terça-feira, 10 de outubro de 2023

Ontem na História - Ícone terrorista Chê Guevara era executado pelo exército boliviano

Ícone terrorista Chê Guevara é executado em 9 de outubro de 1967.

Chê Guevara logo após ser executado e em exposição ao público.

Ontem, dia 9 de outubro o ícone terrorista Ernesto Chê Guevera era executado pelo exército boliviano, só que em 1967 no meio da selva boliviana. Idolatrado por comunistas ao redor do mundo todo, sendo um ícone de muitos jovens também no mundo inteiro, principalmente em países capitalistas {Que ironia não}, jovens esses que nem sabem direito quem foi ele, Chê Guevara ficou conhecido por ser um revolucionário e um suposto libertador dos povos oprimidos, porém a história não é nada assim.

Nascido em 14 de junho de 1928, na cidade de Rosário, interior da Argentina, Ernesto Guevara, seu nome verdadeiro tinha quatro irmãos e era o mais velho de todos. Sua família era bem tradicional e em meados dos anos 40 ele começou a faculdade de medicina, onde formou em médico e começou a atuar como médico logo depois. Também gostava muito de viajar de motocicleta e em um dado momento fez uma longa viagem de motocicleta pela América Latina, até num dado momento em meados dos anos 50 conhece os irmãos Fidel Castro e Raúl Castro no México.

Logo em seguida Chê Guevera que já recebeu tempos depois o famoso apelido, começa a se juntar com os irmãos Castro que estavam tentando dar um golpe de estado no então ditador de Cuba, Fulgêncio Batista, que comandava o país já fazia algum tempo e era acusado de ser puxa saco dos Estados Unidos. Foram algumas tentativas, até que em 1 de janeiro de 1959 os irmãos Castro, junto com Chê Guevera e demais guerrilheiros conseguem tomar o poder em Cuba. Chê Guevara então em uma de suas primeiras ações toma uma mansão de um rico burguês de Cuba, começa a usar relógios caros, adorava uma Coca Cola {E tem fotos dele tomando Coca Cola} e foi nomeado ministro em Cuba {Se não me engano ministro da economia}. E não há problema nenhum em Chê Guevara gostar de usar relógios caros, tomar Coca Cola e viver numa mansão. O problema é que ele criticava tudo isso, assim como ele criticava o Capitalismo e chamava tudo isso de "Imperialismo".

E as polêmicas com Chê Guevara não pararam por aí. Ele chegou a dizer que se pudesse dava um tiro em Jesus Cristo. Também fez comentários sobre a população negra que hoje seria considerada discriminação, como quando ele diz que "o negro só se preocupa com frivolidades, e que os brancos tem a cultura de poupar as coisas". Ele é também considerado um homofóbico sendo acusado de discriminar e executar homossexuais. Chê Guevara também insultou a população mexicana, chamando os mexicanos de "índios analfabetos". Até mesmo em um discurso na ONU {Organização das Nações Unidas}, Chê chegou a dizer: "Fuzilamos, fuzilaremos e continuaremos a fuzilar".

E durante a década de 60, Chê Guevara continuou com tudo com suas aventuras revolucionárias, chegando a ir até mesmo na África, porém o bicho pegou pra ele lá e ele voltou para a América, onde se casou e teve quatro filhos, mas ao todo ele teve cinco filhos, pois a primeira filha era do seu primeiro casamento. 

E aqui na América ele continuou com suas aventuras revolucionárias, onde ele partiu para a Bolívia tentar fazer o mesmo que aconteceu com Cuba, e há relatos de que ele também planejava invadir a Argentina. Mas sobre a Bolívia de novo, ele se instalou na selva boliviana, porém o governo boliviano já estava de olho nele, até mesmo porque a maioria dos países da América não queria comunismo por aqui. Então em 8 de outubro de 1967, Chê Guevara foi capturado e preso pelo exército boliviano, e logo em seguida o exército autorizou sua execução.

Há relatos de que Chê Guevara chegou a dizer para não o mata-lo, pois segundo ele, ele valeria mais vivo do que morto. Mas de qualquer forma ele foi executado no dia seguinte, em 9 de outubro e seu corpo foi exposto em uma cama onde foi fotografado e as fotos correu o mundo inteiro, além também de muita gente ter ido lá visitar o corpo dele, provavelmente por curiosidades. Mas por incrível que pareça há algumas pessoas naquela região ali do interior da selva boliviana que o considera como um santo.

Por fim seu corpo ficou desaparecido por trinta anos, até que em 1997 seus restos mortais foram achados e transportado para Cuba, onde foi enterrado na cidade de Santa Clara, mas antes houve uma cerimônia de homenagem a ele. Inclusive em Cuba há um prédio onde há uma imagem contornada bem grande do rosto de Chê Guevara. E por falar nisso, por ironia do destino uma famosa fotografia sua, tirada em 1960 acabou virando um ícone cultural, sendo estampada em camisetas, adesivos, posters, canecas, entre outros acessórios no mundo inteiro. O que mostra que até o comunismo se rende ao capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...