A prisão é uma das formas de punir alguém por comportamentos que prejudicam a sociedade mais utilizada no mundo e também uma das mais antigas, e de uma certa forma até mesmo mais "justa", já que antigamente muita gente que cometiam crimes pagavam com suas próprias vidas. E com o passar do tempo o sistema de punição foi evoluindo até chegar nas atuais prisões, conhecidas também como "Penitenciárias", que talvez tem esse nome por conta da palavra "Penitência", usada no Cristianismo para se referir aquele fiel que se auto pune por ter cometido certos pecados.
Leia também: Qual a diferença entre Presídio e Penitenciária?
E saber que quem comete crimes e vai para a prisão isso todo mundo já sabe. Que os presos ficam uma certa quantidade de tempo na cadeia a depender do crime que cometeu, isso todo mundo já sabe, e que ficar o dia inteiro na cadeia, isso todo mundo já sabe. Mas quero contar aqui como é a rotina de um preso na cadeia de forma detalhada e os linguajar utilizado para se referir a vida na cadeia de um modo geral.
A rotina
Primeiramente muitas das coisas em uma cadeia depende da penitenciária, pois cada penitenciária possui culturas e organizações diferentes. Por exemplo: Tem penitenciárias onde o preso logo após receber visitas e voltar para as celas não é revistado, mas tem penitenciárias que o preso já é revistado ao voltar para a cela.
Mas a rotina de um preso consiste em acordar de manhã cedo, geralmente entre 6 e 8 da manhã, tomar o café da manhã, que é recebido nas celas geralmente trago por outro preso que ajuda na cozinha ou pelos policiais penas {Aqueles policiais que só trabalham em penitenciárias e que a alguns anos atrás se chamava "Agente Penitenciário"}. Depois de tomar o café da manhã os presos vai para o banho de sol, que é um pátio ao ar livre, porém protegidos com grades e onde são vigiados pelos policiais penais. A depender da penitenciária há unidades onde ficam presos separados por facções criminosas.
Depois de 2 horas, pois geralmente o banho de sol é de duas horas, os presos voltam para as celas, e algumas horas depois tem o almoço, que também é servido nas celas dos presos. Depois pela tarde tem mais um banho de sol, que também é de duas horas. E além disso ao longo do dia dependendo da penitenciária o preso pode fazer outras atividades, como ler, estudar ou fazer artesanato. A tarde tem o café da tarde e depois a noite tem a janta.
A parte que ninguém sabe
O Procedimento
Agora os detalhes que a maioria das pessoas não sabe é que geralmente a depender da penitenciária, principalmente nos dias de hoje é que existe o tal do "procedimento", que é uma revista íntima que os presos passam se não me engano todo dia, onde o preso fica um do lado do outro no pátio, retira toda a roupa se abaixa algumas vezes, depois abre os braços, mostra a língua para fora na frente dos policiais. Tanto os presos homens, quanto as presas mulheres passam por esse procedimento, que geralmente é feito por policiais do mesmo sexo que os presos.
O Bate Grade
Tem também o "bate grade", que é uma revista que ao invés de ser feita nos presos é feita nas celas. O bate grade é feito de 15 em 15 dias e consiste na remoção dos presos das celas, onde eles são conduzidos até o pátio, e ficam algemados de cabeça baixa enquanto os policiais penais fazem a revista completa nas celas. Há casos em que presos ficam no pátio aguardando o término da revista somente de cueca ou de bermuda e sem camisa ou só de calcinha e sutiã ou só de short e sutiã, no caso das mulheres presas, mas isso é difícil de acontecer. E geralmente o bate grade dura em média de 2 a 4 horas, e como disse antes é uma revista completa nas celas para apreender coisa proibidas nas celas, como drogas, celulares, entre outras coisas não aceita pelas autoridades no local.
Visitas
Outra questão é as visitas. Pelo que eu sei, os presos só recebem visitas aos sábados, que é dia de visitas, e quem somente pode visitar os presos é só os pais, esposas/maridos ou filhos. Primos, tios, amigos, entre outros não pode visitar, exceto se o preso não recebe visita nenhuma, aí um amigo pode visitar. Mas antigamente amigos podiam visitar os presos, mas como acontecia também de tentativas as vezes bem sucedidas ou não de amigos levarem coisas proibidas aos presos, a visita de amigos não foi mais permitida.
Sobre a polêmica revista vexatória que familiares de presos passavam ou passam, bem... Hoje em dia existe um scanner corporal, onde não precisa mais o familiar do preso tirar a roupa para o policial penal antes de visita-lo e isso já está funcionando em muitos estabelecimentos prisionais. Porém há estabelecimentos prisionais que ainda se fazem a revista íntima em familiares de presos.
Gírias usadas na cadeia
Existem muitas gírias usadas na cadeia e principalmente depende do estabelecimento prisional, mas algumas delas são: A Jega que é uma cama de cela feita totalmente de concreto, onde o preso apenas coloca um colchão para ter conforto e dormir. Tem também a Praia, que é o chão da cela mesmo onde dependendo do estabelecimento muitos presos acabam dormindo no chão. Tem a Golias, que é o nome usado para facas artesanais feitas dentro da cadeia e tem também o constrangedor Boi, que é um vaso sanitário enterrado no chão do banheiro da cela e que fica praticamente um buraco, onde o preso ao fazer suas necessidades fisiológicas tem que ficar de cócoras, e dependendo do estabelecimento prisional na frente de outros presos, já que muitos os presos dividem a mesma cela e a própria construção da cela as vezes é feita, onde literalmente outros presos possam ver o que o outro está fazendo, mas há presos que adaptam o local e fazem uma cortina com lençóis.
Roupas
Geralmente, principalmente em Presídios os presos já recebem o uniforme do estabelecimento prisional, porém principalmente em Penitenciárias, que são estabelecimentos onde ficam presos que já foram condenados, eles podem usar as próprias roupas mesmo, que muitas vezes é traga pelos familiares. E quanto a aparência como cabelo e barba, a princípio homens presos no Brasil não eram obrigados a fazer a barba, mas no entanto a partir de 2008 foram obrigados tirarem a barba e cortar o cabelo na máquina 2. Porém nos últimos anos há estabelecimentos prisionais onde homens podem usar cabelo tamanho do que a maioria dos homens usam {Curto mesmo} sem a necessidade de raspar, porém a estabelecimentos prisionais onde homens presos ainda são obrigados regularmente a raspar a cabeça. E quanto a barba, hoje em dia há estabelecimentos prisionais onde homens podem usar barba. E quanto as mulheres é opcional, elas podem manter os cabelos longos ou curtos se quiserem. Aliás, segundo as autoridades o motivo do porque homens presos são obrigados a cortarem o cabelo é por conta de "higiene" e pra não pegar piolho. Porém não faz sentido, já que mulheres presas não são obrigadas a cortar o cabelo, e como mulher também é gente, mulher também pode pegar piolho. Porém o verdadeiro motivo por trás disso é simplesmente cultural, já que a maioria dos homens usam cabelos curtos e as mulheres usam cabelos longos, então por mais que a justiça e as autoridades tentam passar uma imagem de "neutros" e "laicos", ainda assim elas são reflexos da cultura da própria sociedade.
Como é a cela?
No Brasil existem Penitenciárias Federais e Estaduais. As penitenciárias federais foram criadas em 2006 com o objetivo de alojar as lideranças do crime organizado e também para presos considerados mais perigosos e que não é só traficantes, mas também outros tipos de criminosos, como terroristas, criminosos de internet, entre outros. Atualmente o Brasil possui 5 penitenciárias federais, e a diferença delas para as demais, é que nelas as celas são individuais, cada preso fica sozinho em uma cela, não tem televisão, rádio, entre outras coisas e só podem ler, escrever e etc. E além disso a segurança em penitenciárias federais é mais reforçada.
Já as penitenciárias estaduais, que são em grandes quantidades, as celas possui vários presos e lá eles podem ter televisão, ventilador, rádio e em muitos casos como todos já sabem acabam também tendo celular. Além disso um fato curioso é que a maioria dos presos ou pelo menos grande parte deles preferem a penitenciária estadual, acredito eu que seja por conta de poder dividir a cela com outros presos e se distraírem, já que em penitenciárias federais passam 22 horas sozinhos dentro de uma cela.
Punição
Quando um preso comete algo errado na cadeia, passível de punição ele fica numa solitária sem direito a banho de sol com outros presos e dependendo da gravidade pode ficar até 20 dias nessa situação. Em penitenciárias federais esse tipo de punição é chamado de Regime Disciplinar Diferenciado, conhecido também como "RDD".
Considerações finais
Enfim para quem estuda Segurança Pública, História ou mesmo tem curiosidades acerca do sistema prisional essa é a rotina o conhecimento de forma mais detalhada sobre a rotina em uma prisão, onde mesmo cada estabelecimento prisional seja um pouco diferente do outro, esse é o padrão das penitenciárias atuais.
Mais algumas curiosidades
Qual maior estabelecimento prisional do Brasil? Acredito que seja o Complexo de Gericinó {Antigo Complexo de Bangu} no Rio de Janeiro, pois possui cerca de 20 unidades prisionais com cerca de 36 mil presos entre homens e mulheres.
Quantos estabelecimentos prisionais tem no Brasil: No ano de 2022 existiam cerca de 1,4 mil unidades prisionais.
Quantos presos existem no Brasil? Em 2022 existiam 832 mil presos, dos quais 42 mil eram mulheres.
Qual a faixa de idade dos presos: A maioria tem entre 18 a 40 anos, tanto homens quanto mulheres.
Qual a etnia/raça dos presos: A maioria dos presos, cerca de 80% são formados por pardos e brancos, tanto homens quanto mulheres. Já o restante é formado por negros e outras etnias.
Todos esses dados se referem somente ao Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário