O sistema penitenciário brasileiro é muito grande e ao mesmo tempo meio complexo, pois cada unidade prisional, isto é: cada penitenciária ou presídio possui uma administração diferente. Ou seja, uma penitenciária os funcionários trabalham de um jeito, já outra penitenciária os funcionários trabalham de outro jeito e assim por diante, e quem que decide isso é o diretor da penitenciária.
Mas de um modo geral existem informações acerca do sistema penitenciário brasileiro que dá pra fazer uma análise geral, e um delas é a população carcerária brasileira. E o número de presos no Brasil atualmente segundo últimas informações divulgadas em 2022 era de 832 mil presos, dos quais 42 mil desses presos são do sexo feminino, o que faz do Brasil o país com a terceira maior população carcerária feminina do mundo, ficando atrás apenas da China que está em segundo lugar, e dos Estados Unidos, que está em primeiro lugar. E sobre a população carcerária masculina se não me engano o Brasil ocupa também a terceira posição, e está atrás também dos dois países que mencionei anteriormente.
Porém esse número geralmente se modifica ao longo dos anos, por exemplo, a 10 anos atrás a população carcerária do Brasil era de em torno de 600 mil pessoas. No ano de 2000 por exemplo a população carcerária feminina era de apenas 10 mil mulheres, já em 2022 era de 42 mil mulheres. Então é um número que se modifica com o passar dos anos.
Administração geral
Agora quanto a outras informações sobre o sistema penitenciário brasileiro, ao todo ele se divide em dois tipos de administração: A Federal e a Estadual. O sistema federal controla penitenciárias federais que estão sob o comando de um departamento federal e foram construídas para abrigar presos que segundo a justiça são considerados mais perigosos. Atualmente o Brasil possui 4 penitenciária federais, sendo elas localizadas em: Porto Velho {Rondônia}, Mossoró {Rio Grande do Norte}, Campo Grande {Mato Grosso do Sul} e Catanduvas {Paraná}. Também tem uma prisão federal especial localizada em Brasília. Não sei exatamente quantos presos estão nas penitenciárias federais, mas cada uma delas tem capacidade para 200 presos, cada um em cela individual, porém por uma questão técnica do departamento federal em torno de umas 40 celas devem ficar vazias. Isso significa que talvez o número de presos em penitenciárias federais seja de mais ou menos uns 1 mil presos.
Agora tem também as unidades prisionais estaduais, e estas sim são a maioria. Ao todo segundo dados de 2022 o Brasil possui cerca de 1400 unidades prisionais, dos quais a maioria são administradas pelos estados, através dos departamentos estaduais de administração penitenciária, que geralmente na maioria dos estados brasileiros são chamados de SEAP {Secretaria Estadual de Administração Penitenciária}, já em outros estados como Santa Catarina é chamado de DEAP {Departamento Estadual de Administração Penitenciária}, e São Paulo que é chamado de SAP {Secretaria de Administração Penitenciária}. Mas o objetivo é o mesmo.
E com relação as penitenciárias estaduais, existem dois tipos que são as penitenciárias, que são unidades para abrigar presos que já foram condenados, e os presídios, que abrigam presos que acabaram de serem presos e estão esperando julgamento.
A resposta é: 832 mil presos {2022}
Dos quais 42 mil são do sexo feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário