sábado, 23 de dezembro de 2023

Comandos do Crime - A história do ADA...

Comandos do Crime - A história do ADA...

E nesse mais um capítulo da série Comandos do Crime, a nossa série que conta a história das principais facções criminosas do Brasil atualmente, iremos contar nesse capítulo a história de uma outra facção criminosa brasileira e também a primeira menos conhecida dentre as outras que contamos anteriormente, que são o Comando Vermelho e o PCC, que ao contrário dessa que iremos falar, são conhecidas nacionalmente. Então vamos aos fatos:

A princípio

Primeiramente a facção ADA, é um acrônimo de "Amigos dos Amigos", essa facção foi fundada entre os anos de 1994 a 1998. E ela nasceu de uma cisão do Comando Vermelho, pois seus fundadores haviam sido expulsos do Comando Vermelho e logo em seguida foi criada a facção ADA. Porém a fundação do ADA é meio confusa, pois há quem diz que ela sempre foi uma facção independente, e há quem diz que ela era um bonde dentro de outra facção já existente, a antiga Terceiro Comando {facção extinta entre 2002 e 2003}. Fundada no Rio de Janeiro, o fato é que em 1998 o ADA se uniu ao Terceiro Comando contra o Comando Vermelho, e juntas ficaram conhecidas também como "TC/ADA" e já no começo dos anos 2000 o ADA comandava o tráfico de drogas em cerca de 20 comunidades do Rio de Janeiro.

Consolidação

Em fins de 2002 ocorreu a famosa rebelião de Bangu, no Rio de Janeiro, onde líderes do Comando Vermelho executaram alguns líderes do Terceiro Comando, e por conta de um dos líderes do ADA ter permanecido vivo, os bandidos que estavam nas ruas e eram membros da união TC/ADA resolveram cancelar a união e alguns preferiram se filiar a recém fundada fação TCP - Terceiro Comando Puro {O Puro é um significado de que não se alia com ninguém} e outros optaram por se filiar ao ADA. O Terceiro Comando foi então extinto, e como já estava consolidado a alguns anos, o ADA saiu bem fortalecido no fim dessa união e sua mais nova rival, o TCP ainda estava começando, fazendo com que o ADA tivesse como seu maior rival o Comando Vermelho. E nos anos posteriores o ADA se fortaleceu ainda mais, conquistando o controle do tráfico de drogas em importantes comunidades, e a mais importante dessas conquistas foi a comunidade da Rocinha em 2004, e por ironia do destino, foi a perda do controle da Rocinha que fez o ADA perder muita relevância na criminalidade do Rio de Janeiro. Por fim durante toda a década de 2000 e até o fim da década de 2010, o ADA seguiu forte, se expandido até mesmo para outras cidades do estado do Rio de Janeiro, como Macaé. E não sabemos se há indícios de que a facção tenha presença em outros estados como os seus rivais, Comando Vermelho e TCP, mas durante muito tempo o ADA foi bem forte no Rio de Janeiro.

Perda de relevância e dias atuais

E como disse antes, por ironia do destino a comunidade que o ADA conquistou e deu um salto enorme nos lucros da fação, já que o tráfico de drogas na Rocinha é o mais lucrativo do Rio de Janeiro, foi justamente a sua perda que fez com que a facção perdesse muita relevância na criminalidade do Rio, fazendo até mesmo que muitos traficantes da própria facção migrassem para outras facções, principalmente para o TCP, devido ao seu enfraquecimento.

E tudo começou em meados de 2017, quando estourou uma guerra na Rocinha onde o até então chefe do tráfico da Rocinha, conhecido como "Rogério 157" passou a disputar o comando do tráfico na comunidade contra seu antigo chefe, conhecido como "Nem da Rocinha", mas que já se encontrava preso. Porém Rogério 157 teve que enfrentar membros leais ao antigo chefe e daí estourou a guerra. E por conta disso ele se filiou ao Comando Vermelho, a maior facção criminosa do Rio de Janeiro até então e recebeu apoio. E com o apoio recebido, Rogério 157 passou a controlar o tráfico de drogas na comunidade da Rocinha e como se filiou ao Comando Vermelho, o Comando Vermelho voltou a controlar o tráfico na Rocinha, já que fazia isso desde os anos 80 até 2004, quando perdeu o controle da comunidade para o ADA.

E após a perda do controle do tráfico na Rocinha, o ADA nos próximos anos perdeu o controle do tráfico em diversas comunidades, principalmente para o seu maior rival, o TCP, onde também perdeu muitos membros para o TCP. Hoje as maiores facções criminosas do Rio de Janeiro são o Comando Vermelho e o TCP. O ADA segue controlando o tráfico apenas na comunidade de Vila Vintém, conhecida por ser a sede da facção e nas comunidades de Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...