Nessa época, bem no ano da Revolução Francesa, um grupo de conspiradores de Minas Gerais planejavam a independência da região perante a coroa portuguesa, por conta da cobrança de imposto sobre o ouro que era extraído na região. Até que em dado momento, o imposto abaixou {E lembrando que dizem por aí que pagamos mais impostos do que naquela época, mas infelizmente não nos revoltamos}, enfim, o imposto lá de 1789 abaixou, mas os conspiradores decidiram manter o plano de independência da região mesmo assim, mas acabaram sendo descobertos e delatados pelo senhor Silvério dos Reis, e todos foram presos. Mas o único que foi condenado a pena de morte foi Joaquin José da Silva Xavier, um simples alferes {Tenente nos dia atuais} e que também chegou a trabalhar fazendo bico de dentista {Por isso seu apelido Tiradentes}.
Tiradentes, como ficou conhecido foi então preso e ficou cerca de 3 anos na cadeia, até que decidiram por sua condenação, e ele foi condenado a morte na forca em 21 de abril de 1792, seu corpo foi esquartejado e colocado os pedaços pendurados no caminho de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, como uma espécie de aviso para outros que desfiarem a Coroa Portuguesa.
A história de Tiradentes ficou então esquecida, principalmente nas décadas seguintes e durante a maior parte do século XIX, até que logo após a Proclamação da República, em 1889, o novo governo republicano tratou de arrumar um jeito de melhorar a imagem da República, já que essa forma de governo não era popular no Brasil na época, e uma das técnicas de resolver isso foi fabricar heróis nacionais, e um deles foi Tiradentes, que desde o advento da República passou a ser um herói nacional e considerado um líder pela independência do Brasil.
Hoje ele é patrono inclusive da Polícia Militar de Minas Gerais, que por sinal é a mais antiga do Brasil, fundada em 1775 {Achei que a mais antiga era a do Rio de Janeiro, mas é a segunda}. Ele também dá nome a várias ruas, praças entre tantos outros patrimônios públicos do Brasil, além também de no local em que ele foi enforcado na cidade do Rio de Janeiro foi construída uma praça, a famosa Praça Tiradentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário