Hoje um dia antes das comemorações da independência do Brasil, está acontecendo preparações no país inteiro. Em algumas cidades estão sendo organizadas passeatas que além da comemoração da independência também é de cunho social, que visa a luta por melhorias na sociedades brasileira.
Além disso a data de comemoração da independência do Brasil este ano é especial. Pois comemora-se os 200 anos da independência do nosso país. Uma outra data assim igual essa foi a cem anos atrás, quando aconteceu também a Exposição Universal do Rio de Janeiro, já que a cidade maravilhosa naquela época era a capital do Brasil.
Foi também em 1922 que o então presidente Epitácio Pessoa revogou a Lei do Banimento, em vigor desde 1889 em que proibia qualquer membro da família imperial brasileira deposta naquele ano e expulsa do Brasil de pisar em solo brasileiro. Tal revogação da lei acabou permitindo que membros da família imperial brasileira viessem para o Brasil, como o Conde Du, marido da princesa Isabel, falecida em 1921. Porém no meio do caminho, em agosto daquele ano, o Conde Du acabou falecendo aos 80 anos de idade.
Este ano um fato um tanto quanto diferente foi a chegada do coração do imperador Dom Pedro I, responsável pela independência do Brasil. O monarca faleceu em Portugal em 1834, vítima de tuberculose, e a seu pedido seu coração foi preservado em guardado em um museu na cidade do Porto, lá em Portugal, onde permanecia até os dias atuais. E este ano ele foi trazido para o Brasil em cerimônia de comemoração pelos 200 anos da independência do Brasil.
Um fato curioso também, foi que em 1972, quando completavam-se 150 anos da independência do Brasil, os restos mortais do imperador foi trazido ao Brasil em uma grande cerimônia, e sepultado em São Paulo, onde aconteceu a proclamação da independência. Além disso, ainda no mesmo ano foi feito um filme sensacional sobre a independência do Brasil. O filme se chama "Independência ou Morte". Um filme muito bacana, uma ótima filmagem, tema abordado fielmente, além também da boa atuação dos atores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário