É bem comum e não é de agora, casos em que muitos empresários se candidatam a cargos políticos. Mas afinal de contas, o porque muitos deles fazem isso? É para benefício próprio? Pra pagarem de bons samaritanos ou de fato para ajudar ou pelo menos tentar ajudar, já que dependendo do cargo em que se candidatar e ganhar, o máximo que ele vai conseguir é tentar ajudar. Ou você acha que um deputado só ou um vereador só tem poder de mudar algo no país ou na cidade assim como o presidente ou o prefeito?
O fato é de que essa onda não é de agora, e isso já vem desde o século XIX {Que eu tenho conhecimento} ou talvez antes. Até mesmo o Assis Chateubriand, fundador da TV Tupi e dono de até aquele momento do maior conglomerado de comunicação da América Latina se candidatou ao cargo de senador em 1952. Não sei qual o motivo dele ter se candidatado a um cargo digamos que até simples se comparado a presidência, e ainda mais um empresário como ele que contribuiu muito para o país sem se candidatar a cargos políticos.
Recentemente tivemos uma especulação da possível candidatura do empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamentos Havan. Circulava boatos de que ele se candidataria ao cargo de senador, e parece que até ele estava pensando se entra para a política ou não. Mas no fim das contas, Luciano Hang optou por não entrar para a política e continuar apenas no ativismo político, atividade que ele vem desenvolvendo desde 2018.
Recentemente eu estava na rua e recebi um panfleto de uma moça que estava distribuindo panfletos de um candidato {Estamos atualmente em época de eleições} e ela me deu um santinho com um candidato que é empresário e ela fez propaganda dele pra mim. E foi então que comecei a pensar do porque muitos empresários se candidatam a cargos políticos.
Acredito eu que são vários os motivos que pode ser: Benefício próprio, querer se aparecer, tentar ajudar o povo ou mesmo ajudar o povo {Dependendo do cargo}
Porém na minha opinião não acho que empresário deve se candidatar a cargos políticos, a não ser que seja para prefeito, governador ou presidente e dependendo do caso. Pois é possível sim um empresário fazer pelo povo e ajudar a construir uma sociedade melhor sem entrar para a política, pois haja vista muitos exemplos de empresários que contribuíram para a sociedade sem precisar se enfiar na política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário