segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Internet - As pessoas estão interagindo menos no Facebook | Será o começo do fim da rede social?

As pessoas estão interagindo menos no Facebook. Será o fim da rede social?

Cena do filme A Rede Social {2010}, que conta a história do Facebook, a rede social mais popular dos últimos anos.

Que as redes sociais são formas de se interagir inovadora e muito presente nos dias atuais isso todo mundo sabe. Surgida no início dos anos 2000, praticamente com a fundação do Myspace, que foi praticamente a primeira grande rede social do formato que nós conhecemos, as redes sociais parece que vieram pra ficar {Ou talvez nem tanto}. Mas eu acredito que veio mesmo pra ficar, o que talvez não veio pra ficar são determinadas plataformas, como o Orkut, Facebook, entre outras. E é justamente sobre o Facebook que irei falar.

Fundada também no início dos anos 2000, mas precisamente em fevereiro de 2004, o Facebook é praticamente uma das primeiras redes sociais do mundo, ficando logo atrás do finado Orkut, fundado em janeiro de 2004 e do Myspace, fundado em 2003 e é o mais velho dos três. O Facebook surgiu dentro da famosa Universidade americana de Stanford e seus criadores foram Mark Zuckerberg, o brasileiro Eduardo Saverin e outro rapaz, e se chamava The Facebook e inicialmente era utilizada pelos alunos da universidade.

Porém rapidamente a rede social foi crescendo e se tornando popular nos Estados Unidos, mas só nos Estados Unidos, enquanto que seu rival, o Orkut se tornou mais popular no Brasil e depois na Índia. E falando do Brasil agora, durante muitos anos o Orkut reinou absoluto no Brasil, praticamente de 2005 até 2011, enquanto que o Facebook era um desconhecido por aqui.

Mas a medida que os anos se passaram a internet, surgida como nós a conhecemos nos anos 90, era bem recente nos anos 2000 ainda, e é óbvio que com o passar dos anos a internet iria evoluir, e o Facebook soube evoluir junto com a internet. E devido a isso o Facebook a partir de 2011 começou a ficar mais moderno e aos pouco foi incrementando certas funcionalidades que ajudaram e muito sua popularidade no Brasil, como o compartilhamento de vídeos, as conversas online chamada de Messenger, semelhante ao popular MSN, depois a melhoria na produção de conteúdo através de páginas que os usuários poderiam criar no Facebook, bem diferente e mais moderna do que as precárias comunidades que davam pra criar no Orkut.

E com tudo isso o Facebook se tornou gigante e já em 2012 tinha ultrapassado o Orkut no Brasil, se tornando a rede social mais popular do país, e em dado momento atingiu 1 bilhão de usuários no mundo inteiro, bem mais do que o Orkut teve no mundo inteiro. E então com o passar dos anos a popularidade do Facebook e consequentemente a interação entre as pessoas aumentavam muito. Ou seja... Até poucos anos atrás quando uma pessoa publicava uma foto em seu perfil no Facebook, tinha muitas curtidas, hoje em dia uma pessoa com muitos amigos no Facebook posta uma foto tem no máximo umas 7 curtidas.

Eu lembro por exemplo, que eu criei um perfil no Facebook em 2016 e quando eu já tinha ali cerca de 400 amigos, eu postava fotos e rapidamente minhas fotos batiam 30, 40 curtidas. Hoje, tenho cerca de 800 amigos no Facebook e quando posto uma foto, bate no máximo 10 curtidas. E já cheguei a pensar que era só comigo que acontecia, mas no entanto percebi que com muita gente isso também está acontecendo. Tem pessoas que tem 1,5 mil amigos no Facebook e posta uma foto e tem lá no máximo 15 curtidas, e olha que a pessoa não é feia, e há pessoas que posta uma foto e não tem absolutamente nenhuma curtida.

E percebi que começou a ficar assim em 2021, pois de lá para cá as pessoas estão interagindo bem menos no Facebook, curtindo muito pouco as publicações dos outros. E fora ainda a quantidade grande de pessoas que simplesmente nem entra mais em seu perfil no Facebook. Eu não sei se isso é impressão minha, mas se não for, já dá para perceber que isso significa que as pessoas estão se desinteressando pelo Facebook, e será que isso pode ser o começo do fim da rede social?

Não sei, o que sei é que pode sim as pessoas começar a se desinteressar bastante pelo Facebook, mas o que poderá mesmo decretar o fim desta rede social é só se surgir uma nova rede social melhor e com novidades bem apreciadas pelo público, assim como aconteceu quando o Facebook começou a ficar mais moderno do que o Orkut. E se caso isso acontecer, o que restará para o Facebook é ou ser uma rede social medíocre como o Myspace é nos tempos atuais, ou será descontinuado como o Orkut ou poderá migrar de função e passar a ter um outro tipo de função. Enquanto isso... Curte seu face galera, hehehe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...