e voltando a falar do Brasil, também foi acontecendo a expansão de povoamento para as regiões mais longe do Sudeste, como o Centro Oeste e o Norte, onde foram fundadas nessa época importantes cidades estratégicas, como Cuiabá, Campo Grande, Manaus e Belém.
O Império Português estava a todo vapor nessa época, e tinha uma área de cerca de 9 milhões de km2, maior até que área atual do Brasil, já que o Império Português além de incluir o Brasil, incluía Portugal, Índia Portuguesa, partes de Angola e Moçambique, e demais outros territórios. O auge do Império Português foi até a independência do Brasil, em 1822. Porém mesmo com a independência do Brasil, o Império Português ainda continuou com vários territórios ao redor do mundo por mais de um século e meio.
A queda
Como disse antes, o Império Português perdeu o Brasil em 1822, porém ainda continuou com vários territórios espalhados ao redor do mundo, e inclusive a partir da década de 1880, com a Conferência de Berlim até ganhou mais territórios ainda, que nesse caso foram territórios africanos, fazendo com que nessa época o Império Português fosse composto pelos seguintes territórios: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Índia Portuguesa e Macau. Todos esses territórios funcionavam como províncias do Império Português.
O Império Português continuou assim até a década de 1960, quando chegou nessa época o mundo passava pela fase de descolonização da África e da Ásia, que foi quando vários países desses dois continentes que ainda eram territórios de países europeus como: Inglaterra, França, Portugal e Bélgica foram conquistando suas independências. O primeiro território português a ganhar a independência, que na verdade não foi independência foi a Índia Portuguesa, quando que em 1961 o exército indiano anexou a Índia Portuguesa e Portugal perdeu a autoridade sobre aquele território contra sua vontade.
Logo em seguida ainda nos anos 60, os territórios africanos começaram o processo pela independência, mas Portugal também não aceitou e infelizmente houve conflitos armados, já que grupos de esquerda nos territórios de Portugal na África, apoiados pela então União Soviética entraram em luta contra o governo português; e o governo português, que por sua vez era uma ditadura comandada por Antônio de Oliveira Salazar, e depois pelo seu sucessor, Marcelo Caetano também entrou em conflito contra esses grupos, fazendo com que acontecesse uma certa instabilidade política em Portugal.
Até que em 1974 acontece a Revolução dos Cravos em Portugal, e a ditadura que comandava o país a mais de 40 anos chegou ao fim, e com o fim dessa ditadura, o novo governo que tinha viés de esquerda aceitou a independência dos territórios africanos, permanecendo apenas Macau e Timor Leste sob autoridade portuguesa. Até que por fim em 1999, Portugal devolveu Macau para a China, e três anos depois, Timor Leste, um pequeno território localizado também na Ásia e próximo da Indonésia, ganha sua independência. Com esse fator, marca o fim do Império Português, após quase 600 anos de História, mas que deixou um legado de cerca de 250 milhões de falantes do idioma português, além também de espalhar a cultura portuguesa para vários cantos do mundo, como no Brasil por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário