segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Qual a diferença de Brasília e Distrito Federal?

Qual a diferença entre Brasília e Distrito Federal?

O Brasil é composto por 26 estados e um Distrito Federal, mas há quem diz que o Brasil é composto por 27 estados {Incluindo o Distrito Federal}, já que por vezes o Distrito Federal é confundido com um estado, e ainda mais pelo fato de que suas várias Regiões Administrativas são também chamadas de "Cidades Satélites" ou simplesmente "Cidades", como: Ceilândia, Brazlândia, Taguatinga, entre várias outras. Porém o que muita gente não sabe é que Brasília e Distrito Federal é a mesma coisa. Sim, isso mesmo que você entendeu, é a mesma coisa, o que torna Brasília um caso de sui generis na administração territorial brasileira, juntamente também como Fernando de Noronha, que faz parte de Pernambuco mas é uma região administrativa especial.

Então qual é essa diferença?

Primeiramente o Distrito Federal tem 5,7 mil km2 e possui uma população de cerca de 2 milhões de habitantes. Porém a Brasília propriamente dita e que é oficialmente chamada de "Plano Piloto" ou Região Administrativa Nº1, tem apenas 300 mil habitantes. E agora vou explicar toda essa "confusão".

Primeiramente Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 para ser a nova capital do Brasil. Antes disso a capital do Brasil era a cidade do Rio de Janeiro, e que pasmem... Também era chamada de "Distrito Federal". Sim, quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, ele também era chamado de "Distrito Federal", mas ao mesmo tempo também era chamado de "Rio de Janeiro". Na prática o Rio de Janeiro era uma "Cidade-Estado". Ou seja... Era uma cidade, mas também um estado, pois era uma cidade que não pertencia a nenhum outro estado, nem mesmo ao estado do Rio de Janeiro, que por sinal tinha como capital a cidade de Niterói.

Tanto que em 1960 quando Brasília se tornou a nova capital do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro continuou a ser uma "Cidade-Estado", porém n lugar de "Distrito Federal" passou a se chamar oficialmente "Estado da Guanabara" e ao mesmo tempo Rio de Janeiro, fazendo com que o Rio de Janeiro fosse a capital do estado da Guanabara. O estado da Guanabara foi extinto em 1975, quando seu território foi incorporado ao estado do Rio de Janeiro, e a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a capital do estado do Rio de Janeiro.

E com Brasília é a mesma coisa. Brasília é na verdade uma "Cidade-Estado", onde ela se chama Brasília e ao mesmo tempo Distrito Federal, pois como ela não pertence a nenhum estado, nem mesmo ao estado de Goiás {Já que seu território fica dentro do estado de Goiás, Brasília tem uma autonomia e sua parte autônoma é chamada de "Distrito Federal", mas na verdade é tudo Brasília.

Sobre as "Cidades Satélites"

Como o território de Brasília é muito grande, foram surgindo muitos núcleos urbanos e esses diversos núcleos urbanos que foram surgindo recebeu o nome oficial de "Região Administrativa", como por exemplo: "Região Administrativa de Ceilândia", "Região Administrativa de Taguatinga" e por aí vai. A Brasília propriamente dita se chama "Região Administrativa 1" oficialmente chamada de "Plano Piloto" e é lá que fica de fato todas as instalações administrativas do Estado brasileiro, como o Congresso Nacional, as sedes dos Ministérios, o palácio do presidente, dentre outros. Já as Regiões Administrativas, que são mais conhecidas como "Cidades Satélites" é como se fossem bairros de Brasília, porém com uma certa autonomia que lembra um pouco uma cidade. Mas de um modo geral Brasília é uma Cidade-Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...