segunda-feira, 7 de junho de 2021

O que são as raças humanas?

O que são as raças humanas?

"Raça" está aí uma palavra um tanto quanto impactante, polêmica ou indiferente para muitas pessoas. Mas de fato o que são as raças humanas? Será mesmo que o que define a raça de uma pessoa é somente a cor da sua pele? Seus antepassados ou seus traços físicos? Bem, aqui irei contar o que li muito a respeito sobre as raças humanas e o que aprendi.

Primeiramente a humanidade é composta por apenas três raças originais: Os Caucasóides (Caucasianos), Negróides (Africanos) e Mongolóides (Asiáticos). E os povos que pertecem a essas raças são da seguinte forma: Os caucasianos são os europeus, os árabes, os judeus, os turcos, os indianos e os iranianos. Os Africanos são: Os tutsis, hutus, zulus, benguela, kabemguela, dunkas, entre outros e etc. Os asiáticos são os chineses, japoneses, coreanos, vietnamitas, tailandeses, cambojanos, entre outros e também é claro.... Os índios da América.

Sendo assim o que define a raça de uma pessoa são seus traços físicos e não a cor da pele, pois um inglês (Que é branco) também é caucasiano assim como um árabe (Que tem a pele morena) também é caucasiano. Pois também um coreano (Que tem a pele branca) também é asiático assim como um índio da América (Que tem a pele morena),, pois também há africanos que tem a pele mais clara e também é africano assim como um africano retinto, que tem a pele muito negra. 

Além disso outra questão também que pode definir a raça de uma pessoa é também sua ancestralidade, porém isso é muito complexo, pois um homem negro pode ser pai biológico de um homem branco, sendo assim, neste caso o homem branco filho do homem negro seria um mestiço.

E os pardos?

Pois bem, o termo pardo se não me engano foi criado no Brasil e engloba pessoas filhos de branco com negro, filho de branco com índio e filho de negro com índio. Mas de um modo geral o termo pardo ficou mais associado a pessoas que são filhos de branco com negro, ou pessoas que possuem características físicas de branco e de negro, como por exemplo: A pele morena, cabelos crespos, nariz fino, rosto mais caucasiano e etc., Mas lembrando que um pardo também pode ser considerado mestiço, assim como um branco filho de negro pode ser considerado mestiço ou negro filho de um branco pode ser considerado mestiço.

Qual a diferença entre um mestiço e um pardo?

A diferença entre um mestiço e um pardo é muito simples. Pois enquanto que um mestiço pode ser uma pessoa com fenótipos totalmente de uma determinada raça, porém com um ancestral de outra raça, como por exemplo um homem branco, loiro filho de um homem negro. O pardo possui as características fenotípicas de duas ou mais raças, mas geralmente de duas raças. Portanto um pardo não pode ser considerado nem negro e nem branco, e sim pardo ou ainda mestiço também, mas geralmente um branco filho de um negro e vice versa é considerado mestiço, e por isso geralmente para uma pessoa que possui o fenótipo de duas raças o termo mais correto a se dizer é pardo.

Seria então os mestiços uma quarta raça?

Necessariamente não, mas de fato não podemos negar que existe sim os mestiços pelo mundo, que neste caso seria pardos, brancos filhos de outras raças, negros filhos de outras raças e asiáticos filhos de outras raças. E em muitos casos como os mestiços as vezes possui um fenótipo de apenas uma determinada raça o termo correto é mestiço mesmo, ou até mesmo ser considerado daquela raça que ele puxou, mas ele sempre será mestiço.

Porque os índios também são considerados asiáticos?

O motivo é muito simples uai... Eles possuem as mesmas características fenotípicas dos asiáticos. E além disso os índios saíram da Ásia e atravessaram o estreito de Bering (Local onde a Ásia e a América se encontram) e isso a 10 mil anos atrás. E com o passar do tempo eles se espalharam por toda a América, até terem contato novamente com o outro lado do mundo no ano de 1492, que foi quando a América foi descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...