Existe uma regalia prevista em lei inclusive {Leis de Execuções Penais} que diz que o preso que está no regime semi aberto e que tem bom comportamento tem direito a sai da cadeia em determinadas datas comemorativas e ficar uma semana livre, monitorado apenas por tornozeleira eletrônica, que inclusive pode ser retirada por ele a qualquer momento, o que significa que o preso quando ganha essa pequena "liberdade" de uma semana ele pode fugir se quiser. Exemplo disso foi o traficante carioca Marcelo PQD, que comandou o tráfico de drogas no famoso Morro do Dendê nos anos 90, ganhou o benefício do regime aberto em 2022 {Sim, tem o regime aberto também}, e pode ficar em casa, apenas com a tornozeleira eletrônica. E o que ele fez: Fugiu, e está sendo procurado pela justiça de novo, isso porque no começo de 2007, ele ganhou o benefício do regime semi aberto, mas acabou fugindo, e quando se preparava para tomar o controle do trafico de drogas no Morro do Dendê, ele acabou sendo preso de novo pela polícia, junto com vários outros comparsas e um arsenal de armas.
Essa pequena "liberdade" ficou conhecida como "Saidinha", e nos últimos tempos, principalmente no fim do ano passado, época que muitos presos ganham a saidinha por conta do Natal, aconteceu casos de bandidos que cometeram crimes terríveis justamente quando eles estavam de saidinha. Alguns que mais chamaram atenção e causou repercussão, foi a morte de um policial em Belo Horizonte, que numa tentativa de assalto praticado por um bandido que estava em saidinha acabou o acertando com um tiro na cabeça. Outro caso também que chamou a atenção foi aqui em Balneário Camboriú, onde um rapaz acabou sendo morto num assalto, onde um bandido que também estava de saidinha o matou para tentar roubar sua moto. E também um outro caso de um bandido que matou uma mulher quando estava de saidinha {E isso que ele já tinha matado outra mulher}.
Então em meio a todos esses acontecimentos revoltantes, aumentou a pressão para o fim das saidinhas, e o Congresso aprovou o fim das saidinha, porém ainda faltava a decisão final ao presidente Lula sancionar a lei que proíbe as saidinhas. Mas como o presidente Lula também já foi bandido, ele vetou a lei que acabaria com as saidinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário