Imperador Dom Pedro I ajudou na criação da primeira constituição brasileira.
Ontem, dia 25 de março a Constituição de 1824, a primeira constituição brasileira completou 200 anos. E embora muita gente não houve falar dessa constituição, ela além de ser a primeira constituição brasileira é até o presente momento a constituição nacional que mais tempo vigorou, tendo vigorado por um total de 65 anos. Só pra se ter uma ideia, a Constituição atual que entrou em vigor em 1988, ainda tem 36 anos.
Além disso a história da primeira constituição brasileira começa quando em 1823, logo após a independência do Brasil, o país ainda estava se organizando como um Estado e durante os primeiros meses ainda não havia se chegado a um consenso entre os deputados e senadores, e foi então numa atitude que ficou conhecida como "Noite da Agonia", o então imperador Dom Pedro I fechou a assembleia e ordenou a criação de uma constituição moderna e em pouco tempo. E foi assim que em março de 1824 entrou em vigor a primeira constituição brasileira, considerada uma das mais modernas para a época, e que de uma certa maneira ajudou a trazer estabilidade para o Brasil.
Mas... Em 1889 aconteceu um golpe de estado promovido pelo marechal Deodoro da Fonseca e foi instituída a República no Brasil. E por conta disso, em fevereiro de 1891 entrou em vigor a nova e primeira constituição republicana do Brasil, que também curiosamente até os dias atuais é a constituição republicana que mais tempo vigorou no Brasil, tendo vigorado por 43 anos, até o ano e 1934, quando o então ditador Getúlio Vargas criou uma nova constituição, que curiosamente ao contrário da primeira constituição republicana, foi a constituição republicana que menos tempo vigorou, tendo vigorado por apenas 3 anos; quando em 1937 foi substituída por uma nova constituição que instaurou a ditadura do Estado Novo, ditadura esta que durou até 1945.
Nenhum comentário:
Postar um comentário