domingo, 5 de novembro de 2023

Hoje na História - Saddam Hussein era condenado a morte na forca...

Saddam Hussein era condenado a morte na forca.

Saddam Hussein se revolta ao ouvir a sentença de sua condenação. Tempos depois ele dizia que iria "morrer como um mártir".

Um grande criminoso internacional ser condenado a morte na forca em pleno século XXI é algo que parece quase impossível, mas isso foi possível no finalzinho de 2006, quando o ex ditador do Iraque, Saddam Hussein foi condenado em 5 de novembro de 2006 pelo tribunal iraquiano a morte na forca. E ele não ficou anos no corredor da morte como acontece aos condenados a pena capital nos Estados Unidos. A execução foi rápida e já no dia 30 de dezembro de 2006, as vésperas de 2007, Saddam Hussein foi logo executado, e na forca.

Curiosidades: Ditadores que se deram mal no final!

Pra quem ainda não conhece muito a história, já que se fazem quase 20 anos, Saddam Hussein entrou para a política no Iraque ainda no começo da década de 60, quando o país havia acabado de deixar de ser uma monarquia e se transformar numa república. E sua ascenção ao poder no país foi rápida, e já em 1968 ele conseguiu fazer parte do comando do país, sendo digamos que um vice líder do país. Mas foi mesmo em 1979 que ele consolidou seu poder no país e se transformou no ditador do Iraque

E um dos primeiros feitos de sua ditadura foi declarar guerra ao Irã em 1980, que culminou numa longa e sangrenta guerra que durou até 1988. Foi também em 1982 que ele promoveu o massacre de muitos civis iraquianos que ele não concordava por conta de religião, e ele também drenou vários pântanos no país, prejudicando a sociedade local. Além disso no quesito guerra, em meados de 1990, Saddam Hussein também invadiu o Kwait, um país vizinho do Iraque e um dos mais ricos em petróleo e que tem bastante acesso ao Golfo Pérsico, já que geograficamente o Kwait fica na frente do Iraque no acesso ao Golfo Pérsico, deixando o Iraque com um pequeno acesso ao Golffo Pérsico.

E foi também nesta guerra do Kwait que os Estados Unidos liderou uma coalizão militar contra o Iraque, que durou até 1991, quando essa guerra chegou ao fim. Mas curiosamente até mesmo ainda no fim dos anos 90, os Estados Unidos ainda fazia incursões e alguns bombardeios ao Iraque, como o que aconteceu em 19 de dezembro de 1998, onde tem no YouTube disponível um vídeo onde mostra bombardeios na capital do Iraque, Bagdá ainda no fim da década de 90.

 

Nesse vídeo mostra o bombardeio da cidade de Bagdá, capital do Iraque em 19 de dezembro de 1998 por forças americanas e britânicas como punição ao Iraque por supostamente o mesmo atrapalhar os inspetores da ONU {Organização das Nações Unidas}, que estavam em busca de armas de destruição em massa.

Em 11 de setembro de 2001 aconteceu os ataques terroristas ao World Trade Center, nos Estados Unidos, onde as famosas Torres Gêmeas foram destruídas com impactos de aviões dirigidos por terroristas. A partir daí, os Estados Unidos fez uma incursão militar no Afeganistão que durou até 2021, e logo em seguida, em março de 2003 foi a vez do Iraque sofrer com uma intervenção militar dos Estados Unidos.

E tudo começou em 20 de março de 2003, quando bombas e mísseis americanos foram jogados na capital iraquiana, derrubando várias construções da cidade. O início da invasão foi amplamente acompanhado pela mídia. No começo, o governo de Saddam Hussein reagiu, mas logo em seguida fugiram e o ponto alto foi em 9 de abril, quando uma estátua de Saddam Hussein foi derrubada com a ajuda do exército americano.

Curiosidades: Os ditadores mais cruéis dos últimos tempos

O palácio presidencial foi ocupado pelas tropas de coalizão, Saddam Hussein e seus dois filhos fugiram, até que em 22 de julho de 2003 seus dois filhos acabaram morrendo em confronto com o exército americano em uma casa no interior do país, quando ambos se recusaram a se render e enfrentaram o exército. Saddam Hussein continuou escondido, mas em 13 de dezembro de 2003 foi descoberto pelo exército americano em um buraco no interior do país. As imagens de sua captura foram amplamente divulgado pela mídia no mundo inteiro e logo em seguida ele foi preso e aguardou julgamento até ser condenado a morte na forca em 5 de novembro de 2006 e executado em 30 de dezembro do mesmo ano aos 69 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...