quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Hoje na História - Um resumo sobre o ataque a Pearl Harbor

Ataque a Pearl Harbor em 1941.

A exatamente 82 anos atrás acontecia o ataque japonês a localidade de Pearl Harbor, no Havaí um território dos Estados Unidos na época e hoje incorporado como um estado daquele país. Esse acontecimento marcou a entrada dos Estados Unidos na guerra, que já estava doido para entrar na guerra e a entrada do país americano na guerra teve impactos nos próximos anos naquele que é até hoje o maior conflito armado da história.

O Havaí durante um bom tempo foi um país independente e era um reino, inclusive o rei do Havaí Kamehameha II foi o primeiro chefe de estado a visitar o Brasil, e isso foi em 1824 logo após a independência do Brasil, que foi em 1822. Kamehameha II foi recebido pelo imperador Dom Pedro I.

Nas próximas décadas o Havaí permaneceu como um reino independente até o fim do século XIX. Até que nesta época, década de 1890 por pressão de empresários americanos estabelecidos na ilha {Sim o Havaí é uma ilha} em pleno Oceano Pacífico, os Estados Unidos anexaram o Havaí em 1898 como um território federal, vindo o Havaí a ser considerado um estado americano somente na década de 1960. Mas desde o fim do século XIX o Havaí já era território americano.

Até que em 1939, como todo mundo já sabe, começou a Segunda Guerra Mundial e o Japão, um dos aliados da Alemanha Nazista começou a invadir diversos países na Ásia, e entre eles as colônias francesas. E os Estados Unidos enviou um ultimato para que o Japão devolva as colônias francesas, caso contrário sofreria uma sanção econômica. O Japão ignorou o aviso dos Estados Unidos, e não só ocupou as colônias francesas, como invadiu outros países da região e também claro.... O Havaí, em 7 de dezembro de 1941.

Esse ato marcou a entrada dos Estados Unidos na guerra, onde o presidente americano de então, Franklin Delano Roosevelt fez um memorável discurso, considerado um dos melhores até hoje, juntamente com outros discursos históricos, como do imperador Haile Selassiê, da Etiópia, quando teve seu país invadido pelos italianos, aliados dos alemães em 1935.

Os próximos anos

Os próximos anos depois de 1941 foi bem duro para os Estados Unidos e Japão que se enfrentavam em árduas batalhas no Pacífico, e os japoneses tinham a cultura de não se render, além também dos ataques kamikazes {Soldados japoneses que se atiravam de avião mesmo morrendo contra navios de guerra americanos} dos japoneses durante as batalhas no meio do mar. Até que em meados de 1945 a Bomba Atômica ficou pronta e nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945 os Estados Unidos jogou a Bomba Atômica nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Até então aquilo era uma bomba tão poderosa que assustou o mundo, pois era a primeira vez que a humanidade tinha armas tão poderosas assim. E devido a isso o Japão se rendeu em 2 de setembro de 1945, marcando essa data o fim oficial da Segunda Guerra Mundial.

O pós guerra e os dias atuais

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, começou a Guerra Fria, um conflito ideológico entre as duas super potências que emergiram após o fim da guerra: Estados Unidos e União Soviética. Os Estados Unidos lideravam os países capitalistas, e a União Soviética lideravam os países comunistas. E o Japão passou por um grande período de reconstrução e investimentos feito pelos Estados Unidos, para que o país permaneça capitalista e um aliado dos Estados Unidos naquela região do Pacífico.

E nas próximas décadas o Japão, que já estava em desenvolvimento até bem antes da Segunda Guerra Mundial, se recuperou rapidamente, se destacou com sua indústria de tecnologia, além também do ramo alimentício e durante muito tempo até meados dos anos 2000 chegou a ser o segundo país mais rico do mundo de acordo com o PIB {Produto Interno Bruto}, só perdendo o posto para a China em meados dessa época, passando a ocupar o terceiro lugar até os dias de hoje.

Hoje o Japão é um país, tranquilo, desenvolvido, amante da paz e a terra dos animes, sendo um dos países mais conhecidos do mundo, sendo o desejo de moradia de muita gente de várias partes do mundo. Eu mesmo já conheci pessoas que querem morar no Japão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...