A televisão foi e ainda é um dos veículos de comunicação com maior poder de comunicação do mundo. A predecessora do computador, das transmissões em streaming, a televisão nasceu por volta dos anos 20, não sei se foi na Alemanha ou se foi na Inglaterra, o que lembro é quando era menor eu tinha um livro de escola e num trecho que falava um pouco a história da televisão conta que a primeira transmissão experimental foi em 1926 e foi um discurso de Hitler.
O fato é de que a primeira emissora de televisão do mundo foi a BBC, uma emissora pública da Inglaterra e considerada uma das mais respeitadas do mundo. Logo em seguida alguns anos depois veio a NBC, dos Estados Unidos e a CBS, também dos Estados Unidos e fundada em 1939.
Na década de 30 o veículo de comunicação eletrônico mais popular ainda era o rádio, tanto no mundo, quanto no Brasil. Porém o boom mesmo da popularidade da televisão veio após a Segunda Guerra Mundial, e nos anos 50 países como Estados Unidos já tinha bastante televisão e várias emissoras de televisão.
No entanto aqui no Brasil a primeira emissora de televisão foi fundada em 18 de setembro de 1950, daí por isso aqui essa data é o dia da Televisão. Essa primeira emissora se chamava TV Tupi e ficava em São Paulo. Ela foi fundada por Assis Chateubriand e pertencia aos Diários Associados, um conglomerado de mídia brasileiro bem grande na época, que havia sido fundado em 1924 e reunia diversos veículos de comunicação entre Jornais, Revistas, outras empresas e agora Televisão.
A TV Tupi foi um sucesso, porém um de seus primeiros desafios foi o fato de que poucas pessoas tinham televisão em casa, mas com o passar dos anos esse número foi aumentando. Inicialmente os programas eram ao vivo. Nos anos seguintes a emissora foi abrindo filiais, como a TV Tupi do Rio de Janeiro, em 1951, TV Itacolomi, em 1960, entre outras.
A TV Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil. Na foto, a TV Tupi do Rio de Janeiro, que era sintonizada no canal 6.
A TV Tupi foi também grande produtora de novelas, tinham grandes programas de entretenimento e jornalismo que fizeram história como: Clube dos Artistas, Capitão Aza, Sítio do Pica Pau Amarelo, Repórter Esso, entre vários outros.
Em 1972 a emissora virou uma rede e passou a ser conhecida como Rede Tupi, porém nos anos 70 a emissora começou a ir mal das pernas, e cada vez mais que o tempo passava a situação piorava, até que em 18 de julho de 1980, dois meses antes de completar 30 anos a emissora é retirada do ar por ordem do governo federal por dívidas de suas principais emissoras que eram a TV Tupi de São Paulo e Rio de Janeiro. A última transmissão feita pela emissora foi a missa realizada pelo Papa João Paulo II, que estava em visita ao Brasil na ocasião.
Com seu fim, a Rede Tupi foi dividida e as concessões foram vendidas para os empresários Silvio Santos e Adolf Bloch, que fundaram no lugar da Tupi a SBT e Manchete respectivamente. A Manchete acabou indo a falência e vendida em 1999, e após a compra de sua concessão ela acabou virando a RedeTV atualmente. As afiliadas da Rede Tupi acabaram então por se tornarem afiliadas das duas emissoras sucessoras da Tupi, como a TV Alterosa por exemplo, que virou afiliada da SBT em Minas Gerais.
Com a popularização da televisão no Brasil surgiram então outras grandes redes de televisão no país, como a RecordTV, a TV Globo, a TV Bandeirantes, SBT, Rede TV, entre outras, e durante décadas a televisão foi o veículo de comunicação mais influente no Brasil, principalmente entre os anos 80 e anos 2000.
Porém desde fins da década de 2000 e início da década de 2010 a televisão vem perdendo muita audiência no Brasil em grande parte devido a internet e redes sociais que passaram a ser mais popular entre os brasileiros. Só pra se ter uma ideia, em 1996 menos de 40 mil domicílios tinham acesso a internet no Brasil. Hoje esse número está na casa dos milhões, principalmente com o advento do smartphone e consequentemente a sua enorme popularidade no Brasil a partir do ano de 2013.
O fato é de que a televisão teve seu tempo, e embora ela não vai acabar, o que ela precisa fazer hoje em dia é se reinventar, assim como os jornais impressos e revistas impressas que ainda resistem mesmo com o surgimento de mídias eletrônicas como o Rádio, Televisão, e agora a Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário