Muitas pessoas ainda não sabe, mas na República existem duas formas de governo, uma que é o Presidencialismo, onde o Presidente ocupa os cargos de Chefe de Estado e Chefe de Governo, e o Parlamentarismo (Que também pode ser adotado na Monarquia), onde o Presidente ocupa apenas o cargo de Chefe de Estado, enquanto que o cargo de Chefe de Governo é ocupado por uma outra pessoa, geralmente chamada de "Primeiro Ministro", "Chanceler", "Premiê" ou ainda "Presidente do Conselho". Muitos países adotam o Parlamentarismo como forma de governo, como a Alemanha, Portugal, Espanha, Índia, entre outros. Enquanto que muitos países adotam o Presidencialismo como forma de governo como o Brasil, Argentina, Estados Unidos, Nigéria, entre tantos outros.
Porém a pergunta que fica é: Qual o melhor? "Presidencialismo? ou Parlamentarismo?". A resposta não é tão simples assim, pois depende muito de como é todo o sistema administrativo do país (Se é que pode ser chamado assim), mas para você entender, depende, por exemplo: No Brasil infelizmente muitos deputados que são os membros do parlamento (Ou congresso) não são eleitos pelo voto direto das pessoas, e sim são puxados, ou seja: Um deputado recebe muitos votos e acaba elegendo outros que não foram eleitos pelo voto do povo para preencher aquela quantidade bem grande de votos que ele teve. E isso infelizmente atrai deputados que não está nem aí para o povo e só querem se dar bem.
Então neste caso seja uma república presidencialista ou parlamentarista não vai funcionar. Porque veja bem: Digamos que numa república parlamentarista tem essa parada de que quando um deputado recebe muitos votos, ele acaba puxando outros indesejados, após isso o parlamento (Congresso) fica cheio de deputados indesejados, e numa república parlamentarista quem governa é o primeiro ministro que é escolhido pelo parlamento (Congresso), ou seja... Tudo entre eles. Então num parlamento cheio de deputados indesejáveis é lógico que a república parlamentarista não vai funcionar.
E o que o presidente faz numa república parlamentarista?
Então... Numa república parlamentarista o presidente é o Chefe de Estado, ele é o representante máximo de sua nação, e sua função basicamente é ser um moderador no parlamento, para poder resolver conflitos no mesmo e assim poder beneficiar o país. Além disso dependendo do país, numa república parlamentarista embora não governa na prática, o presidente pode dissolver o parlamento e convocar novas eleições quando há crises políticas, e isso relativamente é interessante, e mais interessante ainda quando todos os deputados são eleitos direto pelo povo.
De fato qual o melhor?
Pois então, o que mais importa é a estrutura administrativa do Estado, pois se a estrutura administrativa do Estado for organizada, ou seja, todos os políticos serem eleitos diretamente pelo povo, não ter mais quociente eleitoral, haver punição para corrupção, haver recall sobre os mandatos dos políticos depois de 2 anos e etc., tanto o Parlamentarismo, quanto o Presidencialismo funcionam bem, e até mesmo uma monarquia funciona bem se for assim (É claro... Desde que seja uma monarquia parlamentarista).
Nenhum comentário:
Postar um comentário