segunda-feira, 25 de março de 2024

Dissidentes do PCC podem está criando nova facção criminosa e que se chamaria "PCP"

Autoridades suspeitam que supostos dissidentes do PCC estejam criando uma nova facção criminosa.

Marcola supostamente continua sendo líder da facção. Já Tiriça e outros membros podem está criando uma nova facção criminosa.

Recentemente aconteceu um racha dentro da maior facção criminosa do Brasil, o PCC {Primeiro Comando da Capital}. E o racha teria acontecido após um dos membros da facção, conhecido como "Tiriça" ou "Soriano" e também o segundo mais importante da facção segundo a justiça ficar chateado com uma declaração de Marcola, considerado pela justiça o líder e número e líder da facção criminosa, onde Marcola em conversa com agentes penitenciários teria dito que não é psicopata pra atacar funcionários das autoridades, como agentes e demais profissionais que atuam no sistema penitenciário. E essa declaração enfureceu Tiriça, porque ele é apontado como o mandante do assassinato de uma psicóloga do presídio federal de Catanduvas, em maio de 2017. E os áudios dessa conversa entre os agentes penitenciários e Marcola teriam sido usados também pela justiça na condenação de Tiriça, pelo assassinado da psicóloga, onde o criminoso foi condenado a 31 anos de prisão.

Após esse ocorrido, Tiriça e outros membros do PCC, como Andinho, Abel, entre outros, teriam tentado expulsar Marcola da facção e decretado pela de morte. Porém aconteceu o inverso, isso porque o conselho da facção, conhecido como "Sintonia Final" não considerou a fala de Marcola como sendo grave, e também há outros criminosos que continuaram do lado de Marcola.

E devido a tudo isso, as autoridades suspeitam que Tiriça e seus aliados foram expulsos do PCC e estão planejando criar outra facção criminosa, que teria o nome de "PCP" acrônimo de "Primeiro Comando Puro". E que ainda por cima a nova fação seria aliada do Comando Vermelho, facção carioca considerada a segunda maior facção criminosa do Brasil e rival do PCC. E a aliança entre o PCP e o Comando Vermelho seria também em reação a aliança que o PCC tem com o TCP {Terceiro Comando Puro}, uma outra facção criminosa do Rio de Janeiro e que é aliada do PCC.

Além disso embora o PCC tenha bastante hegemonia no estado de São Paulo, ela na verdade não é a única facção de lá. Isso porque existem outras duas facções criminosas bem menores do que o PCC em São Paulo, que são elas: O CRBC, acrônimo de "Comando Revolucionário Brasileiro do Crime", e o TCC, acrônimo de "Terceiro Comando da Capital". Esta última inclusive é uma dissidência do PCC e foi fundada no início dos anos 2000 pelo criminoso Cesinha, um dos fundadores do PCC e também o primeiro líder do PCC, antes mesmo de Marcola.

Porém em dado momento no início dos anos 2000, houve uma briga dentro da facção e os então líderes da mesma, como Cesinha e Geleião, acabaram por serem expulsos do PCC e Marcola foi segundo a justiça o novo líder do PCC, cargo que ocupa até hoje. E logo após a sua expulsão do PCC, Cesinha então fundou o Terceiro Comando da Capital, o TCC, facção que tem pouca expressão em São Paulo até os dias de hoje. Cesinha foi assassinado em 2006 dentro da cadeia, aos 38 anos de idade, e Geleião faleceu também na prisão de coronavírus em 2021 aos 61 anos de idade, após passar quase toda sua vida na cadeia, isso porque ele estava preso desde os 19 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...