segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Quem foi Eva Peron?

Quem foi Eva Perón?

Quem é da Argentina ou gosta de tudo relacionado a Argentina, provavelmente já ouviu falar de Eva Perón, mais conhecida também como "Evita Perón". Ela foi a primeira dama da Argentina e depois vice presidente da Argentina a lado de seu marido, Juan Perón entre o fim dos anos 40 e início dos anos 50, quando ela faleceu de câncer ao 33 anos de idade.

Mas que foi Eva Perón?

Eva Duarte, seu nome verdadeiro nasceu em 7 de maio de 1919 no interior da Argentina. Ela não era considerada filha "bastarda" de seu pai, como se diziam naquela época. Pois sua mãe era amante de seu pai, que teve além dela, outros 4 filhos, mas Eva era a mais nova de todos. Tempos depois seu pai faleceu e sua mãe resolveu ir morar em outra cidade, por conta da humilhação que sofria por ser amante.

Desde muito jovem, Eva já tinha sonhos e quando era adolescente ela queria ser atriz e adorava ir aos cinemas assistir filmes e era fã de uma famosa atriz americana. Até que por volta dos 17 anos de idade ela foi morar sozinha em Buenos Aires, a capital de seu país para tentar a vida de atriz. Chegando lá ela conseguiu alguns papéis. Apesar do enorme desafio de ser uma atriz, já que ela era pobre e não tinha quase nada de condições e nem mesmo tinha formação, sua força de vontade era enorme e já aos 18 anos de idade ela estreou seu primeiro filme.

Nos próximos anos ela se dedicou a arte, porém tudo começa mudar em 1944, quando ela vai a um evento artístico numa cidade e acaba conhecendo seu futuro marido, Juan Domingos Perón, que naquela época já era um ministro de grande influência na Argentina. Os dois começaram a se relacionar em pouco tempo, mas logo em seguida ele foi preso. Por ser popular o povo foi as ruas protestar contra a prisão de Juan Perón e Eva Perón acabou ajudando também fazendo discursos.

Devido a pressão popular, Juan Perón foi solto e em fins de 1945 se casou com Eva Perón, e no ano seguinte ele foi eleito presidente da Argentina, que naquela época já era um dos países mais ricos do mundo. Eva Perón se transformou na primeira dama da Argentina, acompanhando o marido em diversos eventos e viagens, inclusive em uma viagem ao Brasil em 1947.

A partir daí sua fama cresceu ainda mais e indo até para o exterior. Ela era considerada muito bonita e elegante, e talvez fosse a primeira primeira dama da Argentina a ficar famosa assim e ter uma forte atuação política. Ela também ficou muito conhecida por ser a "mãe dos pobres" e tinha uma grande popularidade na Argentina junto com seu marido. Mas tempos depois, já no começo dos anos 50 ela começou a adoecer, sofrendo alguns desmaios, até que foi diagnosticada com câncer no útero.

Nessa época ela já era extremamente conhecida, não chegou a ter filhos, embora tenha tentado antes e a medida que o tempo passou ela emagreceu, chegou a ser internada, onde chegou a votar no hospital durante as eleições, mas faleceu em 26 de julho de 1952 aos 33 anos de idade. Sua morte teve muita comoção no país e foi anunciado pela imprensa no rádio. Seu corpo foi embalsamado e exposto ao público, assim como aconteceu com Vladimir Lênin, que após sua morte também teve o corpo embalsamado e exposto ao público em 1924, onde está até hoje inclusive. Mas hoje Eva Perón está sepultada num famoso cemitério de Buenos Aires. Até hoje ela é uma das primeiras damas mais conhecidas do mundo, juntamente com Jaqueline Kennedy {Dos Estados Unidos}, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...