domingo, 1 de outubro de 2023

Curiosidades - Entenda como era o presídio do Carandiru

Entenda como era o presídio do Carandiru.

Entrada do Carandiru, cujo nome verdadeiro era "Casa de Detenção de São Paulo" e que na verdade era um conjunto de pavilhões construídos entre os anos 50 e anos 60 ao lado do Carandiru original, inaugurado em 1920.

Quanto se fala em sistema prisional no Brasil muitos vem em mente a o famoso presídio do Carandiru, ou ainda o também famoso presídio de Bangu, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Mas quanto se diz respeito a História mesmo, o Carandiru é mais lembrado, visto que se tornou muito famoso por suas tenebrosas histórias e o terrível massacre que aconteceu em 1992, e por ser bem mais antigo do que Bangu, já que o Carandiru foi inaugurado em 1920, enquanto que Bangu só foi inaugurado em 1987.

A primeira vez que eu ouvi falar do Carandiru foi em 2003, eu lembro que eu tinha 10 anos de idade e morava em Blumenau, e naquela época gostava muito de assistir filmes, tanto que na mesma época eu tinha acabado de assistir o filme Cidade de Deus, e gostei muito por sinal. E voltando ao assunto aqui, a primeira vez que ouvi falar do Carandiru eu tinha 10 anos de idade e estava saindo da escola no final da manhã {Eu estudava de manhã}, indo pra casa a pé, e no caminho vi um cartaz bem grande com a capa do filme do Carandiru que havia acabado de ser lançado. Já cheguei a assistir o filme, mas não ele todo completo e só lembro de algumas cenas. Mas sobre o presídio em si eu já li muito sobre o mesmo e confesso que antes de ler sobre o Carandiru eu me confundia bastante, principalmente quando se trata do Carandiru dos anos 20 até os anos 40, e depois do Carandiru dos anos 90, pois até as construções eram diferentes e isso gera muita confusão nas pessoas, achando que o Carandiru dos anos 20 é o mesmo dos anos 90, pois na verdade não é o mesmo, inclusive o Carandiru dos anos 20 ainda existe, mas iremos explicar sobre. 

A história

A princípio tudo começou em 1911 quando o então presidente do estado de São Paulo {Sim, naquela época os governadores eram chamados de "Presidente" também} adquiriu um enorme terreno na zona norte da cidade de São Paulo, no bairro chamado Carandiru {Por isso a cadeia ficou conhecida com esse nome} e também na divisa com o bairro Santana, e ali começou a construção da nova cadeia que deveria se enquadrar nas regras do Código Penal de 1890, que era o mais recente até então.

A história do Carandiru.

Carandiru quando foi inaugurado em 1920, o "primeiro" Carandiru e que se chamava "Penitenciária de São Paulo".

A construção da cadeia levou 9 anos, foi construída pelo famoso escritório de arquitetura Ramos de Azevedo, e seu investimento era pra ser 7 contos de réis, o que já era muito para a época, mas acabou ficando 14 contos de réis. Mas o pesado investimento valeu e a pena e em 1920 a cadeia foi inaugurada e se chamava Penitenciária de São Paulo. A cadeia era tão perfeita que chegou a receber a visita de personalidades ilustres, recebeu a visita de muitos estudantes de direito e até mesmo de um chefe de polícia de Nova York. A cadeia virou um exemplo não só pela arquitetura, instalação e etc., mas sim pela sua organização como um todo, pois ela servia de fato mesmo para ajudar a reintegrar a pessoa que estava ali detida, pois oferecia oficinas de atividades, trabalho e não tinha super lotação.

Quando a situação começou a ficar ruim

Durante cerca de 20 anos, isto é até os anos 40, o Carandiru, cujo nome verdadeiro era Penitenciária de São Paulo estava tudo tranquilo, até que no final desta década as coisas começaram a degringolar tudo, principalmente nos anos 50, e a causa inicial do problema foi justamente a super lotação, e por conta disso em 1956 foi construída a Casa de Detenção de São Paulo, e esta sim que é o famoso Carandiru que todos conhece, com aqueles pavilhões qiadrados que parecem blocos de apartamentos. Já o "Carandiru Velho" ou ainda Penitenciária de São Paulo é as primeiras construções que tinha uma arquitetura totalmente diferente.

E é justamente a Casa de Detenção de São Paulo que ficou famosa com histórias tenebrosas e superlotações. Com o passar dos anos foram construídos mais blocos, chamados de "Pavilhões", até que ao todo foram construídos 7 pavilhões, embora o último recebeu o número de "9", pois o Pavilhão 1 e 3 não chegaram a existir.

Entenda como era o presídio do Carandiru.

Mapa do Complexo Penitenciário do Carandiru, onde no canto superior aparece o "primeiro Carandiru" inaugurado em 1920 e que ainda existe e é uma penitenciária feminina com cerca de 2 mil detentas. No canto inferior a esquerda fica a Casa de Detenção de São Paulo, o famoso Carandiru que todo mundo conhece, onde infelizmente ocorreu o massacre em 1992, mas que foi demolido entre os anos de 2002 a 2006, e hoje é um parque chamado "Parque da Juventude".

A Casa de Detenção de São Paulo {O famoso Carandiru} com seus enorme blocos ficava ao lado da Penitenciária de São Paulo {O Carandiru velho, e que ainda existe}. E dentre os pavilhões que existia no Carandiru os que mais se destacaram foi o Pavilhão 7, considerado o mais tranquilo, onde os presos faziam trabalhos lá mesmo, entre outras atividades. O pavilhão 5 que era onde ficavam os presos mais excluídos. O pavilhão 8 onde ficavam os presos reincidentes e o famoso Pavilhão 9, onde ficavam os presos que acabaram de chegar e era se não me engano o mais perigoso, pois sempre tinha confusão. E foi justamente o Pavilhão 9 onde começou uma pequena briga que se transformou numa rebelião e onde infelizmente houve o massacre ocorrido em 2 de outubro de 1992 que resultou na morte de 111 presos.

O que aconteceu com o Carandiru e como está atualmente?

Mesmo depois do massacre em 1992, o Carandiru continuou existindo por mais 10 anos, até que em meados de 2002 ele foi sendo desativado e já em dezembro de 2002 alguns pavilhões foram demolidos. Anos depois mais outros pavilhões foram demolidos e atualmente resta apenas 2 pavilhões, como uma espécie de museu. E no local onde ficavam os pavilhões demolidos foi construído um parque chamado "Parque da Juventude", com biblioteca, um memorial e um espaço verde.

Entenda como era o Carandiru.

Esse é o Carandiru atualmente, inaugurado em 1920, é atualmente a Penitenciária Feminina de Santana, e tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo.

Agora sim iremos falar do "Carandiru velho", aquele inaugurado em 1920. Esse Carandiru, cujo nome oficial era "Penitenciária de São Paulo" ainda existe e desde 2005 passou a ser uma penitenciária feminina, cujo nome foi alterado para "Penitenciária Feminina de Santana". Esse primeiro Carandiru que ainda existe ainda conserva sua bela arquitetura de 1920, tanto que em 2020 no aniversário de 100 anos da penitenciária, a mesma foi homenageado no site da SAP {Secretária de Administração Penitenciária} de São Paulo.

Ou seja... Aquele Carandiru lá dos anos 20, que foi um modelo de penitenciária ainda existe e é uma penitenciária feminina e ainda conserva boa parte de sua bela e histórica arquitetura. Já o que não existe mais e foi demolido foi a Casa de Detenção de São Paulo, que era um conjunto de blocos construídos ao lado do "Carandiru velho" e que foi demolido entre os anos de 2002 a 2006, mas que ainda conserva dois blocos como uma espécie de museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...