João Paulo II, um dos papas mais carismáticos da história.
Ontem, dia 16 de outubro, só que há exatos 35 anos atrás, em 1978, João Paulo II se tornava papa, e o mundo não imaginava que ali começaria a jornada do último papa carismático até agora. E digo carismático porque no futuro pode ser que venha outro papa carismático também, porque esse papa Francisco não tem nada de carismático, e sendo bem sincero aqui ele é muito fraco. Já Bento XVI, que assumiu o trono papal no lugar de João Paulo II logo após o falecimento deste em 2005, embora agia do jeito correto como um papa deve agir, não sendo progressista como o papa Francisco, ele infelizmente não conseguiu o mesmo carisma que João Paulo II.
Mas voltando a falar de João Paulo II, sua história daria um filme, e aliás, já fizeram um filme sobre ele mesmo, e se chama Karol - O homem que se tornou papa {Karol é o nome verdadeiro de João Paulo II, e lembrando que Karol é um nome masculina na Polônia, que á a terra natal de João Paulo II, e se significa "Carlos"}. O filme sobre João Paulo II é muito bom, eu já assisti a três anos atrás no YouTube mesmo, o filme está disponível gratuitamente.
Nascido em 1920, na Polônia, Karol Wojtyla, se não me engano consta em sua história que pouco antes de nascer, o médico sugeriu que sua mãe fizesse um aborto, mas ela não fez. Não conheço muito sua história de criança, mas ele perdeu sua mãe ainda cedo e acho que ele tinha um irmão. Só sei que no filme que conta a história dele, começa já mostrando sua juventude mesmo, quando ele tinha por volta dos 18 anos de idade, pouco antes de começar a Segunda Guerra Mundial.
E falando de juventude, na juventude, João Paulo II fazia teatro e apresentações e ele mesmo queria ser ator. Mas tempos depois em 1939, logo após o começo da guerra, a Alemanha Nazista invadiu a Polônia, e a vida no país ficou um caos, com constantes racionamentos de itens básicos e muita gente tendo que se esconder, inclusive João Paulo. Em 1944 ele acabou sendo atropelado por um caminhão dos soldados nazistas, mas conseguiu sobreviver. E logo após o fim da guerra e a retirada dos nazistas da Polônia, o país teve que enfrentar outro drama: Os comunistas, que amarraram a Polônia em uma ditadura que durou décadas.
E nesse período, já em fins dos anos 40, Karol Wojtyla resolveu fazer parte da Igreja, se tornando padre e em um dado momento ele se tornou bispo e depois arcebispo na Polônia. Ele também dava aulas e conseguiu se destacar por ser moderado, evitando falar de política e de apoiar ou a esquerda ou a direita, e devido ao seu estilo moderado ele conseguiu negociar com os comunistas a liberação de metade de um convento na Polônia que havia sido confiscado pelos comunistas.
João Paulo I foi substituído por João Paulo II. |
Por fim já no começo dos anos 80 começa a revolução de João Paulo II. Pois ele faz inúmeras viagens pregando a paz e o Evangelho para o mundo inteiro. Nesse mesmo ano ele visita o Brasil e se torna o primeiro papa a visitar o Brasil, sendo bem recepcionado pelo povo brasileiro. E um fato que chamou a atenção na época foi que ele chegou a visitar uma favela no Brasil, além também de ter beijado o chão brasileiro ao descer do avião. Ao todo João Paulo II veio três vezes ao Brasil, a última foi em 1997.
E no mundo inteiro João Paulo II continuou seu trabalho sendo amplamente popular e carismático com o passar dos anos. Até que no início dos anos 2000 ele já mostrava sinais de cansaço, pois já estava também com mais de 80 anos de idade. Mas mesmo assim ele continuou trabalhando, até que no início de 2005 sua saúde se deteriorou e em abril desse ano ele acabou falecendo. Sua morte comoveu o mundo inteiro e chefes de estado do mundo inteiro compareceram a cerimônia de enterro no Vaticano, a sede da Igreja em Roma. João Paulo II deixou um legado e anos depois ele foi canonizado pela Igreja e hoje é chamado também de São João Paulo II. Seu pontificado durou 27 anos, sendo o terceiro papa que ficou mais tempo reinando, atrás apenas de Pio IX {31 anos} e São Pedro {37 anos}.
Nenhum comentário:
Postar um comentário