Casa Rauert, ficava localizada na rua Brusque, construída em 1918, foi demolida em 2000.
Como eu gosto muito de História, e aliado a isso adoro edifícios antigos, mas não porque são antigos, e sim por conta da estética, pois são mais bonitos, mais bem elaborados e bem trabalhados, cheios de detalhes, o que não se vê mais hoje em dia. Pois hoje em dia o que mais se vê, são edifícios e casas com estética de clínicas, sem graça, sem vida, sem sentido. E aliás, acho que essa temática até merece um artigo separado abordando sobre esse assunto, do porque as construções hoje em dia são completamente sem graça e sem vida. Mas o foco hoje é sobre casas antigas de Itajaí, que não existem mais, e o primeiro artigo é sobre uma bela casa que existiu aqui na nossa cidade até duas décadas atrás, mas não existe mais; é a Casa Rauert.
História da casa
A primeira vez que ouvi falar sobre essa casa foi pela internet mesmo, pois como gosto de História, fui pesquisar a história de Itajaí pela internet a muitos anos atrás, isso lá em 2009, quando eu tive meu primeiro computador com acesso a internet em casa. Mas não lembro exatamente se foi em 2009 ou 2010, mas foi mais ou menos nessa época, que ao ler sobre a História de Itajaí, acabei descobrindo também sobre muitas casas antigas da cidade que já não existiam mais, e também algumas que ainda existiam naquela época, mas que foram demolidas anos depois, como é o caso da Cia Fábrica de Papel Itajaí, demolida em 2014. E dentre as casas que ouvi falar, está a Casa Rauert.
A Casa Rauert foi construída na rua Brusque, no Centro de Itajaí, onde hoje é o Colégio Adventista, no ano de 1918. Ouvi dizer que seu primeiro proprietário foi um cara chamado Germano Rauert, que morou na casa por muitos anos e criou sua família ali mesmo. Muito tempo depois a família alugou a casa para outros proprietários ou chegou a vender a casa, mas tempos depois eles obtiveram a posse do imóvel de novo.
Segundo informações a última pessoa que morou na casa era uma senhora velhinha chamada Juta Rauert, que morava sozinha na casa até seu falecimento, no ano de 1995. Logo após seu falecimento, a casa ficou praticamente abandonada e com o passar do tempo foi se deteriorando, o mato foi crescendo e foi atraindo também andarilhos que utilizavam a casa para usar drogas e talvez até dormir.
Há quem diga também que a casa era mal assombrada, ainda mais que era bem antiga e a última proprietária morou sozinha lá até morrer. E como se não bastasse havia também os andarilhos que entravam direto na casa, usavam drogas e inclusive pela última foto da casa, onde até mesmo aparece uma data bem no cantinho, que é data de 20/12/1999, as vésperas de sua demolição, uma de suas janelas aparece já com marcas de incêndio, indicando que houve um incêndio na casa. Curiosamente nessa data {Dezembro de 1999}, eu estava aqui em Itajaí, na casa de parentes no bairro ao lado, o Vila Operária em visita a Itajaí, pois ainda morava em Minas Gerais, e somente dois anos depois, em janeiro de 2002 que vim morar em Itajaí.
Por fim, infelizmente a Casa Rauert, como ficou conhecida, foi demolida no ano de 2000, e pela última foto sua já dava pra perceber que ela estava a venda, pois já tinha uma placa de uma imobiliária indicando sua venda. A casa foi vendida, demolida em 2000 e em seu lugar foi construído o atual colégio adventista.
Estilo arquitetônico da casa
O estilo arquitetônico da casa era bem interessante, pois parecia uma mistura do estilo Enxaimel, um estilo de origem alemã, bem conhecida aqui na região do Vale do Itajaí, com o estilo Art Noveau, um estilo arquitetônico de origem francesa, que era bem comum no início do século passado {A casa foi construída em 1918}, mas que era mais comum no Brasil em cidades maiores, como São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras.
Além disso a casa parecia também ser de madeira com material. O piso com colunas feita em material, algumas paredes em material, e o restante todo feito em madeira, principalmente aquela varanda que ficava na frente da casa. Não sei quantos metros quadrados a casa tinha, mas ela aparentava ter no máximo uns 110 m2, embora seu terreno era enorme, medindo cerca de 4 mil m2, daí por isso talvez a casa foi colocada a venda, pois um baita terrenão bem no Centro da cidade dá uma grana boa, hehehe.
Casa Viana {Foto acima} localizada em Blumenau, foi construída em 1914 e existe até hoje.
Mas enfim a Casa Rauert era realmente bem bonita, durou por cerca de 82 anos, e uma pena que não tenha outras fotos dela, e uma pena mais ainda que foi demolida, pois hoje poderia ter sido um museu ou sediar alguma outra instituição do município, e assim ser preservada como a sua irmã quase gêmea que fica em Blumenau e se chamava "Casa Viana". Sim, curiosamente existe uma casa também antiga, construída em 1914, na cidade de Blumenau, que é quase idêntica a Casa Rauert, é a Casa Viana, que por coincidência ou não fica localizada na Rua Itajaí. A Casa Viana é bem parecida com a Casa Rauert e felizmente é preservada, aparecendo até em livros e folhetos turísticos de Bluemenau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário