Hoje, dia seis de junho, em certos locais do mundo comemoram-se o Dia D, que aconteceu nesta mesma data, só que em 1944, e foi quando milhares de tropas aliadas de soldados americanos, ingleses e canadenses desembarcaram no litoral de uma região do norte da França conhecida como Normandia.
Mas e o que esse dia tem de significado?
Naquela época faziam-se quase cinco anos que a Segunda Guerra Mundial havia começado, a França estava sob domínio nazista, e embora os nazistas já em 1944 estavam desesperados e perdendo sucessivas batalhas, eles ainda mantinha a Europa ocidental, e em especial a França como refém, o que posteriormente protegia a Alemanha que fica atrás da França. E com o Dia D, os nazistas em poucos dias foram derrotados, a França foi libertada, e com isso foi possível que os aliados adentrassem em território alemão, para com isso chegar até a capital e finalmente conseguir a derrota de Hitler e a rendição do país, que por sinal já estava lutando na frente oriental contra os soviéticos (Russos atualmente).
O Dia D foi uma das maiores e mais importantes batalhas da Segunda Guerra Mundial, juntamente com as batalhas de Stalingrado, Kursk e Okinawa. Com o Dia D e a derrota dos nazistas na França e a consequente libertação do país, para que posteriormente os aliados fossem a caminho da Alemanha, o que causou meses depois a rendição daquele país em maio de 1945 e o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.
Hoje, aliás, todos os anos o Dia D é lembrado em algumas partes do mundo, assim como a Rússia que comemora até os dias atuais o dia 9 de maio, como o Dia da Vitória, data essa em que os nazistas se renderam para os russos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário