terça-feira, 26 de dezembro de 2023

O que foi o DOPS?

O que foi o DOPS?

Há várias instituições brasileiras que não existe mais, mas quem curte um pouco de História conheça essa que foi uma das mais conhecidas instituições brasileiras no que se diz respeito a segurança pública. Trata-se do DOPS, um acrônimo de "Departamento de Ordem e Política Social". Criado em 30 de dezembro de 1924, o DOPS era um órgão do estado brasileiro criado para reprimir baderna e manter a ordem social, como seu próprio nome diz.

O DOPS ficou mais conhecido mesmo foi durante o Regime Militar, onde foi amplamente utilizado para prisões de pessoas que lutavam contra o regime, em especial militantes de esquerda que chegaram a promover luta armada contra o governo com ataques terroristas, assaltos a bancos e outros tipos de crime. Até mesmo o atual presidente do Brasil, Lula já foi preso e fichado pelo DOPS.

O DOPS era na verdade uma Polícia Política, e não só o Brasil tinha polícia política, mas outros países da época também tinha uma polícia política, como a União Soviética, que tinha a KGB, a Alemanha Oriental que tinha a Stasi, até mesmo o Império Russo {1721 - 1917} também tinha uma polícia política, que era chamada de "Okhrana".

Mas assim como outras instituições controversas, o DOPS também teve seu fim. Porém alguns anos antes de seu fim seu nome havia sido alterado para "DEOPS". Mas o fim dessa instituição se deu no início dos anos 80. Lembrando que o DOPS tinha ume versão em cada estado, tipo a Polícia Civil, e o último DOPS a ser extinto foi o do Rio Grande do Sul, em 1983. Hoje o DOPS ficou apenas nos livros de História, e para alguns é símbolo de ordem, decência e respeito, e para outros é símbolo de tortura, repressão e perseguição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...