domingo, 19 de novembro de 2023

A verdadeira história da bandeira do Brasil

A verdadeira história da bandeira do Brasil.

Hoje é o Dia da Bandeira no Brasil e pouca gente sabe disso, resultado de décadas de falta de patriotismo de muitos brasileiros principalmente entre os anos 80 e anos 2000. Mas felizmente isso está mudando e nos últimos anos o brasileiro vem ficando cada vez mais patriota, além também de a qualidade de vida no Brasil ter melhorado muito nos últimos anos. E se você discorda de mim, eu te faço a pergunta: O Brasil era melhor no ano de 2000? Qualquer coisa me responde nos comentários!!

E sobre a bandeira do Brasil, a nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após a proclamação da República no Brasil. Lembro que quando eu era pequeno, lá no começo do ensino fundamental na escola que é quando a gente começa a aprender a história do nosso país, o livro de história da escola dizia o significado das cores da bandeira do Brasil e dizia o seguinte: Que o verde representa as florestas do Brasil, já que o Brasil é um dos países com o maior número de florestas do mundo, que o amarelo representa o ouro do Brasil, do período colonial, onde principalmente na região de Minas Gerais houve extração de ouro, e que o azul representa o céu e as estrelinhas representa os estados do Brasil.

Porém como me interesso por história fui descobrir que o verdadeiro significado da bandeira do Brasil é outro significado que não tem nada a ver com o significado que é apresentado na escola. A verdade é que depois da proclamação da república no Brasil o significado da nossa bandeira foi ressignificada, pois desde a independência do Brasil em 1822 e durante todo o período da monarquia, a bandeira do Brasil era exatamente a mesma usada desde 1889. A única diferença é que a bandeira antes de 1889 tinha o losango um pouco maior, e no lugar do círculo azul com as estrelas, tinha o brasão de armas da monarquia brasileira, já que nosso país era uma monarquia.

E o verdadeiro significado da bandeira do Brasil é o seguinte:

Logo após a independência do Brasil em 1822, foi preciso desenhar uma bandeira para o novo país, e foi então que o governo brasileiro contratou o desenhista francês Jean Baptiste Debret, que elaborou a bandeira do Brasil que é usada até os dias atuais, porém a bandeira elaborada por Debret tinha o brasão da monarquia no centro e o losango amarelo era um pouco maior do que a atual bandeira Já as cores o significado era o seguinte: O verde representava a Dinastia de Bragança, que era a família do nosso primeiro imperador Dom Pedro I, e o amarelo representava a Dinastia de Habsburgo, que era a família da nossa primeira imperatriz, Leopoldina, a esposa de Dom Pedro I.

Essa bandeira foi utilizada até 1889, quando então foi proclamada a república no Brasil. E com a proclamação da república no Brasil era preciso fazer algumas mudanças no país, e entre elas inclui a bandeira. E bandeira proposta pelos republicanos, e que inclusive chegou a ser usada por alguns dias era uma imitação da bandeira dos Estados Unidos, porém com a diferença é que era verde e amarela, enquanto que a dos Estados Unidos é vermelha e branca. Mas... o marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a república no Brasil gostava da bandeira da monarquia, e ele sugeriu que tirasse apenas a coroa do brasão de armas. Mas os republicanos teimosos ainda assim quiseram fazer mais algumas mudanças pelo menos, e apresentaram a nova bandeira, que continuava com o mesmo formato que a anterior, porém com o losango um pouco menor e o círculo azul com as estrelas no meio. Mas de um modo geral a bandeira continuou quase igual a anterior, e Deodoro da Fonseca aprovou a nova bandeira e então desde 19 de novembro de 1889 o Brasil usa sua atual bandeira, que inclusive é uma das mais diferentes bandeiras do mundo, e também uma das mais bonitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...