quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Hoje na História - Curiosidades sobre o dia de hoje...

Curiosidades sobre o dia 12 de outubro.

O dia de hoje é mais um dia como qualquer outro, porém assim como poucos outros dias do ano, a data de hoje marca a comemoração de algumas coisas interessantes aqui no Brasil, embora algumas delas não são comemoradas, mas vale lembrar a curiosidade.

1492 - Descoberta da América

Embora todo sabe que em 1500 marca o descobrimento do Brasil e isso é ensinado nas escolas, o continente americano também teve uma data em que foi descoberto. E foi em 1492, quando navegadores espanhóis que estavam indo para as Índias {Atual Índia} sem querer desembarcaram na América, mas precisamente na ilha onde hoje fica a República Dominicana e o Haiti. Lá fundaram a cidade de Santo Domingo, a mais antiga cidade da América, e com o passar dos anos os navegadores europeus descobriram outras terras como México, Cuba, Flórida, entre outros, e ao se depararem com os nativos e ao mesmo tempo pensarem que estavam nas Índias, os navegadores começaram a chamar os nativos de "Índios", e desde então é por isso que os índios são chamados por nós de "índios". E foi só depois que os navegadores haviam notado que haviam descoberto um novo continente. Mas em 1498 através dos portugueses, liderados por Vasco da Gama, eles finalmente conseguiram chegar de boas as Índias.

1798 - Nasce Dom Pedro I, libertador do Brasil e primeiro imperador

Em 12 de outubro de 1798 em um quarto no Palácio de Queluz, localizado em Lisboa, capital do então Reino de Portugal, nasce Dom Pedro I, que de início era para ser um príncipe comum, mas pouco tempo depois seu irmão mais velho faleceu, e ele se tornou o príncipe herdeiro. Quando ainda era criança em fins de 1807 sua família saiu de Portugal em virtude das Guerras Napoleônicas e se estabeleceram no Brasil, chegando por aqui em 1808. Desde então passou a ter seu dia a dia no Brasil, chegando a crescer, casar e ter seus primeiros filhos no Brasil. Até que em 1820 houve uma revolução em Portugal, a Revolução do Porto, e os revolucionários portugueses queriam a volta de toda a família real a Portugal. Por ideia de seu pai, Dom João VI, Dom Pedro ficou no Brasil e somente Dom João VI voltou a Portugal. Os revolucionários portugueses ficaram furiosos, pois além de querer a volta de toda a família real para Portugal, queriam rebaixar o Brasil ao status de colônia. E nesse período começou o processo de luta pela independência do Brasil e Dom Pedro I ficou do lado dos brasileiros, conseguindo proclamara a independência do Brasil e se tornou seu primeiro imperador. E anos depois teve que retornar a Portugal para assegurar que sua filha se tornasse rainha de Portugal. Ela havia assumido o trono logo após a morte do avô, Dom João VI em 1826. Mas seu irmão, Dom Miguel deu um golpe de estado em sua sobrinha. Dom Pedro I ao retornar a Portugal em 1831, conseguiu recuperar o trono para sua filha, porém no meio de tanta confusão ele acabou contraindo pneumonia, ficando cada vez mais debilitado, vindo a falecer em 24 de setembro de 1834. E curiosamente ele faleceu no mesmo palácio e no mesmo quarto ode havia nascido quase 36 anos antes.

1924 - É promulgado o Dia das Crianças

Nesse ano foi promulgado no Brasil o Dia das Crianças, porém a data passou a ser comemorada mesmo vários anos depois, e de lá para cá no país inteiro a data é comemorada com grandes eventos que vai desde grandes atrações até mesmo pequenas atrações comemoradas por todos os tipos de pessoas, organizações entre outras. Comercialmente falando também a data é de grande movimentação no comércio, onde presentes, como brinquedos é um dos produtos mais vendidos. E como disse antes, todo ano a data é comemorada com muita empolgação de norte a sul do Brasil, afinal de contas as crianças são nossos anjinhos e todo mundo um dia já foi criança.

1980 - É promulgado o Dia de Nossa Senhora Aparecida

No mesmo dia das crianças é também o Dia de Nossa Senhora Aparecida, e aliás uma curiosidade aqui: É justamente por conta do Dia de Nossa Senhora Aparecida que hoje é feriado, e não porque é Dia das Crianças. E como tudo que remete a religião as vezes gera uma certa polêmica, há pessoas e organizações religiosas que preferem comemorar o Dia das Crianças no lugar de Nossa Senhora Aparecida, e está tudo bem. Mas a história dessa data é bem antiga, começa ainda em outubro de 1717, quando alguns pescadores do Vale do Paraíba, no nordeste do estado de São Paulo estavam pescando no rio paraíba e acabaram achando uma estátua de uma santa, porém sem cabeça, mas depois eles por coincidência conseguiram achar também a cabeça da santa. A santa em questão era Nossa Senhora da Conceição, por isso o nome oficial de Nossa Senhora Aparecida é "Nossa Senhora da Conceição Aparecida", e inclusive a Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Portugal, mas na época o Brasil ainda era um estado português.

Há também segundo a tradição milagres que ocorreram no local por conta da santa, como a do escravo Zacarias, que teve suas correntes quebradas após fazer uma oração em frente a santa no momento em que ele estava sendo conduzido. E com o passar do tempo a região foi ficando famosa e uma capela foi construída no local. Até que mais de cem anos depois, isso já em 1822 o imperador Dom Pedro I em meio as correrias da independência do Brasil fez uma parada na capela onde estava Nossa Senhora Aparecida e fez uma oração. Os anos se passaram e em meados do início do século XX, por voltava de 1900 a princesa Isabel, neta de Dom Pedro I doou uma coroa a Nossa Senhora Aparecida e ela foi coroada Rainha do Brasil. Os anos se passara e em fins dos anos 40 começou a construção da famosa Basílica de Nossa Senhora Aparecida, um dos locais mais conhecidos do Brasil e que recebe turistas o ano todo. Até que em 1980 na época em que o papa João Paulo II veio ao Brasil pela primeira vez, o dia 12 de outubro foi promulgado por lei como o Dia de Nossa Senhora Aparecida. E embora o Estado seja laico, vale lembrar que em 1980, 89% dos brasileiros eram católicos, inclusive o próprio presidente da República na época, João Batista Figueiredo. Não sei se um feriado religioso seria promulgado nos dias de hoje, já que o pluralismo religioso está bem maior no Brasil nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...