Ataque terrorista na cidade de Moscou deixou mais de 130 pessoas mortas e 100 feridos.
Recentemente no último dia 22 de março, um ataque terrorista na Rússia, deixou mais de 130 pessoas mortas, além de mais 100 pessoas feridas. O ataque aconteceu na cidade de Moscou, capital do país, em um local conhecido como Crocus City, um complexo comercial que possui um shopping center, teatro e outros estabelecimentos.
Segundo informações um grupo de cerca de 4 terroristas invadiu o local e começou a atirar aleatoriamente em todo mundo dentro do local, um auditório lotado de gente. Em pouco tempo o pânico tomou conta das pessoas, que começaram a fugir e a gritar, mas mesmo assim algumas pessoas conseguiram gravar alguns vídeos do terrível ataque. Depois do ocorrido, a organização terrorista Estado Islâmico anunciou que o ataque foi de sua autoria. O presidente da Rússia, Vladimir Putin fez um pronunciamento a respeito do assunto. Além disso os Estados Unidos já haviam monitorado as ações que os terroristas pretendiam fazer e alertou o governo da Rússia, porém nada foi feito. A embaixada dos Estados Unidos até orientou os cidadãos americanos que estavam na cidade a saírem dali e evitar certos locais.
Há 20 anos atrás um outro terrível ataque aconteceu no país e chocou o mundo
Há 20 anos atrás, em setembro de 2004 um outro terrível ataque terrorista também assolou a Rússia, e ficou conhecido como "Ataque da Escola de Beslan". O ataque comçou quando o então líder terrorista de origem chechena, Shamil Bassaiev liderou um ataque numa escola da cidade de Beslan, localizada na Ossétia do Sul, uma república autônoma na região do Cáucaso, no sul da Rússia, próxima da Chechênia, uma outra república autônoma localizada também na mesma região, ambas as duas repúblicas fazem parte da Rússia, pois dentre as várias divisões administrativas da Rússia, uma delas são conhecidas como "Repúblicas Autônomas", como a Chechênia, Ossétia do Sul, Ossétia do Norte, Daguestão, Carélia, entre outras.No ataque a escola de Beslan foram três dias em que os terroristas fizeram centenas de pessoas de reféns, até que as autoridades russas cercaram e invadiram o prédio e libertaram centenas de reféns. Porém os terroristas mataram mais de 300 reféns, dos quais cerca de 150 eram crianças. Esse ataque terrorista chocou o mundo naquela época e chamou a atenção para a ameaça do terrorismo que naqueles tempos começaram a aumentar, principalmente após o início da Guerra do Iraque, em março de 2003, tanto que em março de 2004 houve um ataque terrorista na Espanha e meses depois, em setembro houve na Rússia, que é o ataque a escola de Beslan.
Os motivos que levaram os terroristas a invadir a escola de Beslan, liderados por Shamil Bassaiev, era o objetivo da retirada das tropas russas da Chechênia, além também da independência da Chechênia, pois essa república autônoma foi anexada pela Rússia em 1859 e durante o começo dos anos 40 houve uma tentativa de independência da Chechênia, porém foi sufocada pela Rússia e muitas pessoas ligadas ou associados a essa tentativa de independência foram deportados para o Cazaquistão, na época um outro território russo.
Até que nos anos 90 em meio ao fim da União Soviética e a independência de várias repúblicas soviéticas, a Chechênia tentou por duas vezes a sua independência, o que acabou gerando uma sangrenta guerra que deixou milhares de pessoas mortas e imensos prejuízos materiais. Até que por fim em 2004, terroristas liderados pelo guerrilheiro checheno Shamil Bassaiev atacam a escola de Beslan, com o objetivo de pressionar a Rússia a assuntos que diz respeito a Chechênia. Mas no fim das contas o ataque foi contido apesar das mortes de centenas de reféns, a Chechênia continuou fazendo parte da Rússia e Shamil Bassaiev acabou morto em uma operação em 10 de julho de 2006, aos 41 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário