A rainha mais conhecida do mundo nos tempos atuais, e praticamente nas últimas sete décadas, em grande parte devido ao fato da Inglaterra ser a personificação do todo poderoso Império Britânico por séculos, acabou de falecer nesse último dia oito de setembro. A rainha Elizabeth II, seu título de monarca, contava com 96 anos de idade e já reinava fazia setenta anos. Sua morte foi de repente, visto que a rainha sempre teve boa saúde, mas devido a algumas complicações, que ainda não sabemos ela veio a falecer. Seu filho, o príncipe Charles acabou de assumir o trono, utilizando o título de "Charles III" e já fez um pronunciamento como novo rei do país.
A rainha nasceu no pacato anos 20, mas precisamente em 1926. Ela era filha do então príncipe Albert e da princesa Elizabeth Lyon, e foi a primeira filha do casal. Durante o início dos anos trinta o Nazismo chegou ao poder e as tensões no mundo nos próximos anos aumentaram. Em 1936 seu avô, o rei George V faleceu e seu tio assumiu o trono com o nome de Eduardo VIII, porém ele renunciou onze meses depois para se casar com uma mulher americana que era divorciada, o que era algo impensável para a tradição da monarquia na época, que é um rei se casar com uma mulher divorciada. Então seu tio renunciou e seu pai assumiu o trono, usando o nome de George VI. A partir daí a princesa se tornou herdeira do trono inglês. Confira agora uma linha do tempo com os fatos históricos presenciados pela rainha:
1939 - Começa a Segunda Guerra Mundial
Nessa época, a rainha tinha treze anos de idade, e nos primeiros meses do início da guerra foi de tensão total. Porém em agosto de 1940 com a Batalha da Inglaterra ela viu as tropas nazistas bombardear a capital de seu país dia após dia. E mesmo sendo orientados a fugirem para o Canadá, a família real optou por ficar em Londres ao lado do povo.
1945 - Termina a Segunda Guerra Mundial
Nesse ano, mas precisamente em maio, a guerra se encerrou na Europa, porém continuou nos próximos meses até setembro, tendo seu fim encerrado oficialmente em setembro daquele ano. A rainha tinha dezenove anos nessa época e tinha também participado da guerra ajudando na parte mecânica.
1947 - Ela se casa
Nesse ano, já no período do pós guerra, com um novo ciclo e o início da descolonização da África e da Ásia, com a independência da Índia, a principal colônia da Inglaterra, a então princesa Elizabeth se casa com o príncipe Filipe. Ela estava com vinte dois anos nessa época e ele contava com vinte e seis anos de idade. No ano seguinte nasceu o primeiro filho do casal, o príncipe Charles, que se tornou depois o herdeiro do trono.
1949 - Ela vê a divisão da Alemanha
Toda poderosa em fins da década de trinta, imbatível no início da década de quarenta e se rendido incondicionalmente em 1945, a Alemanha ficou sob administração internacional entre 1945 a 1949, enquanto os países aliados decidira sobre seu destino, e foi então que nesse ano optaram por dividir a Alemanha em dois estados. Um de orientação capitalista e sob influência americana, e outro de orientação comunista e de influência soviética. A rainha também presenciou esse acontecimento marcante, pois o mundo vivia sob o contexto da Guerra Fria.
1952 - Ela se torna rainha
Em fevereiro de 1952, seu pai faleceu aos cinquenta e sete anos de idade, a rainha estava na África, e a notícia da morte de seu pai foi dada a ela por seu marido, o príncipe Filipe. Após retornar para seu país, ela então foi coroada rainha no ano seguinte. Nesta época tínhamos Getúlio Vargas como presidente do Brasil ainda, e nossa capital ainda era o Rio de Janeiro.
1957 - Ela presencia o lançamento do primeiro foguete ao espaço
Sim, nesse ano a humanidade deu um passo adiante com o lançamento do primeiro foguete ao espaço. O Sputinik, lançado pelos soviéticos, o que foi algo de um grande acontecimento para a época.
1959 - Ela vê a Revolução Cubana
Nessa época que o mundo estava polarizado entre o Capitalismo e o Comunismo, a ideologia comunista toma o poder na América pela primeira vez, fazendo com que através da Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro o pequeno país americano se torna o primeiro país comunista americano.
1962 - Ela vê a crise dos mísseis
O clima estava tenso nessa época, e como vivíamos sob o contexto da Guerra Fria, o mundo estava polarizado entre o Capitalismo e o Comunismo com duas grandes potências brigando entre si numa guerra ideológica que era os Estados Unidos e a União Soviética. E alguns anos após Cuba se tornar comunista e se aliar a União Soviética, foram estabelecidas base de mísseis soviéticos em Cuba apontando para os Estados Unidos, o que causou uma tensão entre as duas potências e fez com que a União Soviética voltasse atrás e retirasse os mísseis.
1964 - Ela vê o início do Regime Militar no Brasil
Se o clima estava tenso, os comunistas também estavam de olho no Brasil. O povo assustado foi as ruas protestar contra o comunismo e pedir intervenção militar. O presidente João Goulart flertava com a esquerda e tempos depois iniciou-se então o Regime Militar e Goulart foi cassado.
1973 - Ela vê a Crise do Petróleo
Nessa época aconteceu uma coisa que abalaria o mundo automobilístico: A crise do petróleo, que foi resultado de uma série de conflitos no Oriente Médio de países árabes produtores de petróleo contra Israel, um país judeu naquela região.
1982 - Ela vê o início da derrocada dos governos comunistas no mundo
Nesse ano o presidente da União Soviética, Leonid Brejenev acabou falecendo, ele foi substituído por outro que faleceu pouco depois, e por outro que faleceu pouco depois também, até por fim a chegada de Mikail Gorbachev que iniciou um processo de mudanças na União Soviética que pôs fim a Guerra Fria anos depois.
1985 - Ela vê o fim do Regime Militar no Brasil
Nesse ano após mais de vinte anos chega ao fim o Regime Militar no Brasil, quando termina o mandato do último presidente do regime, João Figueiredo e ele faz a transição para o regime democrático, com a eleição de Tancredo Neves, mas que acabou falecendo logo em seguida e sendo substituído por seu vice, José Sarney que governou até 1989, quando então pela primeira vez em quase trinta anos o povo pode voltar a escolher um novo presidente através do voto.
1989 - Ela vê a queda do muro de Berlim
Em novembro daquele ano, o povo de Berlim foram as ruas em protesto a favor da democracia, e eles aproveitaram então e iniciaram a derrubada do Muro de Berlim, que dividia a cidade a anos era símbolo de opressão e chamado até de "Muro da Vergonha". Após a queda do Muro de Berlim, iniciaram-se o processo de reunificação da Alemanha, tenso esse processo finalizado oficialmente em 3 de outubro de 1990.
1991 - Ela vê o fim da União Soviética
Após aquele turbilhão de acontecimentos marcantes do fim da década anterior que culminou na derrocada de muitos governos comunistas. Em dezembro de 1991 chega o fim a União Soviética, quando seu presidente renuncia oficialmente e logo em seguida diversas repúblicas que compunham o país se tornam independentes e é criada em seu lugar a atual Federação Russa.
1999 - Ela presencia o surgimento da internet nos anos 90
Sim, a rainha não é fraca não. De um período em que quase ninguém tinha televisão, onde somente o rádio e a mídia impressa ainda era popular, a rainha presenciou um novo tipo de comunicação que iria revolucionar o mundo e democratizar o acesso a informação e produção de conteúdo: A Internet. Surgida do jeito que conhecemos hoje nos anos 90, a internet revolucionou a comunicação e ainda nos anos 90 já tínhamos serviços de E-mail, Bate Papo, Blogs e etc.
2002 - Faleceu a rainha mãe
Cinquenta anos após a morte de seu pai, sua mãe, que ficou conhecida como "Rainha mãe", acabou falecendo aos cento e dois anos de idade. Nesse mesmo ano pouco tempo antes, sua irmã, a princesa Margarida também faleceu.
2016 - Ela presencia a popularidade das redes sociais
Nessa época um a outra coisa marcou a internet: A popularidade das redes sociais e um número bem maior de pessoas conectadas. Só no Brasil foi somente em 2013 que o celular smartphone se tornou popular e ultrapassou aqueles celular mais simples. Também nesta época em 2016, redes sociais como Instagram, Whatsapp e YouTube já começava a ganhar muita força.
2020 - Ela presencia uma das maiores pandemias da história
Nesse ano aconteceu uma das maiores pandemias da história da humanidade: O Coronavírus, que em poucos meses se espalhou pelo mundo, fazendo com que o mundo inteiro parasse por um tempo e depois adotassem restrições para combater o vírus, como o uso de máscaras.
2022 - A rainha faleceu
Após quase cem anos de idade, a rainha faleceu em Londres, mantendo o recorde de reinado mais longo da história do Reino Unido com setenta anos, a frente até de sua tataravó, a rainha Vitória, que reinou por sessenta e quatro anos. E também com o segundo reinado mais longo da história, ficando atrás apenas do rei Luís XIV, da França, que teve um reinado de setenta e dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário