sexta-feira, 29 de março de 2024

Qual a maior cadeia do Brasil?

Qual é a maior cadeia do Brasil?

Entrada do Complexo Penitenciário de Bangu, atual Gericinó.

Do mesmo jeito que fizemos um artigo sobre "Qual é a maior favela do Brasil", temos também agora esse artigo sobre qual é a maior cadeia do Brasil. Pois há muita gente que se questiona por curiosidades sobre qual é a maior cadeia do Brasil. E muitos sempre se lembram do Carandiru, que foi considerado a maior cadeia do Brasil, e também alguns diziam da América Latina também. Mas no entanto o Carandiru não existe mais, e mesmo que existisse, não seria a maior cadeia do Brasil, isso porque a maior cadeia do Brasil é nada mais nada menos que o Complexo Penitenciário de Gericinó, o popular "Presídio de Bangu", localizado no Rio de Janeiro, e que conta com nada mais nada menos que cerca de 25 mil presos. Sim, Bangu é praticamente uma "cidade", maior até do que centenas de cidades propriamente ditas do Brasil.

Vista aérea do Complexo Penitenciário de Gericinó.
Tendo ao todo cerca de 1,4 mil unidades prisionais, o Brasil é um dos países com a maior população carcerária do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e de alguns outros países. E dentre todas as unidades prisionais, Bangu, ou Complexo Penitenciário de Gericinó se destaca por ser a maior cadeia do Brasil. Não sabemos quantos metros quadrados tem de área construída o complexo, mas ele conta com cerca de 20 unidades prisionais, entre presídios, penitenciárias, cadeias públicas e institutos penais, além também de dois hospitais e uma unidade materno infantil, que é para mulheres presas e que ganham bebês na cadeia ou que ten filhos bebês. Vale lembrar que Bangu também tem mulheres presas, pois dentre as cerca de 20 unidades prisionais do complexo, duas delas é feminina.

A história de Bangu começa no fim dos anos 80, mas precisamente por volta de 1987, quando o complexo foi inaugurado. E em seus primeiros anos de inauguração, o que chamou a atenção foi a unidade prisional conhecida como "Bangu 1", que é um presídio de segurança máxima dentro do complexo. Nessa unidade prisional, ficaram presos de alta periculosidade do Rio de Janeiro entre os anos 90 e anos 2000, alguns até eram famosos e ligados a facções criminosas.

Inicialmente o complexo se chamava "Complexo Penitenciário de Bangu", pois era localizado no bairro de Bangu, e daí vem o seu famoso nome. Em 2003, o sistema prisional brasileiro passou por uma reforma administrativa, e com isso nessa época foram criadas uma espécie de "Companhias Penitenciárias", que são praticamente empresas estaduais, isto é.. Locais, regionais, criadas para administrar todos os presídios do Brasil, e essas companhias receberam o tradicional nome de "SEAP" {Secretaria Estadual de Administração Penitenciária}, onde cada estado tem uma SEAP. Alguns estados como São Paulo e Santa Catarina, os nomes são diferentes, como: SAP {Secretaria de Administração Penitenciária}, que atua em São Paulo, e DEAP {Departamento de Administração Penitenciária}, que atua em Santa Catarina.

No Rio de Janeiro essa instituição penitenciária recebeu o nome de SEAP, e a SEAP passou então a administrar o Complexo Penitenciário de Bangu e todas as cadeias do estado do Rio de Janeiro. E em 2004, o governo municipal do Rio criou um novo bairro, chamado Gericinó e desmembrado do bairro de Bangu. E o Complexo Penitenciário de Bangu se localiza justamente na parte em que foi desmembrada, passando então a ficar no atual bairro de Gericinó. E por conta disso o nome do complexo foi alterado para "Complexo Penitenciário de Gericinó", nome que se mantém até os dias de hoje.

Mas... Voltando a dizer, a maior cadeia do Brasil é Gericinó, com cerca de 25 mil presos, chega a ser maior até do que o famosos Carandiru, considerado a maior cadeia do Brasil durante bastante tempo. Mas Gericinó, consegue ser três vezes maior, mas ninguém fala nada. Talvez por ser um "complexo de presídios", enquanto que o Carandiru era apenas 1 presídio. Mas vale lembrar que o Carandiru tinha quase 10 pavilhões; então era quase um "complexo" também. E sendo complexo ou não, é tudo cadeia, e Gericinó é praticamente a maior cadeia do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...