Nessa foto que é do próprio site da praia é possível ver várias pessoas usando roupas na areia. Sendo que no próprio site da Praia existe um regulamento que proíbe isso.
Existe uma praia de nudismo aqui perto da cidade onde moro, localizada na cidade de Balneário Camboriú chamada Praia do Pinho. Ela é considerada oficialmente a primeira praia de nudismo no Brasil e foi inaugurada nos anos 80, se tornando famosa logo de cara. E seu auge foi durante os anos 80 e anos 90, pois afinal de contas era uma novidade no Brasil na época, que é um país que não tem essas tradições de nudismo como a Europa por exemplo. E eu sei que a nudez não tem nada a ver com pornografia, erotismo e etc., mas se o Brasil tivesse bastante cultura ao nudismo como a Europa, com certeza estaria um monte de gente falando que o Brasil é o "país da putaria", mas como é a Europa, aí o culto ao nudismo e nudez lá é considerado "bonito", "civilizado", e um "povo educado". Só a França por exemplo, cuja população é bem menor que a do Brasil possui cerca de 10 milhões de nudistas/naturistas {Lá fora os termos Nudismo e Naturismo são sinônimos} e dezenas ou talvez centenas de praias de nudismo. Enquanto que o Brasil tem apenas 8 praias de nudismo e um número de adeptos bem pequeno, que no total talvez deve ser em torno de 1 milhão de pessoas, e ainda por cima a maioria dos frequentadores de praias de nudismo no Brasil são casais de meia idade.
Mas o assunto aqui é as contradições da Praia do Pinho. Pois como é sempre bom a gente ler sobre um tema para poder falar sobre ele, e uma coisa que me chamou a atenção é que no exterior, principalmente a Europa, que é o point do nudismo, as praias de nudismo de lá podem ir qualquer pessoa de qualquer jeito. Ou seja... Podem ir pessoas peladas ou de roupas mesmos, onde pessoas que praticam o nudismo convivem lado a lado com pessoas de roupas. Enquanto que no Brasil é 8 ou 80. Ou seja.. No Brasil para frequentar uma praia de nudismo a nudez é obrigatória, caso contrário caia fora. E assisti uma entrevista com uma simpatizante do e ela disse que as leis das praias de nudismo foram criadas pelas câmaras municipais das cidades onde localizam tais praias. Mas no entanto ao pesquisar sobre o assunto, descobri que são as próprias associações nudistas ali mesmo das praias que estabelecem as leis, e não o poder público, o que seria uma incoerência. Mas a incoerência maior mesmo é a Praia do Pinho, como podem ver nas fotos abaixo:
Pois ao acessar o próprio site deles, já na primeira página tem uma espécie de slide com várias fotos apresentando a praia. Até aí tudo bem, mas o que me chamou a atenção é que nas fotos, mesmo tiradas de longe, já que tem muitos peladões ali, é possível ver algumas pessoas circulando de roupas. E a contradição é que no próprio site da praia tem uma página com os regulamentos onde eles claramente diz que A NUDEZ É OBRIGATÓRIA NAS AREIAS DA PRAIA. O que é uma grande incoerência. Porém como pode ter um motivo para tal situação, entramos em contato com a Praia do Pinho através de E-mail e em sua página do Instagram, onde mandamos mensagens perguntado sobre, para tentar entender se tem algum motivo, mas até agora não obtivemos respostas. Aqui abaixo está a página com a regra onde diz que a nudez é obrigatória nas areias da praia, porém não isso o que acontece as vezes.
Além disso voltando a falar sobre essa questão de nudez obrigatória nas praias de nudismo. Se não me engano a única praia de nudismo do Brasil onde a nudez é opcional é a Praia do Abricó, localizada no bairro de Grumari, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Porém parece que a nudez é opcional na Praia do Abricó somente em dias de semana, mas aos finais de semana, devido a movimentação maior de pessoas a nudez dentro da praia é obrigatória.
Atualização: Em 18 de novembro de 2023 a Praia do Pinho respondeu nosso e-mail e disse que a mais ou menos 2 anos a nudez tanto nas areias da praia, quanto na pousada agora é opcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário