terça-feira, 6 de setembro de 2022

Porque a Alemanha só se tornou um estado nação somente em 1871?

A Alemanha só se tornou um estado nação em 1871.
Cerimônia de fundação do Império Alemão em 18 de janeiro de 1871.

Gosto de falar da Alemanha porque ela tem várias histórias, que incluem até mesmo o Cristianismo com o Protestantismo e sua Reforma Protestante. Mas neste caso irei falar do porque a Alemanha só se tornou um estado nação somente em 1871.

Primeiramente "Estado-Nação" é o tipo mais comum de organização dos países hoje em dia. Ou seja, com um governo, uma capital, moeda, centralização e etc. Uma forma mais organizada de sociedade. E a Alemanha só foi se tornar um Estado organizado somente a pouco mais de 150 anos, embora sua história seja bem antiga.

E por sua história ser bem antiga, a primeira menção a Alemanha e seu povo foi ainda nos tempos do Império Romano, quando os romanos passaram a chamar aquela região de "Germânia", e como a cultura romana influenciou e influencia a cultura ocidental até os dias atuais, é por isso que palavras do tipo "Germânico, germânica" e etc são referentes a Alemanha. Tanto que o inglês que sofreu um pouco de influência da língua romana, o nome Alemanha em inglês é "Germany".

Mas enfim, os romanos se referiam aquela região como "Germânia", e seu povo ainda viviam em tribos e eram conhecidos pelos romanos como Bárbaros e Vândalos, pois eles viviam atazanando em volta das fronteiras do Império Romano com pequenas invasões e saques, que séculos depois se intensificaram e foram bem maior, o que resultou no fim do Império Romano no final do século V.

E foi justamente no século V que os bárbaros já estavam ocupando cada vez mais terras romanas, e o império enfraquecendo cada vez mais. Até que em 476 o líder germânico Odoacro derrubou de vez o Império Romano, se declarando rei da Itália, uma província romana da época {Pois a atual Itália era uma província romana naquela época}.

Com o passar do tempo muitas províncias e regiões romanas foram se tornando reinos independentes, como França, Inglaterra, Portugal, Espanha, entre outros. Os bárbaros foram aos poucos sendo cristianizados e foram surgindo reinos naquela região, e desta vez civilizados. Com o tempo eles foram crescendo.

Enquanto isso na região da Itália também foram surgindo vários reinos e até mesmo repúblicas. E um desses reinos era os Estados Papais, conhecido também como Estados da Igreja, Estados Pontifícios ou oficialmente pela própria Igreja como Patrimônios de São Pedro. Esse reino ao qual vamos chamar de Estados Papais teve uma decisiva função na fundação do primeiro estado alemão mais conhecido.

Séculos após o fim do Império Romano acabou por surgir na parte ocidental e norte da Europa um império conhecido como "Império Carolíngio". Esse império foi dividido em 843 em dois reinos conhecidos como: Francia Ocidental {Atual França} e Francia Oriental {Atual Alemanha}. A Francia Oriental tempos depois se transformou no Reino da Germânia.

E foi pro fim no ano 962 que a a Igreja então criou um novo Império Romano, que ficou conhecido como: Sacro Império Romano, porém mais conhecido como: Sacro Império Romano Germânico, pois o território da Alemanha correspondia a maior parte desse império.

Esse império reunia além dos territórios da atual Alemanha, outros territórios que incluíam a Suíça, norte da Itália e também os Estados Papais. Porém este império não era muito organizado, pois ele não tinha um governo centralizado, com capital, como nos tempos atuais e como também alguns reinos que já existiam na época, e os que vieram a ser fundados pouco depois, como Portugal em 1143.

Os anos séculos se passaram, em 1517 veio a Reforma Protestante, quando o então padre Martinho Lutero que era alemão protestou contra a Igreja. Excomungado em 1521, ele então resolveu fundar uma outra Igreja, a Igreja Luterana, que se tornou a Igreja oficial da Alemanha séculos depois e também de outros reinos do norte europeu. Martinho Lutero também traduziu a Bíblia para o alemão, o que ajudou na organização do idioma alemão, o que também já foi um passo para a formação do futuro moderno estado alemão.

Em 1701, a Prússia se torna um reino independente, e ela se transformaria aos poucos na personificação da própria Alemanha, liderando no fim do século seguinte a unificação e formação do moderno estado alemão.

Entre 1804 a 1815 acontece as Guerras Napoleônicas, e em 1806, por pressão de Napoleão Bonaparte que estava tocando o terror na Europa, o quase milenar Sacro Império Romano Germânico foi extinto, seu imperador, que era pai da primeira imperatriz do Brasil, a senhora Leopoldina, eleva o Arquiducado da Áustria a condição de Império e cria em 1804 o Império Austríaco, sendo por dois anos imperador de dois impérios.

Findado em 1806 o Sacro Império Romano Germânico, é criado em seu lugar a Confederação do Reno, que duraria até 1867, quando em seu lugar é criada a Confederação da Alemanha do Norte. Nesta época a Prússia já liderava o movimento de unificação da Alemanha, tendo derrotado a Áustria em 1866, pois ela a atrapalhava.

Em fins de 1870 numa última batalha pela unificação a Prússia derrota a França, que também estava atrapalhando a Prússia de unificar os últimos territórios alemães ao sul. Finalizada esta batalha, em 18 de janeiro de 1871 é proclamado oficialmente a criação do Império Alemão, que passou a utilizar comumente o nome Alemanha. É neste ano que é fundado o moderno estado alemão, após mais de mil anos de história.

Curiosidades:

Embora o Brasil tem uma história jovem comparado a Alemanha, o estado-nação brasileiro é mais antigo que o estado-nação alemão, tendo sido fundado em 7 de setembro de 1822, enquanto que o estado alemão foi fundado em 18 de janeiro de 1871.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado se mete em briga para defender mulher desconhecida e acaba morrendo a facadas

Advogado acabou morrendo a facadas ao se meter em briga de casal para defender mulher desconhecida. Recentemente um caso chocante chamou mui...