terça-feira, 22 de junho de 2021

#Efemérides - Há Operação Barbarossa na Segunda Guerra Mundial

Há Operação Barbarossa na Segunda Guerra Mundial
Fonte da imagem: DW.

Há exatos 80 anos atrás, em 22 de junho de 1941 se inicia uma das maiores operações militares da história... A famigerada Operação Barbarossa, orquestrada pelo Terceiro Reich (Alemanha Nazista) com o objetivo de destruir a União Soviética e através daí praticamente dominar o mundo. Esse era o sonho de Hitler.

Os primórdios

A Segunda Guerra Mundial começou em setembro de 1939, quando Hitler invadiu a Polônia. Logo em seguida a França e a Inglaterra declararam guerra a Alemanha. Pouco mais de duas semanas depois da invasão da Polônia, a União Soviética entra no jogo e apunhala a Polônia pelas costas. A Polônia exausta de lutar em duas frentes, pois estava enfrentando os nazistas pelo lado ocidental e os comunistas pelo lado oriental se rende em 27 de setembro e seu território é dividido entre os dois países que o atacaram (Alemanha e União Soviética.

Meses depois em maio de 1940 Hitler invade e em apenas seis semanas rende a França. Três meses depois é a vez da invasão da Inglaterra, no que ficou conhecido como "A Batalha da Inglaterra". A Inglaterra resiste, ao mesmo tempo o Terceiro Reich auxilia seu aliado o Reino da Itália na invasão da Grécia em 1941 e da Iugoslávia.

A Operação Barbarossa

Resolvido todos aqueles "problemas", Hitler então decide em 22 de junho de 1941 invadir de surpresa a União Soviética... Dessa vez é a União Soviética que é apunhalada pelas costas, e por um inimigo feroz, cruél e sedento por poder... Os Nazistas que em pouco tempo promovem destruição, saques e prejuízos no país.

E por ironia do destino a Operação Barbarossa é também o início do fim do Terceiro Reich e dos nazistas, pois embora obtiveram um sucesso no início, com o passar do tempo a ideia de invadir a União Soviética se mostrou para Hitler cansativa e custosa, tanto que em 1942 ocorreu a Batalha de Stalingrado, onde naquela cidade soviética os nazistas foram derrotados pela primeira vez desde o início da guerra em 1939. Seu general, o marechal Von Paulus foi preso e interrogado pelos soviéticos. Liberto tempos depois, viveu e faleceu na Alemanha Oriental em 1956.

Logo em seguida em 1943 veio também a Batalha de Kursk, a batalha decisiva para onde a partir daí os nazistas passaram a lutar na defensiva e foram empurrados aos poucos pelos soviéticos até serem encurralados de vez na capital do Reich em abril de 1945, onde pouco depois a Alemanha nazista se rendeu e todos sabem da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado se mete em briga para defender mulher desconhecida e acaba morrendo a facadas

Advogado acabou morrendo a facadas ao se meter em briga de casal para defender mulher desconhecida. Recentemente um caso chocante chamou mui...