segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Comandos do Crime - A história do Comando Vermelho...

Comandos do Crime - A história do Comando Vermelho.

Primeiramente gostaria de agradecer a você leitor pela visita ao nosso jornal, onde nosso objetivo é vos informar e transmitir conhecimento. E assim como a vários meses atrás criamos a série Colossos do Passado, onde falávamos da história das maiores potências da história da humanidade. Agora estamos lançando uma nova série, chamada Comandos do Crime, cujo objetivo é contar a história de cada facção criminosa brasileira. E começaremos pelo Comando Vermelho, a primeira facção criminosa brasileira. E além disso para entender o crime organizado precisamos falar sobre as facções criminosas. Então segue o baile:

Os primórdios

O Comando Vermelho foi fundado em 1979, mas antes disso já existia tráfico de drogas no Brasil e também assaltos a banco {Pois uma das primeiras atividades do Comando Vermelho foi assalto a bancos}. E com relação a assaltos a banco, isso já existia a muito tempo, e não só no Brasil, mas também no mundo já existia assaltos a bancos. Mas no contexto do Brasil naquele período que vai de entre os anos 60 e anos 70. Nessa época estávamos vivendo na Ditadura Militar, e existia nessa época militantes de esquerda que eram contra a Ditadura Militar e muitos desses começaram a formar organizações paramilitares contra o governo militar, como: Colina, Val Palmares, entre outros.

Até que em fins dos anos 70, na pequena ilha conhecida como Ilha Grande e que ficava bem próxima da cidade do Rio de Janeiro, muitos militantes de esquerda e que lutavam contra a Ditadura Militar foram transferidos para o Presídio Cândido Mendes, localizado em Ilha Grande. Esses presos ficaram conhecidos como "Presos Políticos" e foram misturados aos outros presos como, Traficantes, Assaltantes, Assassinos, entre outros, e esses presos eram conhecidos como "Presos Comuns". E com a mistura dos presos políticos e presos comuns, os presos políticos começaram a ensinar táticas de guerrilhas aos presos comuns, cooptando eles a lutar contra o Estado, pois diziam a eles que o verdadeiro inimigo deles era o Estado, além também de incentivar a organização dos presos, pois naqueles tempos a vida na cadeia era bem mais barra pesada e o que valia era a lei do mais forte.

Até que em 1979 surgiu então a Falange Vermelha, que foi o primeiro nome do Comando Vermelho, e logo em seguida no início dos anos 80, os primeiros membros da então Falange Vermelha começaram a por em prática os ensinamentos de organização que aprenderam na cadeia e começaram com assaltos a bancos, já que muitos militantes de esquerda anteriormente entre os anos 60 e 70 praticaram assaltos a banco.

Porém nos anos 80 a cocaína e popularizou muito, e o tráfico dessa droga aumentou consideravelmente ao ponto de até faltar drogas nas bocas de fumos nas cidades como o Rio de Janeiro. E sendo assim, a Falange Vermelha passou a atuar nessa área, que com o passar do tempo passou a ser sua atividade principal. Até que em dado momento surgiu ainda nos anos 80 a Falange Jacaré, sua primeira rival e tempos depois as duas facções, atuantes no Rio de Janeiro mudou de nome e a Falange Vermelha passou a se chamar "Comando Vermelho" e a Falange Jacaré passou a se chamar "Terceiro Comando".

Prosseguindo cada vez mais com o tráfico de drogas, o Comando Vermelho foi deixando cada vez mais de lado os assaltos a bancos e se concentrou no tráfico, onde passou a comandar diversos pontos de venda de drogas nas favelas do Rio de Janeiro e disputando a tiro, porrada e bomba o comando do tráfico nas favelas com o seu rival Terceiro Comando. Até que nos anos 90, o Comando Vermelho já comandava o tráfico de drogas nas principais favelas do Rio de Janeiro, como o Complexo do Alemão, Rocinha, Morro do Adeus, Complexo da Penha, Complexo do Chapadão, entre várias outras favelas. Chegando em 2002 segundo o CMI Brasil a comandar o tráfico de drogas em mais de 120 favelas do Rio de Janeiro.

Rivais e aliados

Também nos anos 90 surgiu a facção Amigo dos Amigos, também conhecida como "ADA" e que era uma espécie de "Bonde" dentro do Terceiro Comando e as duas facções se aliaram em 1998 contra o Comando Vermelho, e logo em seguida o Comando Vermelho se aliou ao Primeiro Comando da Capital, o PCC, permanecendo com essa aliança até 2016, quando a partir daí passaram a serem inimigos mortais. No final de 2002 surgiu uma dissidência no Terceiro Comando, o Terceiro Comando Puro, conhecido também como "TCP", e após a rebelião de Bangu, ocorrida nessa época, metade dos membros do Terceiro Comando foram para o ADA que a partir daí passou a ser de fato uma facção e a outra metade foi para o TCP, a nova fação e o mais novo rival do Comando Vermelho.

Expansão nacional e internacional

Durante décadas o Comando Vermelho se restringiu a praticamente o Rio de Janeiro, porém a partir da segunda década de 2010, isso é, por volta de 2015, 2016, o Comando Vermelho passou por uma ampla expansão nacional, chegando a atuar em vários estados do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste mas também em menor escala no Centro Oeste, principalmente na fronteira com o Paraguai, o maior produtor de maconha. Atualmente o Comando Vermelho atua em cerca de 12 estados no Brasil, disputando o controle do tráfico de drogas com facções criminosas regionais e também com seu atual arquirrival, o PCC, que também atua no Brasil inteiro e também tem presença internacional. Agora com relação a parte internacional, o Comando Vermelho tem atuação em alguns países aqui da América do Sul por conta da produção de cocaína e maconha, que são produzidas nesses países.

A facção atualmente

Como disse antes, o Comando Vermelho atualmente atua em vários estados no Brasil e disputa o controle do tráfico de drogas com facções criminosas regionais e também com seu arquirrival. E quando as suas lideranças e hierarquia. A facção é as vezes considerada "desorganizada" comparada a sua rival, o PCC. Porém ela também possui uma hierarquia e pessoas que vai desde o baixo escalão, como os soldados, gerentes, até os chefões. Boa parte de sua liderança principal se encontra presa em penitenciárias federais, mas também na penitenciária de Bangu, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Quanto ao faturamento da facção, é bem difícil de saber, mas levando se em conta que o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro é milionário e só no Rio a facção controla mais de 100 favelas e mais uma porrada de favelas em outras cidades do estado do Rio de Janeiro, principalmente na baixada fluminense, o faturamento da facção no estado do Rio de Janeiro talvez deve ser em torno de 500 milhões de reais por ano, o mesmo faturamento de uma empresa de grande porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...