sábado, 24 de setembro de 2022

Hoje na História - Morre Dom Pedro I - Líder da independência e nosso primeiro imperador

Morre Dom Pedro I - Imperador e líder da independência do Brasil.

Hoje completam-se 188 anos do falecimento do imperador Dom Pedro I  e também líder da independência do Brasil em 1822. Pra quem gosta de história já conhece a sua história, mas quem não conhece vale a pena.

Curiosamente nascido no mesmo quarto e do mesmo palácio em que faleceu, Dom Pedro I nasceu em 12 de outubro de 1798, dia do descobrimento da América, dia das crianças e dia é claro... De Nossa Senhora Aparecida.

Outra curiosidade também é que Dom Pedro I não era para ser o herdeiro do trono, porém seu irmão mais velho morreu pouco depois e ele acabou se tornando o herdeiro. Sua infância foi comum como de todo príncipe de Portugal na época. Porém... Tudo começou a mudar alguns anos após as Guerras Napoleônicas, quando em novembro de 1807 na iminência da invasão de Portugal pelo Império Francês, toda a família real portuguesa foi para o Brasil. Dom Pedro I, é claro, foi junto e ele tinha 9 anos de idade na época, e a partir daí foi praticamente criado no Brasil.

No Brasil sua infância era bem simples e inclusive ele brincava na rua com as outras crianças. Quando adulto seu dia a dia também era comum e costumava andar pelas ruas do Rio de Janeiro {Então capital de todo o Reino de Portugal} e conversava com as pessoas normalmente.

Em 1817 ele se casou com a princesa austríaca dona Leopoldina, nossa primeira imperatriz. O casamento foi para formar uma aliança entre o Reino de Portugal e o Império Austríaco. A princesa desembarcou no Brasil e se casou com o príncipe naquele mesmo ano e em 1819 tiveram a primeira filha, dona Maria I que se tornou rainha de Portugal anos depois.

Em 1820 acontece uma Revolução em Portugal, e os revolucionários dão um golpe no rei Dom João VI {Pai de Dom Pedro I} e obriga toda a família para voltar a Portugal. O rei não queria, mas não teve outra alternativa, porém deixou Dom Pedro I no Brasil. Em Portugal os revolucionários ficaram revoltados e exigiram a volta também de Dom Pedro. Porém começaram tensões no Brasil e aconselhado por seu pai, depois por dona Leopoldina e José Bonifácio, Dom Pedro I proclama a independência do Brasil em 1822. Inicia-se um conflito pela luta da independência do Brasil.

Por fim em 1825 Portugal reconhece a independência do Brasil, e nesse mesmo ano nasce Dom Pedro II. Em 1826 dona Leopoldina faleceu e no mesmo ano seu sogro Dom João VI também faleceu e Dom Pedro I nomeou sua filha, dona Maria na época com 7 anos a nova rainha de Portugal e seu tio, Dom Miguel, irmão de Dom Pedro I seria seu tutor.

Porém o tio deu um golpe de estado e se auto proclamou rei. Aqui no Brasil as coisas estava indo, porém no início da década de 1830 as coisas não estavam indo bem, e por pressão, Dom Pedro I abdicou e nomeou Dom Pedro II que na época tinha 6 anos o novo imperador do Brasil, porém ele teria como tutor José Bonifácio e o Brasil seria comandado na prática por um conselho de regentes até a maioridade do jovem imperador.

Dom Pedro I parte para Portugal. Chegando lá teve que lutar contra Dom Miguel e libertar Portugal do absolutismo, recuperando a coroa para sua filha, dona Maria, que se tornou rainha oficialmente em 1837 com a sua maioridade que acabara de chegar.

Infelizmente combalido pela tuberculose, Dom Pedro I que estava muito doente veio a falecer no Palácio de Queluz no mesmo quarto onde nasceu, em 24 de setembro de 1834, poucas semanas antes de completar 36 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado se mete em briga para defender mulher desconhecida e acaba morrendo a facadas

Advogado acabou morrendo a facadas ao se meter em briga de casal para defender mulher desconhecida. Recentemente um caso chocante chamou mui...